Como instalar conversor digital na televisão antiga

Como instalar conversor digital na televisão antiga

Desde o avanço tecnológico os eletrônicos estão sendo aperfeiçoados, exemplo disso, são as televisões de tubo, ou seja, que ainda tem a caixinha atrás. Entretanto, as imagens transmitidas passaram a ser usadas com conversor digital. Desta forma,  na entrada de vídeo composto, pelo cabo RCA. Em seguida, é necessário conectar a antena UHF, na maioria das vezes localizada na parte interna ou externa da tv.

Muita gente está optando por comprar uma TV nova, visto que consome menos energia, possui tecnologia mais atual, dentre muitas outras melhorias que as tvs ganharam ao longo dos anos, caso você esteja considerando comprar uma Tv nova, a promoção da Black Friday que acontece todos os anos na última sexta feira de novembro.

IMPORTANTE: Antes de começar a instalar o conversor, retire o seu televisor da tomada elétrica.

Passo a passo Como instalar conversor digital na televisão antiga

O próximo passo é encaixar o cabo RCA, que apresenta ter cor amarela, vermelha e branco, nos conectores da mesma cor da TV. Dessa forma, o cabo RCA vem com o conversor e você não precisará se preocupar em comprá-lo separadamente. Veja, no conversor, existem mais de um conector com a mesma cor, encaixe o cabo vermelho, no conector vermelho que vem com a inscrição D.O cabo branco você deve encaixar no conector branco com a letra L. Por último, o cabo amarelo, no conector amarelo com a sigla CVBS.

Já a antena será encaixada no conector indicado pela sigla IN; ANTENA, UHF ou ANT IN.

A televisão deve estar no canal AV

Faça a busca de canais no conversor, uma forma de atualizar para o digital e assim, conseguir a TV digital. Atente-se que será por meio do controle do conversor

Qual o caminho para acessar a função de atualizar

a) Aperte a tecla MENU, do controle do seu conversor digital

b) Acesse as CONFIGURAÇÕES e então, selecione a opção ATUALIZAR CANAIS.

c) Em seguida, vá à seleção BUSCA AUTOMÁTICA DE CANAIS e aperte OK.

d) Por fim, quando tiver terminado de realizar a busca, aparecerá uma mensagem na tela do televisor. 

Mas, para quem tem TV de tela plana, como funciona

As famosas TV LCD, LED ou plasma, primeiramente é necessário que você verifique se foi fabricado após 2010, porque se foi depois de 2010, a TV já possui seu próprio conversor digital. 

Então, você terá o trabalho apenas de conectar uma antena UHF no seu televisor na entrada ANTENA ou ANT IN.

Agora, se não tiver a instalação, é muito simples:

Basta conectar o conversor e o televisor por meio do cabo HDMI – fornecido com o conversor de TV Digital.

Não importa se o seu televisor tenha várias entradas HDMI, você pode conectar o conversor em qualquer uma delas, não tem problema;

Lembre de selecionar no televisor a entrada HDMI correspondente para assistir à TV Digital.

Por último, você só precisa instalar uma antena UHF no seu conversor digital.

LEMBRE-SE: precisará fazer uma atualização de canais do seu televisor.

É Preciso Instalar o Conversor em Qualquer TV

Tudo depende da marca da sua televisão. 

TV de Tubo

Com a chegada da televisão digital, instalar o conversor digital numa TV antiga tornou-se um pouco complicado para algumas pessoas 

Por isso, muitas pessoas estão indo atrás de informação para realizar o procedimento e para adquirir o receptor de TV digital, já que muitas vezes a pessoa não pode comprar uma TV digital com conversor integrado

Pesquise sobre o que você vai precisar para começar o procedimento de instalação 

Quais os tipos de antena digital

Por onde vai todo o fio para fazer as ligações e conexões para instalar um receptor digital numa TV de tubo

Buscar como configurar o conversor digital para TV de tubo para você sintonizar cada canal digital 

Curiosidade histórica sobre a televisão 

Tudo começou no início do século XX por meio de experimentos realizados por inventores de diferentes formações.

Tudo começou pelo Paul Nipkow em 1984, com a descoberta do elemento químico selênio, esse feito permitiu que as imagens fossem transmitidas em movimento.

Em seguida, ele inventou um disco cheio de pequenos furos que transmitia imagens passando luz por eles. Mas, para chegar até nós éramos preciso descobrir sobre a foto condução do selênio.

Mas, tudo começou no século XIX, foi onde ocorreu uma série de outros avanços científicos e tecnológicos, com a revolução industrial. 

No decorrer do tempo, algumas experiências tiveram sucesso em transmitir imagens à distância, como foi feito por: Arbwehnelt, em 1906; Boris Rosing, em 1907; entre outros.

Foi na década de 1930 que as primeiras transmissões de televisão começaram a ser realizadas nos países da Europa e nos Estados Unidos.

Sua popularização se deu na década de 1950, nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil aconteceu somente na década de 1970. 

Desta forma, a primeira emissora de televisão do Brasil foi a TV Tupi, inaugurada em 1950.

Foi uma febre, várias pessoas estavam curiosas com a chegada da televisão, foram divulgados diversos tipos de conteúdo, para diferentes idades e gostos. Entretanto, algumas pessoas não são adeptas aos programas televisivos até agora, já que foi uma mudança tecnológica em massa. Atualmente, as TVs estão mudando cada vez mais, principalmente no Japão, onde a produção tecnológica é muito valorizada.