Apartamento pequeno

Apartamento pequeno: 5 boas ideias em apenas 49m²

Confira, na prática, como as profissionais do Studio Tan-Gram trabalham inovações para atender as necessidades da moradora em ambientes compactos
Uma casa é um universo particular com infinitas possibilidades de decoração e soluções para tornar a vida ainda mais agradável. Exatamente por isso, os profissionais da área desenvolvem diversas maneiras de desenrolar possíveis entraves que, a priori, poderiam dificultar a realização dos desejos de quem viverá nela!
Afinal, a arquitetura e o décor são aliados importantíssimos no que diz respeito a garantia de comodidade e conforto em nosso cotidiano, transformando o imóvel em um verdadeiro lar.
Para indicar, na prática, como adversidades são contornadas, esmiuçamos o projeto de um apartamento de 49m², localizado na capital paulista, e selecionamos cinco soluções que foram tomadas por Claudia Yamada e Monike Lafuente, arquitetas do Studio Tan-Gram, para atender aos pedidos da moradora.
Com muita criatividade, objetividade e análise, é possível criar o espaço ideal que sempre foi sonhado pelo proprietário. Confira: 
Separação de ambientes
As paredes delimitando ambientes de uma mesma casa são recursos que existem há séculos, porém nada impede que eles sejam estilizados, revestidos e claro: sejam funcionais! Muitas pessoas encontram problemas quando o assunto é a separação de cômodos e a inserção de portas acaba sendo o artifício mais fácil que encontram. Porém, as profissionais do Tan-Gram propuseram uma solução diferente e estilizada: portas mimetizadas.
A criatividade de substituir uma separação convencional entre a sala e o dormitório foi a aposta ao instalar uma porta mimetizada, que ‘some’ no painel frisado que toma conta da área social. Mais do que disfarçar a passagem para a suíte, foi um jeito de deixar o visual mais elegante, limpo e unificado. “Para que não ficasse uma solução de marcenaria ‘chapada’ e monótona, brincamos com ripas de MDF revestido, com um ritmo aleatório que dá uma dinâmica bem interessante”, discorre Claudia sobre a inovação. “Para garantir um visual lindo, é preciso ter cuidado com os acabamentos das extremidades do painel, seja com o piso e teto, ou com laterais”, complementa Monike. | FOTO: Luís Gomes de Souza
Decoração da cozinha e na área de serviço
Já caiu por terra a tendência antiquada onde as cozinhas e áreas de serviço eram discretas e neutras. Escolher os detalhes do décor que é local de experimentações culinárias e na área de trabalhos domésticos, se tornou tão importante quanto a decoração de qualquer outro cômodo da casa. Assim, as formas geométricas deram o contorno que o espaço integrado merecia. 
Os grandes armários e a bancada unem a cozinha e a área de serviço, de ponta a ponta. Os azulejos também compreenderam toda a extensão da área integrada, garantindo a coesão estética do projeto, que transformou esses dois cômodos garantindo a funcionalidade de ambos. | FOTO: Luís Gomes de Souza
Home office confortável com espaço reduzido
Com a revolução dos escritórios dentro de casa, decorrente dos novos costumes que adquirimos nos últimos dois anos, quase todos os projetos de imóvel passaram a ser pensados com um lugar especial onde o trabalho possa ser executado sem que a vida pessoal seja comprometida e, claro, garantindo a produtividade das obrigações. Porém, nem todos conseguem deixar um cômodo próprio para o home office e otimizar o espaço é uma saída eficaz para criar um escritório confortável dentro de casa. No apto de 49m², um cantinho recebeu todo o suporte para se tornar um escritório, já que a proprietária trabalha de casa. 
No home office, LEDs foram instalados nas extremidades da prateleira e, ao lado da luminária direcionada de mesa, eles evitam que se forme sombra sobre o local de trabalho, que compreende cerca de 75 cm de altura do piso e 60 cm de profundidade. A escrivaninha ganhou também uma calha na bancada, onde os fios do notebook e da luminária podem ser acomodados sem causar confusão. Outro charme da bancada que compõe o escritório compacto é a sapateira embutida, onde os sapatos podem ser acomodados logo na entrada do imóvel. | FOTO: Luís Gomes de Souza
Rede em apartamentos compactos
Acessório favorito de muitas pessoas quando o assunto é relaxar, as redes são queridinhas que, muitas vezes, acabam ficando de fora de imóveis mais compactos como apartamentos sem grandes varandas. Porém, quem deseja ter uma, saiba que é possível usufruir do repouso proporcionado pela peça mesmo possuindo pouco espaço em casa. 
No projeto, o desejo da moradora foi atendido e as arquitetas conseguiram instalar uma rede na varanda integrada do imóvel. “Para fixar essa peça, tivemos o cuidado de pendurá-la em um tirante que está chumbado na laje”, explica Claudia, reforçando que a instalação não deve ser feita no forro, para que não aconteçam acidentes, e que o procedimento seja feito por um profissional da arquitetura. | FOTO: Luís Gomes de Souza
Como ter um lavabo estilizado
Muitas pessoas não investem na decoração do lavado, que acaba se tornando um cômodo sem personalidade e “jogado para escanteio”, sem brilho. Porém, como um imóvel bonito pode ter um único cômodo apagado? Pensando em estilizar o lavabo, existem soluções econômicas e bonitas que garantem o cuidado com a estética da toalete.
No apartamento, a pintura contou com uma cor que faz parte da paleta do apartamento e a decoração foi completa com um adesivo que imita madeira ripada. “Para finalizar, trocamos o piso, apostamos nesse espelho com tira de couro, conhecido como Adnet”, detalha Monike. | FOTO: Luís Gomes de Souza
Sobre Studio Tan-Gram Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças geométricas capazes de formar até 5 mil formas diferentes. Inspirado nesta pluralidade, versatilidade e criatividade surgiu o nome do escritório, liderado pelas arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada. A arquitetura que concebem e acreditam se estrutura na multiplicidade de soluções, adaptabilidade ao usuário-espaço e renovação de conhecimento contínua. São espaços desenvolvidos para o ser humano e, portanto, cada desafio traz uma solução individual.  www.studiotangram.com.br @studio.tangram Av. Onze de Junho, n 1070 – Cj. 609 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04041-004 (11) 5571-3304 (WhatsApp) 
Por: Glaucia Ferreira – Dc33 Comunicação