Maneiras de modernizar uma construção antiga

4 Maneiras de modernizar uma construção antiga

Se você está pensando em comprar ou reformar uma construção antiga, chegou ao artigo certo, vamos te dar algumas dicas de como fazer esse processo da melhor maneira possível.

Sabemos que comprar um imóvel novo é a melhor das hipóteses, porém o preço nem sempre ajuda, é aí que muitas pessoas optam por comprar construções antigas e reformar, dar aquele repaginada.

Muitas pessoas não gostam de reformas, porém existem um lado bom nisso tudo, pois você poderá deixar o local com a sua cara. Ou seja, ao invés de comprar o imóvel pronto, você poderá reformar o antigo e deixar tudo com o seu estilo. 

Por se tratar de um imóvel antigo, é necessário tomar alguns cuidados na hora da compra para a modernização, é preciso ficar atento aos pequenos detalhes, como rachaduras, problemas no encanamento e fiação, é interessante que na hora da visita ao local, você leve um profissional que entenda do assunto para fazer uma vistoria no imóvel que está interessado. 

Ele saberá dizer com mais precisão se é ou não um bom negócio, outro ponto interessante que devemos ressaltar, é não fechar um negócio logo de cara e sim fazer várias vistas em diferentes imóveis para ter certeza de que está fazendo um bom negócio, é legal que tire fotos de todos as construção que visitar, pois fica mais fácil de eliminar aquela que não gostou, chegando a uma conclusão mais rápida. 

Outros fatores que também devem ser observados, está em relação ao bairro, visite o local em diferentes horários, para saber se é um bom bairro, observe o fluxo de pessoas, veja se o sol pode atrapalhar em alguns locais da casa, se é possível resolver o problema com cortinas ou não e assim por diante, quanto mais informações da construção tiver melhor será seu negócio.

Se você já tem uma construção antiga e deseja saber de algumas dicas para modernizar o local, esse artigo também é para você, então fique atento às dicas abaixo e faça uma modernização no seu imóvel sem que tenha dores de cabeça.

Converse com profissionais

Ao decidir fazer uma reforma, a primeira coisa a se fazer é pesquisar por profissionais qualificados que entendam do assunto. Para isso é interessante que faça uma boa pesquisa, sobre empresas especializadas, procure na internet, busque por avaliações, procure fotos de outros projetos concluídos, converse com alguém que já tenha contratado a empresa. E lembre-se, a empresa contratada deve trabalhar com materiais de qualidade, desde as cantoneiras de aço inox, até os tijolos.

Além de fazer uma boa pesquisa sobre a empresa, recomenda-se marcar com o profissional no local da obra e tirar uma opinião com ele do que pode ou não ser feito, outro fator que deve verificar é se a empresa disponibiliza bons equipamentos de trabalho para sua equipe executar a reforma.

Tenha acompanhamento de um arquiteto e engenheiros para elaborar um projeto que seja condizente com o local e claro que também te agrade.

Comece pelo anterior do imóvel

Quem está acostumado a fazer reformas, sabe que obras podem surgir imprevistos e acabar tendo que cortar os gastos dos locais com menos importância no momento, por isso é interessante que comece a modernização pelos cômodos principais, ou seja, aqueles que mais necessitam de reparos.

Pois, caso o orçamento da reforma seja excedido e acabe ficando sem recursos para modernizar a fachada também, pelo menos o interior estará bonito, moderno e confortável. Dessa forma você pode pensar apenas em mudar a cor do lado de fora do imóvel, sem precisar gastar muito. 

Em construções mais antigas, os locais que mais necessitam de reformas para modernizar, são os banheiros e a cozinha, para fazer a troca de pia, azulejos, colocar box no banheiro, entre muitas outras coisas. Em seguida você pode partir para os quartos e para finalizar a sala. 

Substitua os pisos

É bem comum que nas casas antigas os pisos sejam de cores bem antigas ou de taco, esses modelos podem atrapalhar a estética da casa e até mesmo se desprendendo do chão causando algum acidente. Então colocar pisos novos é  a melhor maneira de modernizar o local. 

Mas, você deve estar pensando que para fazer a troca dos pisos pode lhe custar muito caro, mas atualmente existem o modelos laminados e vinílicos, que são bonitos, versáteis e conseguem imitar a madeira. O valor do m² dos dois modelos pode ficar em torno de R$50,00 reais. 

Já para quem prefere um estilo mais industrial e moderno, os pisos de cimento queimado podem ser uma ótima opção, ele fica muito bem na sala e também na área de fora, porém necessita receber o acabamento antiaderente. 

Escolhe cores joviais

Em construções antigas normalmente vemos papéis de parede ultrapassados e pisos que nem são mais usados. Para dar uma modernizada completa é interessante escolher cores mais joviais, assim você estará modernizando o local fazendo com que fique mais atual.

No momento da escolha das cores, é legal que considere cada cômodo da casa, por exemplo, um tom vermelho na parede do quarto ou em qualquer objeto de decoração, não é uma boa pedida, isso por essa cor ser muito vibrante e pode deixar as pessoas mais agitadas, por isso opte pelos tons mais neutros.