dicas para cuidar do cabelo

3 dicas para cuidar do cabelo

Os cabelos estão entre as partes do corpo mais bem cuidadas pelas mulheres. Portanto, é raro encontrar uma mulher que não tenha muito zelo pelas suas madeixas. Além dos cuidados necessários para a saúde dos fios, o cabelo está diretamente ligado à autoestima das mulheres, e por essa razão é tão importante mantê-los bem cuidados e saudáveis. 

Se você é do tipo de pessoa que não liga muito para essas coisas ou não sabe por onde começar, não se preocupe, pois você chegou ao lugar certo. Já para quem sabe como cuidar bem das madeixas, esse é mais um aprendizado para deixá-los ainda mais bonitos.

Sabemos que muitas vezes a rotina diária não nos permite dar a atenção e dedicação necessária aos nossos cabelos. Por esse motivo, é sempre importante fazer um cronograma capilar para realizar os cuidados essenciais, assim não terá mais desculpas para não cuidar deles. 

Não pense que fazer um cronograma capilar é algo complicado, ao contrário, é bem mais fácil do que se possa imaginar, e o melhor de tudo é que ele pode ser feito na hora do seu banho sem ter que sair de casa e sem perder muito tempo.  

Mas atenção, você deve analisar antes o seu cabelo para saber se ele não está precisando de uma ajuda profissional. Muitas vezes, somente os tratamentos com creme em casa podem não resolver seu problema, então, antes de sair comprando inúmeros produtos, é melhor que faça uma avaliação ou peça a ajuda de um profissional para isso. 

Hoje em dia é possível encontrar muita variedade de kits para tratamentos capilares, como os da Bressan Store, por exemplo. É de suma importância que os produtos sejam de boa qualidade e que atendam às necessidades do seu cabelo. Se você tiver um cabelo quimicamente tratado, por exemplo, precisará investir em produtos com essa característica, ou se o cabelo for loiro, escolha produtos para cabelos loiros, e assim por diante.

É essencial que mantenha uma rotina de tratamentos para que o seu cabelo esteja sempre bonito, saudável, macio, sedoso e muito cheiroso. Essa rotina também é a melhor maneira de mantê-los com saúde.

Entretanto, fazer os tratamentos em casa não significa que deve abandonar seu cabeleireiro. O ideal é que o visite pelo menos uma vez ao mês, mesmo porque para o cabelo crescer saudável e forte é preciso manter o corte para retirar as pontas ressecadas e duplas. 

Agora vamos partir para as dicas a fim de que você consiga manter o seu cabelo sempre bem cuidado. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

Como fazer um cronograma capilar

É importante que o cronograma seja intercalado e você deve começar sempre pelo tratamento que o seu cabelo necessita no momento, sendo importante que um profissional faça uma avaliação. 

O profissional pode dar todas as coordenadas de qual é o melhor tratamento e por onde você deve começar. Então, como você pode perceber, o cronograma capilar é nada mais que uma sucessão de tratamentos para manter o cabelo saudável e defendê-lo de fatores externos que possam danificá-lo. Veja a seguir uma lista de fatores que podem agredir o seu cabelo: 

  • poluição;
  • cloro;
  • poeira;
  • vento;
  • uso exagerado de aparelhos que emitem calor, como chapinha e secador;
  • tratamentos químicos.

O cronograma pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer tipo de cabelo, independentemente da textura do fio.

Etapas do cronograma capilar a serem seguidas

Cronogramas capilares são constituídos de três tratamentos básicos, ou seja, hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma dessas etapas tem uma função e você vai conhecer cada uma delas. Acompanhe!

Hidratação

A hidratação tem a função de repor a água na estrutura do fio, então opte por produtos que contenham ativos como D-pantenol para dar brilho, maciez e uma hidratação prolongada. A babosa é um ativo que tem ação antioxidante, contribui para a regeneração dos fios e ainda combate a queda. 

Já os produtos que possuem manteiga de oliva proporcionam uma hidratação profunda e em longo prazo. Por fim, também pode ser usado óleo de coco extra virgem, pois eles são ricos em vitamina “E” e ácidos graxos.

Nutrição

Se o seu cabelo está muito ressecado e você deseja repor a oleosidade dos fios, o tratamento de nutrição é o mais indicado para isso. Para uma boa nutrição nos fios, é essencial que escolha produtos que contenham óleo de rícino para fortalecer e ajudar a evitar a queda de cabelo. Produtos com óleo de coco também são muito bem-vindos, pois são ricos em vitamina “E” e ácidos graxos, e o óleo de argan e azeite de oliva também podem ser grandes aliados.

A nutrição é totalmente indicada para cabelo seco, ou seja, para aquele cabelo que não tenha a oleosidade natural dos fios. No entanto, para cabelos já oleosos naturalmente é melhor evitar esse tipo de produto, usando apenas quando necessário.

Reconstrução

Para repor a queratina e a proteína do cabelo, a reconstrução é o melhor caminho. Se você deseja manter seus cachos mais definidos, prevenir a quebra e deixar as cutículas uniformes, o colágeno vai ajudar bastante nisso.

Já a arginina ajuda na reconstrução dos fios, e a cisteína também ajuda a reconstruir, fortalecer e alinhar as cutículas dos fios de cabelo.