Praias mais limpas do Brasil

Praias mais limpas do Brasil: quais são as principais?

O litoral é um dos destinos preferidos dos brasileiros, devido ao clima tropical de nosso país e a variedade incrível de opções de praias para curtir. São mais de 7 mil quilômetros de costa, garantindo lugares incríveis para todos os gostos e públicos. No entanto, se tem uma coisa que todo mundo gosta é uma praia limpa e bem cuidada. Mas, sabemos que não é tão fácil encontrar alternativas diferentes. Contudo, graças ao Selo internacional Bandeira Azul, sabemos quais são as praias mais limpas do Brasil. Então, se quiser conhecer algumas das principais, continue acompanhando o post de hoje até o fim.

1. Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Além de ser uma das praias mais limpas do Brasil, a Praia do Estaleiro é uma das mais bonitas da cidade. Inclusive, muitos procuram uma imobiliária em Balneário Camboriú, a fim de garantir boas opções de imóveis para aluguel de temporada nessa região ou mesmo comprar um belo apartamento frente mar em Balneário Camboriú para poder curtir por muito tmpo. Seu mar possui ondas fortes e a orla bem arborizada, sendo extensa e perfeita para relaxar em meio à natureza.

2. Praia do Patacho, Porto de Pedras, Alagoas

A Praia do Patacho ainda não é tão conhecida no Brasil como os outros destinos nordestinos, mas com certeza vai te encantar. Com águas transparentes combinando com a areia fofa e emoldurada por coqueiros a perder de vista, ela é praticamente deserta, sendo um verdadeiro paraíso para descansar. Além disso, durante a maré baixa, são formadas diversas piscinas naturais para explorar.

3. Prainha, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Essa pequena faixa de areia localizada entre morros cobertos de Mata Atlântica preservada é um grande paraíso em meio ao Rio de Janeiro. Com mar agitado, atrai muitos surfistas e gente jovem. No entanto, por não conter nenhum prédio no entorno, também conquista os amantes da natureza que querem um respiro em meio à rotina mais agitada da capital carioca.

4. Praia da Sereia, Vila Velha, Espírito Santo

Outra praia incrível e que com certeza merece sua visita é a Praia da Sereia, sendo a primeira do estado do Espírito Santo a receber o selo Bandeira Azul. O mar é muito tranquilo e praticamente sem ondas, sendo muito procurado para quem gosta de pescar ou até mesmo praticar mergulho e passar um tempo com as crianças. Além de ótima balneabilidade, vem recebendo muitas melhorias.

5. Praia do Tombo, Guarujá, São Paulo

A Praia do Tombo é a única praia de São Paulo com o selo Bandeira Azul, sendo que em 2020 recebeu sua décima primeira certificação consecutiva. Ela possui apenas 850 metros de extensão, mas é muito procurada por jovens e surfistas. Afinal, o mar é agitado e oferece boas condições para a prática do esporte. Guarujá é uma das cidades mais próximas de São Paulo e é uma ótima pedida para quem quer descansar no feriado ou finais de semana.

6. Praia de Mariscal, Bombinhas, Santa Catarina

Outra praia catarinense, a Praia de Mariscal possui extensa faixa de areia branquinha e fina, com águas cristalinas e cercada por vegetação de restinga bem preservada. Bombinhas é famosa por ser a capital do mergulho catarinense e é uma ótima pedida para viajar com crianças devido ao mar tranquilo. Além disso, Mariscal ainda conta com ótimas opções de bares e restaurantes. 

7. Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador, Bahia

Essa foi a primeira praia da Bahia a garantir o selo ecológico Bandeira Azul e está localizada na Ilha dos Frades, em Salvador. A Praia de Nossa Senhora de Guadalupe é uma das mais procuradas e famosas da região, contando com vegetação típica da Mata Atlântica, águas cristalinas e quentinhas. Sendo assim, é uma ótima pedida para tomar banhos relaxantes, pescar, praticar mergulho e outros esportes náuticos. 

8. Praia do Peró, Cabo Frio, Rio de Janeiro

Localizada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, a Praia do Peró foi a única a receber o selo, abrigando principalmente famílias com crianças. Com quiosques espalhados pela praia e dunas de areia fininha, ela ainda abriga o Parque Estadual da Costa do Sol, que oferece uma vista incrível de toda a região.

9. Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Por fim, essa é uma das praias preferidas dos viajantes que visitam Balneário Camboriú. Com mar azul de ondas fortes, ela atrai muitos surfistas e galera jovem, principalmente por abrigar alguns beach clubs famosos. Além disso, conta com alguns bons restaurantes de frente para o mar e está a cerca de 12 km do Centro da cidade. Com certeza esse lugar vai te conquistar.

Então, agora que você conhece algumas das praias mais limpas do Brasil, já pode escolher qual será seu próximo destino. Santa Catarina é o estado brasileiro com mais opções e você pode aproveitar para criar um roteiro personalizado para conhecer algumas delas durante sua viagem. Basta ter planejamento e organização.