Estratégias para criar marketing para empresas

Marketing é o processo de comunicar seu valor comercial aos clientes potenciais, fornecedores, investidores e muito mais. O tipo de marketing industrial que você precisa depende do tipo de negócio que você opera e do público-alvo que você está tentando atingir.

Se seu negócio opera em um nicho de mercado onde poucas pessoas sabem sobre ele ou não têm muitas opções, então o marketing boca a boca (WOM) pode ser a melhor estratégia para atingir essas pessoas. Dito isto, se sua empresa opera com um amplo apelo, alcançar o maior número possível de novas pessoas pode ser a melhor opção. Continue lendo para obter dicas sobre como criar estratégias de marketing para empresas em qualquer estágio.

O que você espera alcançar com seu marketing?

Você alcançará mais sucesso se souber exatamente o que deseja que seu marketing faça por seu negócio. Você terá mais facilidade em criar conteúdo que ressoe com seu público se não tiver que se preocupar com coisas que não estejam relacionadas com sua estratégia de marketing.

Defina quem é seu público-alvo, os marqueteiros geralmente assumem que todos que conhecem seus produtos também sabem quem se beneficiaria com eles. Este é raramente o caso. A compreensão de seu público o ajuda a enquadrar sua estratégia de marketing e a determinar quais são seus objetivos.

Se você opera em um nicho de mercado, você pode ter um público relativamente pequeno. Seus clientes potenciais podem ser pessoas que já possuem um produto similar, pessoas que trabalham em áreas relacionadas ou pessoas apaixonadas por seu nicho de mercado.

A compreensão de seu público alvo potencial o ajudará a selecionar os canais certos onde você os alcançará. Se você opera com um amplo apelo, você pode querer atingir pessoas que ainda não conhecem seus produtos. Você poderia se concentrar em atingir pessoas que estariam interessadas em seu negócio se elas soubessem sobre ele.

Defina quem é seu público-alvo

Ao definir seu público-alvo, sendo clientes B2B, considere responder as seguintes perguntas.

– Quais são seus interesses e necessidades?

– Onde eles estão localizados?

– Quantas pessoas se encaixam em seu público-alvo?

– Qual é a porcentagem de pessoas que escolhem seu público-alvo em detrimento de outros?

– Quais são seus interesses e necessidades?

– Qual é o principal problema que seu produto ou serviço resolve para eles?

– Quais são as necessidades não atendidas em sua vida?

– Quais são as necessidades deles durante eventos ou épocas específicas do ano?

– Que produtos ou serviços eles usam similares aos seus?

– O que eles fazem com os produtos ou serviços que você fornece?

– Qual é a percepção deles sobre o setor?

– Quais são as tendências no setor deles?

– Onde eles estão localizados?

– Quais canais eles utilizam para descobrir novos produtos e serviços?

– Quais são os prós e contras dos canais que eles usam para descobrir novos produtos e serviços?

– O que eles gostam nos canais que utilizam?

– O que eles não gostam nos canais que utilizam?

– Quais características, pontos de preço e prazos de entrega eles preferem?

– Que produtos ou serviços eles adquirem com frequência?

– Que lugares compram?

– Quantas pessoas se encaixam em seu público-alvo?

– Quantas pessoas se encaixam em seu público-alvo e que porcentagem dessas pessoas você quer alcançar?

– Qual é o tamanho total do público para seus canais de marketing?

Qual é o principal problema que seu produto ou serviço resolve para eles?

Antes de começar a pensar em produtos específicos para os quais você irá oferecer soluções, é importante compreender os principais problemas de seu público-alvo. Por exemplo, se você opera no nicho de viagem, você pode decidir se dirigir a pessoas que querem encontrar novos lugares para visitar. Uma vez que você compreenda seus problemas e necessidades não atendidas, você será capaz de decidir quais produtos oferecer e onde focar seu marketing.

Quais são as necessidades não atendidas em suas vidas?

Antes de começar a pensar em produtos específicos para os quais você oferecerá soluções, é importante compreender as necessidades não atendidas de seu público-alvo. Por exemplo, se você opera no nicho de viagem, você pode decidir se dirigir a pessoas que querem encontrar novos lugares para visitar. Uma vez que você compreenda seus problemas e necessidades não atendidas, você será capaz de decidir quais produtos oferecer e onde focar seu marketing.

Quais são suas necessidades durante eventos ou épocas específicas do ano?

Os marqueteiros geralmente assumem que as pessoas compram durante os mesmos períodos do ano. Raramente é este o caso. É por isso que você deve compreender as necessidades de seu público-alvo durante épocas específicas do ano ou durante eventos sazonais.

Quais são os produtos ou serviços que eles usam semelhantes aos seus?

Antes de começar a pensar em produtos específicos para os quais você vai oferecer soluções, é importante entender os produtos e serviços de seu público-alvo. Por exemplo, se você opera no nicho de viagem, você pode decidir se dirigir a pessoas que querem encontrar novos lugares para visitar. Uma vez que você compreenda seus problemas e necessidades não atendidas, você será capaz de decidir quais produtos oferecer e onde focar seu marketing.

Qual é a percepção deles sobre o setor?

Antes de começar a pensar em produtos específicos para os quais você vai oferecer soluções, é importante entender a percepção que seu público-alvo tem do setor. Isto o ajudará a enquadrar seu marketing e determinar se há alguma mudança que você precise fazer em sua estratégia de marketing.

Quais são as tendências em seu setor?

Antes de começar a pensar em produtos específicos para os quais você vai oferecer soluções, é importante entender as tendências de seu público-alvo no setor. Isto o ajudará a enquadrar seu marketing e determinar se há alguma mudança que você precisa fazer em sua estratégia de marketing.

Conclusão

Marketing é o processo de comunicar seu valor comercial a clientes potenciais, fornecedores, investidores e muito mais. O tipo de marketing que você precisa depende do tipo de negócio que você opera e do público-alvo que você está tentando atingir.

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