Licenciamento veicular

Licenciamento veicular: saiba mais sobre a taxa obrigatória

Sendo uma responsabilidade anual, a taxa obrigatória faz parte do licenciamento de veículos e deve ser paga para evitar inúmeros transtornos, como multas ou até a apreensão do veículo

Todos os anos a rotina é a mesma: os governos estaduais exigem o pagamento da taxa obrigatória referente ao licenciamento de veículo, também conhecido como Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Sem esse pagamento, o processo não poderá ser finalizado, ou seja, você estará correndo o risco de arcar com multas ou até mesmo ter o carro apreendido.  

Portanto, trata-se de uma atitude consciente e que faz parte do check-list de um motorista que priva pela segurança. Mas você conhece a fundo essa taxa obrigatória? É o que vamos explicar ao longo deste post. Confira! 

Entenda o que é a taxa obrigatória  

A taxa obrigatória faz parte do licenciamento dos carros, motos e caminhões, sempre tendo um destino para os governos estaduais, que utilizam o dinheiro em prol da melhoria das vias e também do trânsito. 

Caso você não faça essa regularização, pode ter que arcar com uma multa gravíssima, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com o pagamento, o motorista comprova que o veículo está de acordo com as exigências legais, ou seja, apto a rodar.    

Análises para liberação do carro

Entre as verificações feitas no momento de conceder a licença para o seu carro, é observado se o veículo tem condições adequadas para transitar em segurança. Além disso, é analisado se o automóvel ou caminhão não tem problemas referentes a roubos, furtos, clonagem, entre outros. 

Outro ponto muito importante é que todos os processos só acontecem se o seu carro estiver em sintonia com a legislação ambiental no que diz respeito à emissão de gases poluentes, como o CO2. Dessa maneira, se o carro estiver emitindo muita fumaça ou com ruídos além do recomendado, ele não passará na vistoria.  

Valores  

Sendo uma cobrança local, a taxa de licenciamento varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, ela está orçada em R$ 144,86, valor que vale tanto para carros quanto motos e caminhões. 

Vale informar que só tem acesso ao CRLV quem já tiver quitado o Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) e também o seguro obrigatório. Já em Minas Gerais, ela custa R$ 135,95, ou seja, há variações em relação aos estados brasileiros. 

Cronograma  

Como o licenciamento é um compromisso anual, é importante o motorista se organizar para dar conta desse gasto, fazendo uma reserva financeira. 

Assim como as taxas, os estados também se diferenciam no quesito cronograma de pagamento. Portanto, a dica é sempre se informar nos veículos de comunicação. Em São Paulo, o governo faz um rodízio de acordo com a final das placas, seguindo a dinâmica abaixo, sempre com os boletos sendo gerados na internet:   

Carros e motos

  • placas com finais 1 e 2: até o dia 29 de julho;
  • placas com finais 3 e 4: até 31 de agosto;
  • placas com finais 5 e 6: até dia 30 de setembro;
  • placas com finais 7 e 8: até 31 de outubro;
  • placas com final 9: até dia 30 de novembro;
  • placas com final 0: até dia 30 de dezembro. 

Caminhões

  • placas com finais 1,2,3 e 4: até dia 31 de outubro;
  • placas com finais 5,6 e 7: até 30 de novembro;
  • placas com finais 8,9 e 0: até dia 30 de dezembro.

O boleto pode ser gerado online e ser pago em bancos credenciados, casas lotéricas, entre outros. 

Tenha planejamento para licenciar os seus veículos

Como já informamos acima, o licenciamento de veículos é importantíssimo e exige um planejamento financeiro para você não se perder. Inclusive, é possível parcelar a taxa obrigatória por meio do aplicativo Gringo.  

Assim, você estará se programando para não perder os prazos, mantendo o seu veículo sempre em boas condições e a mente serena para rodar com tudo em dia.