Como gastar menos

Como gastar menos

Quando começamos a trabalhar e isso acontece por volta da nossa vida adulta, descobrimos que precisamos ter controle financeiro sobre as nossas vontades. E isso é um tanto difícil de fazer – e não apenas para você. É como se tivesse alguma coisa na nossa cabeça impedindo a gente de poupar nosso dinheiro suado. 

Contudo, falando de um ponto de vista biológico, temos dois neurotransmissores chamados de serotonina e dopamina – hormônio da felicidade, quando liberada provoca a sensação de prazer, satisfação e aumenta a motivação, que acaba se ligando na alavanca de recompensa, ou seja, queremos gastar mais e mais. Por isso, vem aquela famosa frase: eu mereço, trabalhei bastante para comprar o que eu quero. Fazendo a gente perder a noção de quanto temos e de quanto podemos gastar. Mas, não é bem assim que funciona as coisas.

Confira, a seguir, como gastar menos dinheiro

Tenha prioridade 

Não pense em conquistar tudo de uma vez, com certeza o final não será legal. Pense assim: como planejar para alcançar minhas metas.

• Como fazer isso acontecer?

Ex: viajar, para onde ir? Vou ficar em hotel ou casa de amigos, ou parentes? Quanto vou gastar com alimentação? Quero visitar tais lugares, quanto vai dar isso?

Tenha o costume de se programar! Espere a Black Friday para fazer a compra daquele produto que você queria o ano inteiro.

Com a chegada do Natal, vem também a temporada de compras natalícias com promoções em várias lojas do Brasil. Aproveite para gastar pouco e com qualidade!

Faça sempre pagamentos a vista

Não fique parcelando porque você irá pagar não apenas o valor da sua compra, mas também os juros

Sempre monitore seu orçamento mensal

É necessário saber se você está vivendo uma vida conforme a renda que ganha

Não faça gasto desnecessário

Pare de gastar com bobagens, por exemplo, streaming, guloseimas, roupas sem necessidade, Ifood, Uber, 99

Quite suas dúvidas

Se o motivo de você não querer guardar dinheiro para quitar suas dívidas, algo está errado. É como cavar um buraco mais fundo ainda. Tenha em mente que quitando sua dívida você consegue ter mais liberdade financeira.

Fuja das compras por impulso

Algumas mulheres quando estão tristes com algum motivo aparente, resolvem fazer compras e no final do mês não sabem onde tirar dinheiro para pagar. 

Cuidado com parcelamento

A famosa bola de neve, aparentemente é legal pagar em 12X, mas depois você prestar atenção senão que foi um erro.

Agora o principal, entenda como seu cérebro funciona 

Alguns estudos do cérebro afirmam que funcionamos para consumir e não poupar, através da conexão sináptica, sem preocupação em poupar. Na fase adulta fica difícil fazer a conexão de poupadores e investidores.

Invista 

Faça um investimento pequeno para poder ser resgatado facilmente e permitir a sua segurança financeira mensal ou semanal.

Desta forma, quando você começar a poupar e investir seu dinheiro, passa a ver o valor inicial aumentando formando uma gratidão de conquista, com isso vai ajustando o seu sistema cerebral de recompensa.

Tenha o hábito de presentear a si mesmo ou a alguém muito querido

Algo para lembrar a pessoa querida a ser importante para sua vida, algo que seja importante, um valor emocional. Assim, você estará adquirindo o hábito de demonstrar a importância daquela vida para você, reveja seus aspectos em relação ao dinheiro. 

O dinheiro serve para pagar dívidas, ter uma vida estável e ajudar quem precisa.

Mude seus hábitos de consumo

Você não vai abdicar das coisas boas, o cérebro pode entender como se você estivesse privando algo e acaba rejeitando rapidamente. Por isso, você acaba comprando aquilo que desperta interesse em você.

Encontre uma forma barata de levar uma vida “rica”, escolha opções baratas, que não mexa muito no seu bolso, pois consumir deve ser tão importante, quanto poupar.

Use e abuse de atacadões, promoções, cupons, sites onlines, milhas, clube de viagem, compras coletivas e programe-se com antecedência sempre para que você faça  o que gosta e pague menos.

Assuma o comando

Evite decisões quando estiver abalado emocionalmente, pois assim você vai querer gerar uma recompensa, seu cérebro primitivamente assume o controle e leva você a ser instintiva diante dessas situações e mesmo sem dinheiro vai acabar comprando algo mesmo sem ter como pagar. Tome cuidado com você nesses momentos!

Emoção VS Gastar

Esses sentimentos alteram a função cerebral, causando insônia, depressão, ansiedade, doenças cardiovasculares, irritabilidade e autopunição, levando seu casamento ao fim, porque não tem quem suporte viver com alguém que não sabe controlar seus instintos, pode causar demissão e problemas psiquiátricos, uma forma de tentar fugir da realidade.

Mas, a realidade é uma só! Controlar essa compulsão através de atividades que preencham seu dia a dia. Pois uma pessoa financeiramente estável vivencia a felicidade, enxergar o amor em sua volta, tem disciplina, motivação, assertividade, autocontrole e autorrealização. Acaba por ter melhor a autoestima, e acaba tendo sucesso na vida e na carreira.