Hora do banho

Hora do banho: como incentivar a criança a gostar desse momento

Usar o diálogo e elementos lúdicos é fundamental nesses casos

Uns amam, outros detestam. A verdade é que não existe unanimidade no gostar (ou não gostar) do banho. A questão é que se trata de algo básico e necessário: a higiene pessoal. Nesse sentido, é super importante que os pais saibam lidar desde já com os pequenos que demonstram aversão ao banho. 

O diálogo é fundamental, mas há também outras estratégias que podem lhe ajudar nessa missão, como usar uma toalha de banho com estampa do personagem favorito do seu filho ou mesmo incluir brinquedos para distraí-lo enquanto você lava os seus cabelos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a tornar esse momento em algo menos cansativo e mais agradável, especialmente para a criança. A ideia, no final das contas, é unir o entendimento de que o banho é algo necessário, mas também divertido.

Entenda o porquê da rejeição ao banho

De nada adianta gritar ou sair correndo atrás da criança quando ela se nega a entrar debaixo do chuveiro. Na verdade, ter esse tipo de atitude só corrobora para que ela rejeite o banho e busque de todas as maneiras possíveis fugir daquilo.

O que muitos pais não entendem é que é preciso usar a psicologia para entender as razões que podem estar por trás dessa rejeição. Pode ser que a criança tenha tomado um susto com a temperatura da água ou, pior, levado um choque na hora de girar a torneira e, por isso, tem medo de que isso aconteça novamente.

Se a criança está com algum ferimento aberto ou mesmo com assaduras, o contato com a água pode ser um pouco mais doloroso, fazendo com que ela rejeite o banho. Uma queda também pode motivar o medo do pequeno em relação à água, assim como a altura de onde ela cai.

São várias as possibilidades, mas, principalmente, em se tratando de crianças um pouco maiores, todas essas questões podem (e devem) ser abordadas por meio de um diálogo aberto e tranquilo com os pais. Em casos mais graves, pode ser necessária a ajuda de um profissional, como um psicólogo ou psicopedagogo.

Já para crianças mais novinhas, nem sempre o diálogo vai resolver por conta da falta de entendimento. O jeito é respirar fundo, buscar uma dose extra de paciência e tentar criar um ambiente mais propício ao banho, usando a imaginação e elementos lúdicos.

Organize tudo antes do banho

Deixar tudo organizado previamente facilita na hora do banho e minimiza os riscos da criança ficar exposta ao frio ao sair do box. A toalha, o sabonete, o shampoo e o condicionador precisam estar em seus devidos lugares. Vale a pena também separar a roupa que será usada depois.

Traga elementos divertidos para o banho

Se o banho for feito numa banheira ou bacia, você pode trazer alguns brinquedos para que a criança fique entretida enquanto é higienizada – isso pensando nos pequenos que ainda precisam desse tipo de ajuda. Brinquedos de borracha e até mesmo bonecos laváveis podem deixar esse momento bem mais divertido.

Conte histórias sobre a hora do banho

A literatura também pode ser uma grande aliada para que os pequenos aprendam a gostar da hora do banho. Por isso, busque livros e histórias que mostram que o banho é bom e necessário.

Nada de chantagens ou gritos

A psicologia demonstra que chantagear a criança em troca de algo ou ainda gritar com ela pode ter o efeito contrário ao desejado. Portanto, jamais use esses meios para tentar convencer o seu filho de qualquer coisa, inclusive de ter que tomar banho.

Estabeleça uma rotina

Imagine a frustração da criança de precisar sair no meio do seu desenho animado favorito para tomar banho? Uma forma de evitar essas e outras situações semelhantes é estabelecendo horários para cada atividade. Lembre-se também de avisar à criança quanto tempo falta para a hora do banho.