Aplicativos de edição de vídeos e imagens para smartphones

Aplicativos de edição de vídeos e imagens para smartphones

Editar fotos e vídeos no celular está mais fácil do que nunca! Confira os principais aplicativos que vão te ajudar nessa tarefa.

Hoje em dia, o smartphone é muito mais do que um celular. Com ele, é possível usar redes sociais, gravar vídeos, usar serviços bancários e muitos outros que seriam impensáveis décadas atrás.

Entre uma das funções mais interessantes para os usuários de celular está a edição de imagens e vídeos — afinal, é muito prático poder editar os vídeos que você gravou no seu aparelho sem precisar exportar para um computador.

Esse tipo de funcionalidade já está muito difundida e é usada por diversas pessoas que trabalham com audiovisual: já são fotógrafos, designers, editores de vídeo, professores e influenciadores que usam esses aplicativos no dia a dia.

Por isso, separamos os principais aplicativos desse tipo que vão te ajudar a editar suas mídias em poucos cliques. Confira abaixo.

Capcut

O Capcut é um aplicativo gratuito que possui diversas funções para você fazer edições de forma prática direto do aparelho. Ele está disponível para iOS e para Android. 

Entre suas funções, estão: core de vídeos, redimensionamento e reposicionamento, adição de trilhas, filtros e efeitos, além das legendas automáticas (ótimas para quem produz conteúdo para redes sociais).

inShot

Talvez esse seja o aplicativo mais famoso de edição de vídeos para celular, possuindo versões tanto para iOS quanto para Android. De fato: com ele, é possível editar um vídeo ou uma imagem completamente pelo celular. 

O aplicativo possui diversas funcionalidades, como redimensionamento de imagens, trilha sonora, efeitos visuais, cortes e muitos outros. Além disso, vale notar que existem funções tanto para usuários iniciantes quanto para usuários avançados.

Instagram e TikTok

Talvez eles não venham à cabeça quando as pessoas pensam em aplicativos de edição audiovisual, mas a verdade é que essas duas redes sociais são ferramentas bem úteis para editar as suas mídias.

Primeiramente: os dois possuem versões para Android e iOS. Além disso, é possível usá-los facilmente para editar vídeos, pois suas funções são feitas pensando no usuário comum de redes sociais.

Sendo assim, tanto o Reels do Instagram quanto os vídeos do TikTok podem ser cortados, editados com música e muitas outras funcionalidades.

Além disso, o Instagram sempre foi um aplicativo de edição de fotos: é possível, por exemplo, adicionar uma foto aos stories, adicionar um filtro e salvá-la em seguida. O mesmo vale para vídeos.

VLLO

Assim como as opções anteriores, está disponível para Android e iOS. O aplicativo é muito usado por profissionais que fazem edições para o Instagram. 

Além das funções tradicionais de aplicativos desse tipo (filtros, edição de áudio, cortes, reposicionamento, entre outros), é possível salvar os vídeos sem a marca d’água do aplicativo. 

Vivacut

O Vivacut permite usar uma série de recursos mais avançados, como chroma key, uso de camadas e muitos outros. É um aplicativo verdadeiramente multifuncional e está disponível para iOS e Android. Por conta disso, pode assustar alguns usuários mais iniciantes.

Kinemaster

O Kinemaster é outra opção para usuários Android e iOS, permitindo edições de diversos tipos. Entre as funções, destacam-se: ajustes de brilho, edição de cor, adição de trilhas sonoras, uso de chroma key e outros.

Adobe Premiere Rush

A gigante do setor de softwares, responsável por programas como Photoshop e Illustrator, não podia ficar de fora da disputa. Assim, ela também oferece um aplicativo para edição diretamente no celular, o Premiere Rush.

Ele também está disponível tanto para iOS quanto para Android e é bastante completo, permitindo usar diversas funções voltadas tanto para iniciantes quanto para profissionais da área. Apesar disso, seu foco é em usuários mais avançados.