O que a Bíblia fala sobre amuleto

O que a Bíblia fala sobre amuleto?

Afinal, o que a Bíblia fala sobre amuleto? Antes de mais nada, em Isaías 2:6 é dito: “Mas você rejeite o teu povo, a casa de Jacó; porque estão repletos de adivinhadores do Oriente, e de agoureiros, como os filisteus, e fazem alianças com os filhos estrangeiros.” 

Outro trecho menciona: “Lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, pendentes, braceletes, véus; diademas, cadeias dos artelhos, cintos, caixinhas de perfumes e amuletos” (Isaías 3:18-20 ).

Dessa maneira, os amuletos eram muito comuns nas culturas antigas dos tempos da Bíblia, principalmente entre os pagãos. Em suma, os amuletos são sortilégios mágicos que as pessoas utilizam para se protegerem de energias negativas, maus olhados, danos, e também para trazer boa sorte. 

Assim, amuletos podem ter forma de cristais, cruzes célticas, ou qualquer jóia mística utilizada em colar ou pulseira, ou então pendurados no espelho retrovisor do carro. Uma vez que algumas pessoas acreditam que os amuletos possuem poderes místicos, que supostamente trazem proteção pessoal, sucesso e prosperidade. 

Normalmente, os sortilégios são considerados transmissores de energias curadoras e vibrações positivas, supostamente trazendo paz e tranquilidade.

Além disso,  durante os tempos de apostasia e idolatria, os Israelitas copiaram as superstições dos povos pagãos, incluindo a utilização de sortilégios mágicos. Então, Deus pronunciou uma punição severa contra os profetas falsos de Israel que utilizavam os amuletos.

“Assim diz o Senhor Deus: Ai das que cosem pulseiras mágicas para os braços, e que fazem véus para cabeças das pessoas para caçarem as almas! Porventura irão caçar as almas do meu povo? E irão conservar em vida almas para vosso proveito? Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis aqui eu sou contra as pulseiras mágicas com que vós ali caçais as almas como aves, e as arrancarei de vossos braços; e soltarei as almas. Também rasgarei os véus, e livrarei o meu povo das vossas mãos, e eles não vão estar mais em vossas mãos para serem caçados; e então sabereis que eu sou o Senhor” (Ezequiel 13:18,20-21).

Por fim, os pagãos também possuíam grandes talismãs que se chamavam “terafins”, também chamados como “ídolos caseiros”. Em geral, estas estátuas de miniatura eram postas nas casas ou então transportadas com os donos quando eles iam de viagem. 

No entanto, Deus era contrário a estas estátuas. Na Bíblia, está dito em 2 Reis 23:24: “Além disso, adivinhos, feiticeiros, terafins, ídolos e outras abominações que estavam na terra de Judá e em Jerusalém, Josias os extirpou, para confirmar as palavras de lei, que estavam escritas no livro cujo o sacerdote Hilquias achou na casa do Senhor.”

Dessa maneira, toda vez que os ídolos ou outros sortilégios mágicos são mencionados na Bíblia, Deus castiga aqueles que os usam.  Uma vez que a Bíblia aponta em Salmos 31:6: “Odeias quem atenta para ídolos vãos; eu, no entanto, confio no Senhor.”

Afinal, utilizar amuletos é pecado?

Segundo o dicionário online Priberan, amuleto é o “objeto e fórmula escrita a qual se dá supersticiosamente qualquer virtude ou poder mágico”. Apenas com essa definição já fica claro que possuir amuletos é uma forma de idolatria. Isso porque atribui-se a eles poderes. Ou seja, é algo muito diferente do que buscar pelo significado das horas iguais, por exemplo.

Uma vez que a pessoa tem um tipo de fé nos amuletos, o que é algo condenado pela Bíblia Sagrada. Infelizmente, isso é algo comum, já que muitas pessoas portam certos objetos, acreditando que eles trazem  proteção, boa sorte, sucesso, entre outras coisas.

Porém, lembre-se que o povo de Deus é sempre chamado a confiar plenamente em Deus e não em superstições como essas que estão ligadas ao uso de amuletos. Sendo assim, o uso de amuletos é uma espécie de pecado onde a pessoa troca a fé em Deus pela fé em coisas.

Possuir objetos de estimação é a mesma coisa que utilizar amuletos?

Por fim, entenda que não é pecado ter objetos que gostamos ou estimamos. Uma vez que o que caracteriza transformar algo em amuleto é quando achamos que aquilo nos traz sorte, ou que possui algum poder em si mesmo, que pode nos causar alguma vantagem ou nos fornecer algum poder. 

Isso porque muitas pessoas têm transformado várias coisas em amuletos. Até mesmo a Bíblia Sagrada vem sendo usada como amuleto, quando alguns selecionam trechos dela e usam como se as letras escritas possuíssem algum poder em si mesmas quando repetidas várias vezes, ou quando a deixam aberta em algum texto para ter boa sorte e proteção. Afinal, isso também é uma forma de idolatria.

Então, o que achou sobre os amuletos? Possui alguma dúvida? Deixe nos comentários.