Como fazer cama hospitalar

Como fazer cama hospitalar: 8 passos

É essencial que a equipe hospitalar saiba a forma certa de arrumar uma cama hospitalar. Os pacientes são internados por diversos motivos, mas todos eles precisam contar com uma cama confortável para se recuperar.

Posicionar lençóis e cobertores de qualquer jeito pode provocar dor nas costas e desconforto nos pacientes, o que não é seu objetivo.

Ademais, uma cama arrumada adequadamente mostra aos pacientes que o hospital tem como foco a limpeza e a organização, além de favorecer o ambiente de recuperação que os pacientes precisam para ficarem bem.

Como fazer cama hospitalar?

A seguir, veja como fazer cama hospitalar em 8 passos.

Passo 1

O primeiro passo é colocar a capa no colchão. Verifique se o tamanho da capa é do mesmo tamanho que a cama. A maioria das camas hospitalares são de solteiro, logo, uma capa desse tamanho deve servir. Vários colchões hospitalares são duros, então uma capa que possui de 3 a 8 cm vai fazer com que a cama fique confortável. 

Passo 2

Posicione o lençol de proteção no colchão. Estique-o bem, primeiro para o canto inferior esquerdo, depois para o canto superior direito. Logo, dobre no canto inferior direito e, finalmente, no esquerdo superior. Dobrar os cantos na diagonal irá assegurar que o lençol de proteção se encaixe de maneira firme.

Passo 3

Escolha lençóis que tenham o tamanho ideal para cama. Lençóis bem pequenos ou bem grandes causam desconforto nos pacientes. Coloque para lavar qualquer lençol novo antes de utilizá-lo. Verifique se todos estão devidamente limpos e passados.

Passo 4

Posicione o lençol por baixo da cama e posicione-o utilizando a mesma técnica de diagonais que foi utilizado para o lençol de proteção do colchão. Certifique-se de que ele não se encontra enrugado demais e de que o colchão ou o lençol de proteção não estejam dobrados.

Passo 5

Posicione o lençol de cima na cama esticando-o, de forma que seus lados fiquem pendurados igualmente nos lados direito e esquerdo da cama. Estique a parte superior dele para cima, para que ele se assente no canto superior da cama.

Passo 6

Faça uma dobra no lençol fazendo com que as extremidades dobradas fiquem na parte de baixo do leito. Una-os esticando e apertando o lençol sobre a parte de trás da cama e ligeiramente em volta dos cantos, antes de posicioná-los debaixo do colchão. Isso forma uma dobra no lençol em cada extremidade do leito nos cantos de trás. Se posicione do lado direito da cama, estique bem o lençol e dobre toda sua lateral por baixo do colchão, a parte que foi dobrada formará um triângulo no canto posterior direito. Faça novamente o processo do lado esquerdo.

Passo 7

Acomode o cobertor por cima do lençol de cima. Estique toda a parte de cima do cobertor até a cabeceira da cama, de uma maneira que ele fique diretamente sobre o lençol superior. Posicione os três lados que restam debaixo da cama, unindo as extremidades na parte traseira do leito. Uma cama hospitalar padrão tem um cobertor, mas caso precise colocar mais a pedido do paciente, utilize o mesmo método para dobrá-lo.

Passo 8

Coloque uma fronha no travesseiro, assegurando que o canto da etiqueta dele entre primeiro. Faça a mesma coisa com o segundo travesseiro. Posicione-os um do lado do outro no topo da cama, em cima do cobertor.

Checklist básico para quem precisa comprar uma cama hospitalar

  1. Antes de comprar, alugue. Uma grande empresa neste ramo é a Medfort, com serviços de aluguel de cama hospitalar rj, tendo vários modelos disponíveis;
  2. Confira a altura e o peso do paciente, a cama deve ter uma capacidade de peso certa. Também confira se o comprimento da capa hospitalar é o suficiente;
  3. Avalie bem as estruturas de proteção da cama, se são de plástico ou de aço, se tem espaços vazados onde o paciente possa colocar algum membro para fora da cama;
  4. Pacientes com demência precisam de uma cama hospitalar com mais proteção, de preferência que não tenham espaços vazados, com a peseira, cabeceira e grades laterais, feitos em plástico;
  5. Confira o espaço em volta da cama hospitalar, pois sempre é necessário dispor de um espaço para locomoção da cama hospitalar;
  6. Estude os valores, mas não use isso como critério de escolha para a aquisição. Às vezes o barato pode sair caro e uma escolha errada pode causar uma enorme dor de cabeça.