Como aprender a desenhar do zero

Como aprender a desenhar do zero em 6 passos

Nesse post preparamos 6 dicas importantes de como aprender a desenhar do zero, mesmo que você nunca tenha desenhado nem uma maça.

Várias pessoas tem medo ou pensam de forma errada sobre como começar a desenhar. Se você acredita que “isso é para quem tem o dom” ou “é necessário ter materiais caros para desenhar isso ou aquilo”, pensar isso é uma das coisas que te atrapalham a começar o quanto antes ou até mesmo de evoluir.

Como aprender a desenhar do zero?

Primeiramente, se você quer saber como aprender a desenha do zero, saiba que essa habilidade não vem imediatamente.

Ou seja, aprender a desenhar é um processo. Principalmente no que tange colorir, é preciso praticar a habilidade motora usando os desenhos para desenhar.

1. Materiais Necessários

Ao contrário do que muitos acreditam sobre precisar ter materiais específicos, para dar início basta ter 1 lápis, 1 borracha, papel e força de vontade.

No entanto, não fique preso na ideia de “fulano disse que é necessário papel sulfite 120g, alguns lápis graduados, canetas nankin etc”. Mesmo tendo sim alguns materiais mais apropriados para estudar desenho.

Também não pense que materiais caros irão fazer maravilhosos desenhos por você. Afinal de contas, quem vai desenhar é você, tudo depende de suas técnicas e experiência para ter um ótimo resultado.

Se pensar dessa maneira, acabará barrando sua evolução, e isso é o que nos leva a próxima dica.

2. Apenas Saia Desenhando

Agora que você já entendeu que não é preciso nenhum material caro ou específico para desenhar, pegue os materiais que você tiver e inicie seu desenho.

Por enquanto, tire da cabeça que você tem que aprender os conceitos básicos do desenho ou algumas teorias mais complexas. De início, é importante que somente saia desenhando o que gosta. Divirta-se durante todo o processo sem se preocupar com a complexidade das coisas.

3. Desenhe porque gosta

Desenhe porque gosta, e não por obrigação estabelecida por si mesmo. Especialmente se você deseja levar isso um pouco além do que somente um hobbie.

Se pretende atuar em algum ramo como desenhista, será necessário estudar e praticar bastante.

Por isso, caso você não goste de desenhar ou sempre deixa a preguiça tomar conta, fazendo com que você deixa para desenhar outra hora ou outro dia, e acabar sempre fazendo isso, somente irá fazer com que você não evolua de maneira contínua.

4. Organize seus estudos

Como dito anteriormente, para desenhar é preciso que você goste, pois estudar desenho é bem mais complexo do que parece.

Se você quer desenhar somente como um passa tempo, eu diria que só estudar os fundamentos básicos do desenho e alguns métodos de cópia já irá servir. Mas nada impede que você busque sempre mais conhecimento e evolução.

Porém, se você quer e pretende aprender a desenhar seus próprios personagens, produzir ilustrações, ou até mesmo criar histórias em quadrinhos. Será relevante estudar diversas técnicas e conceitos do desenho, desde o básico ao avançado.

5. Tenha auto-disciplina

Sabendo de alguns temas que necessitam ser estudados, você terá que se auto-disciplinar para evoluir da forma certa e assim possa chegar onde deseja chegar.

Fazer isso é bem mais complicado do que parece ser, pois diversos desenhistas acabam deixando para depois a hora que deveria estudar ou de praticar desenho para fazer outras coisas.

Seja disciplinado para estudar algum tema específico em determinados dias e horários da semana. Uma sugestão valiosa que te dou: não se distraia indo olhar mensagem no celular, parando para assistir algo ou coisas do gênero.

6. Use referências

Conte sempre com referências ao estudar algum tema ou algo em específico. Pois é através da referência que será possível tirar diversas proporções de medidas, texturas, detalhes etc.

Não seja egoísta ao ponto de pensar que dá para desenhar qualquer coisa de cabeça apenas porque já viu ou sabe mais ou menos como é aquilo. Saiba que referências é um dos maiores aliados de qualquer desenhista.

Não se esqueça que quando for estudar usando referências, você deverá entende-las e não copia-las, pois a referência irá servir como base para estudar e estruturar seus desenhos.

Normalmente, ao copiarmos algo, a tendência é continuarmos fazendo isso quase que de maneira inconsciente, e isso nos limita, deixando de aprender coisas importantes.