Importância do seguro auto

Importância do seguro auto

Fazer o seguro auto é fundamental para impedir problemas com acidentes e roubos. Porém, são muitas as dúvidas a respeito deste tipo de serviço, em especial quanto aos valores e quais são as proteções disponíveis ao segurado.

Este tipo de seguro é uma relação contratual estabelecida entre o proprietário do veículo e uma seguradora, onde o contratante paga uma taxa para que seja ressarcido em possíveis prejuízos ao veículo, como roubo, e também  danos pessoais ou a terceiros.

Como é a franquia do seguro de carro

A franquia é um valor pré-estabelecido que a pessoa  deve desembolsar caso se envolva em uma ocorrência e precise acionar a seguradora. Tal valor é cobrado somente em caso de conserto do veículo do próprio contratante, e se o dano for parcial. 

O preço da franquia varia conforme cada caso, e para que seja calculada, diversas informações são consideradas, inclusive o perfil do condutor. Se o gasto for apenas com um veículo de terceiro, a taxa da franquia não é requerida e a seguradora assume o gasto, desde que o valor não seja superior ao acordado em contrato. Em caso de perda total, não ocorre cobrança. 

O valor de um seguro de carro

O valor de um seguro de carro é estipulado geralmente a partir do valor do automóvel a ser segurado. Porém, ele também é estabelecido pelos riscos aos quais o automóvel está submetido. É em razão disso que as seguradoras obrigam o preenchimento de questionários extensos, nos quais as informações do segurado e do automóvel são verificadas junto ao banco de dados de cada empresa – como índice de furtos e de sinistros por modelo.

Como é o acionamento do seguro de carro

A seguradora deve ser contatada em caso de sinistro, o qual ocorre por conta de uma colisão com perda parcial ou total ou roubo. 

Geralmente, as seguradoras possuem uma central de atendimento que pode ser acionada 24 horas por dia. 

No caso de batida, todos os envolvidos no acidente devem fazer um boletim de ocorrência. O documento, no qual haverá a versão de cada um dos envolvidos e suas assinaturas, será usado para comprovar a veracidade da história. O próximo passo é entrar em contato com a seguradora ou com a corretora de seguros para assisti-lo no processo de sinistro.

Quando é necessário pagar a franquia

A franquia do seguro deve ser paga somente em caso de  conserto realizado no veículo do próprio cliente, e se o dano for parcial e passível de conserto. Nessa situação, ele deve pagar o valor da franquia, que é determinado de acordo com cada empresa. 

Como é feito o pagamento da franquia 

O pagamento da franquia deve ser feito diretamente à oficina e/ou profissional responsável por fazer o reparo do veículo. Como a franquia é relativa a apenas uma parte do valor do conserto, a seguradora realiza o pagamento do restante da conta.

Pagamento do seguro de carro

As formas de pagamento mudam de acordo com cada seguradora. Geralmente, ele pode ser realizado à vista, por boleto bancário, cartão de crédito ou débito em conta. Também é possível  parcelar o valor em até 12 vezes, podendo incidir cobrança de juros no período escolhido.

Agora que você sabe mais sobre seguro auto, que tal pesquisar pelas seguradoras disponíveis no mercado? Não corra risco de prejuízo, se informe bem e contrate uma seguradora eficaz.