Vale a pena investir em energia solar no imóvel?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de melhorar e garantir maior conforto e bem-estar para os moradores. Nesse sentido, a instalação de energia solar vem se tornando cada vez mais comum, visto que promove diversos benefícios, além de gerar maior economia no longo prazo. No entanto, é fato que para isso, é necessário realizar um investimento relativamente alto, o que acaba gerando algumas dúvidas sobre o assunto. Portanto, se esse é o seu caso, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja se realmente vale a pena investir em energia solar.

O que é energia solar?

Para que você entenda se vale a pena ou não instalar energia solar em sua casa, é importante entender o que, de fato, ela é. Em resumo, ela é uma fonte alternativa, renovável e sustentável de produção de energia. O conceito é bastante associado à energia fotovoltaica, que nada mais é do que a geração de energia elétrica, tendo como fonte a luz do sol. Então, quando captada por meio dos painéis solares, a luz é transformada em energia elétrica, podendo ser utilizada em residências, estabelecimentos comerciais e até mesmo na indústria.

Quais as vantagens de utilizar energia solar?

Como falamos, a energia solar é uma fonte renovável e, justamente por isso, promove diversos benefícios ao meio ambiente. No entanto, essa não é a única vantagem de instalar os painéis solares, visto que existem muitas outras. Confira abaixo:

Economia na conta de luz

A primeira vantagem não poderia ser outra. Afinal, a energia solar tem a capacidade de abastecer todos os equipamentos que precisam de energia elétrica em casa, como eletrodomésticos, chuveiros, lâmpadas, etc. Sendo assim, ela promove uma economia de até 95% na conta de luz do consumidor. Inclusive, ainda existe a possibilidade de reduzir o valor da conta de outra propriedade com a mesma titularidade por meio dos créditos energéticos. Mas, vale lembrar que isso é possível somente se eles forem atendidos pela mesma concessionária distribuidora.

Retorno sobre o investimento

É impossível não falar sobre o investimento e o retorno ao instalar energia solar em seu imóvel. A partir do momento em que o sistema começa a funcionar, o consumidor passa a ter um retorno do dinheiro investido com a economia promovida na conta de luz. Portanto, o payback (quando o investimento se paga) leva cerca de 4 anos para acontecer. Considerando o tempo de duração do sistema voltaico, esse é um retorno bem rápido. Contudo, é importante ressaltar que isso pode ser ainda mais rápido em função dos reajustes na conta de luz no mercado regulado.

Boa durabilidade

Devemos lembrar ainda que os painéis solares têm durabilidade de, no mínimo, 25 anos e exigem pouca ou nenhuma manutenção. Isso acaba garantindo a proteção contra mudanças nas bandeiras tarifárias e inflação que recai sobre a energia. Como falamos, o payback geralmente acontece em 4 anos e pelo fato de o sistema ser durável e resistente, esse é um grande benefício para quem pretende investir em energia solar.

Pouca manutenção

Os sistemas fotovoltaicos exigem pouquíssima manutenção, como introduzimos no tópico anterior. A limpeza que os módulos podem precisar ao longo do ano para retirar poeira, excrementos de pássaros, etc, não precisa ser frequente. Isso porque, eles possuem um tipo de película antiaderente, que previne o acúmulo de sujeiras. Inclusive, a própria água da chuva pode ser suficiente para a limpeza das placas. Além disso, a manutenção elétrica do sistema pode ser feita apenas a cada seis meses.

Energia mais acessível

Por fim, mas não menos importante, o preço de um sistema fotovoltaico irá variar de acordo com o tamanho do projeto e modelo dos equipamentos utilizados. Contudo, vale lembrar que atualmente existem diversos fornecedores de energia solar espalhados pelo Brasil, assim como diferentes linhas de financiamento que facilitam a aquisição dessa tecnologia para os consumidores, independente se forem pessoas físicas ou jurídicas. Portanto, ao contrário do que pode se pensar, a energia solar está muito mais acessível.

Vale a pena investir em energia solar no imóvel?

Então, como você viu, existem diversas vantagens em instalar energia solar em seu imóvel. Nesse sentido, podemos afirmar que realmente vale a pena o investimento. No entanto, é importante analisar com cuidado e ter uma noção básica sobre o consumo de energia de sua casa. Isso porque, em resumo, quanto mais cara for a conta de luz, mais vantajoso será o sistema para o consumidor.

Ainda que o investimento inicial seja relativamente alto, a economia de energia irá compensar. Por exemplo, se você paga cerca de R$500,00 por mês, a estimativa é que você irá recuperar cerca de R$6000,00 por ano. Ou seja, em 4 anos você terá recuperado o valor investido.

Portanto, não deixe de contar com a ajuda de uma empresa especializada, pois assim ela poderá realizar todas as orientações necessárias.

Vale a pena investir em energia solar no imóvel