Abajur

Abajur: dicas para unir decoração e iluminação em qualquer cômodo

Com diferentes estilos e propostas, saiba o que levar em conta na hora de escolher o abajur ideal

Forte aliada na decoração de uma casa, a iluminação vem ganhando cada vez mais atenção. Isso porque, além de criar efeitos incríveis nos cômodos, as lâmpadas têm como função levar sensações que ajudam no dia a dia dos moradores. Unir essa funcionalidade com o estilo de abajures permite que pontos luminosos sejam trabalhados nos cômodos, levando estilo e elegância.

Para começar a escolher a iluminação ideal, o primeiro passo é definir a função do cômodo e a proposta de iluminação para aquele local. Entender se o ambiente será usado para trabalho, descanso ou lazer permite que a escolha da cor da lâmpada seja feita de forma certeira.

Ambientes que são utilizados para leitura, trabalho ou estudo necessitam de lâmpadas brancas. Esse tipo de iluminação é indicado para estimular a concentração e permite que se enxergue melhor, sem forçar a vista.

Em cômodos que têm como principal função o descanso e o lazer, como a sala e os quartos, a luz amarela é a ideal. Essa tonalidade deixa o ambiente mais aconchegante e relaxante, permitindo que a iluminação funcione como aliada na hora de estimular o corpo para o ócio.

Criar pequenos pontos de luz com os abajures funciona perfeitamente para qualquer cômodo e sua funcionalidade. Com diversos modelos disponíveis no mercado, essa peça é perfeita para todos os tipos de decoração, desde os mais simples até os mais sofisticados.

Os abajures também podem ser utilizados em qualquer ambiente; para isso, é preciso escolher o modelo certo para cada local. De modo geral, não existe uma regra; a principal dica na hora de fazer a escolha é definir qual o estilo de decoração daquele cômodo e utilizar o objeto que combine com a proposta.

Abajures mais modernos, que possuem linhas retas e design minimalista, combinam com diversos tipos de ambientes. Quase sempre encontrados em cores mais neutras, como preto, cinza ou branco, esses modelos tendem a gerar boa luminosidade, sendo perfeitos para compor o ambiente de escritórios e salas de leitura. Os ambientes maiores podem apostar em abajures de chão e os menores podem seguir na mesma linha, com abajures de mesa.

Apostar no estilo clássico é uma opção certeira para quem não quer arriscar. Esse estilo de abajur normalmente é formado por uma cúpula envolvendo a lâmpada, e é facilmente encontrado em mesas de cabeceira, sendo utilizado principalmente na hora de dormir. É uma peça tradicional que traz aconchego e deixa o quarto mais bonito.

Unir uma decoração moderna com um abajur divertido é uma opção para diversos cômodos. Utilizar modelos coloridos ou em formatos diferentes, com elementos de decoração geek, por exemplo, deixa o ambiente descontraído, funcionando perfeitamente para um quarto gamer ou uma sala de estar jovem.

Independentemente do estilo, os abajures funcionam como aliados na decoração e na iluminação dos cômodos. Em ambientes maiores, utilizar abajures em pontos estratégicos permite que a iluminação de teto não seja sempre utilizada. Para uma grande sala de jantar, por exemplo, colocar abajures nas laterais deixa o momento da refeição muito mais agradável.

Para ambientes pequenos, a dica é utilizar o abajur e elementos do próprio cômodo para compor a iluminação do local. Um pequeno abajur e uma TV de 32 polegadas, por exemplo, podem ser suficientes para trazer a luminosidade necessária para a sala, deixando o local mais agradável e aconchegante. Utilizar outros aparelhos eletrônicos como rádio relógio ou monitores também é uma opção para iluminar ambientes de forma discreta e suave.

Por fim, é importante levar em conta a intensidade da luz de cada cômodo. Ter um abajur em ambientes de descanso permite que o item seja utilizado em momentos de relaxamento e que exijam pouca luz. Para os ambientes que exigem mais luz, como os cômodos maiores, o abajur funciona como aliado do lustre, levando estilo e iluminação para onde a luz geral não alcança.