Dicas de segurança para quem vai viajar no verão

4 Dicas de segurança para quem vai viajar no verão

Viajar é provavelmente a atividade que as pessoas mais gostam de fazer, e se pudessem fariam a toda hora. Quantas vocês já não devem ter ouvido de alguém que, se a pessoa ganhasse na mega cena, ela iria passar o resto da sua vida viajando.

 Infelizmente, ganhar na mega sena não é fácil, e então só podemos viajar quando o bolso e o trabalho permitem, e sem dúvida alguma um dos momentos que as pessoas gostam de viajar é no verão.

Claro, existem os amantes do frio, mas o verão tira milhões de pessoas de casa para poderem aproveitar algum lugar mais fresco. Portanto, é seguro dizer que o verão é a época do ano que mais movimenta o turismo, pelo menos aqui no Brasil. 

Mas viajar é coisa séria, e necessita de um planejamento muito extenso a atento, o que não é todo mundo que faz. Temos que lembrar que viajar é uma atividade que envolve riscos, envolve perigos, ainda que você vá para um lugar tranquilo.

Estar atento a sua segurança nunca é demais, e em qualquer viagem que você for fazer, você deve ter todo um planejamento montado. E se você não está acostumado a pensar tanto assim nesse assunto, hoje estamos aqui para ajudar. 

 Hoje vamos listar aqui as melhores dicas de segurança para quem vai viajar no futuro, para que a sua viagem não tenha surpresas e seja apenas divertida e memorável.

Vai de carro? Toma cuidado

Uma “roadtrip” é o que muitas pessoas gostam de fazer na viagem. Para quem curte esses percursos de carro, estar no carro e dirigir faz parte da experiência da viagem. Talvez pegar o carro e dirigir até a praia com os amigos, namorada, família.

Nesse caso, tome cuidado com o seu carro, tenha certeza de que ele está pronto para a viagem que você vai fazer. Primeiro você deve saber qual é a distância exata que você vai percorrer, para ter uma ideia do esforço que seu carro vai ter que fazer.

Depois disso você deve fazer uma revisão básica no seu veículo, verificar o óleo, os freios, alinhamento e balanceamento, a água no radiador, enfim, tudo o que pode ser fundamental para sua viagem e também para o seu veículo. 

 Também não cometa o erro de ir carregado demais na sua viagem. Um carro apesar de forte tem um limite de quanto pode carregar, dessa forma, tome cuidado para não exagerar.

Se um carro anda mais pesado do que deveria, ele pode quebrar, pode fazer mal para o motor pelo esforço extra, e pode gerar instabilidade nas rodovias. 

Alugou um espaço? Tome cuidado

Muitas pessoas gostam de alugar o próprio local quando se vai viajar, seja uma casa na praia, um apartamento ou algo do tipo. Porém sabemos que existem seus riscos aí.

Muitas pessoas têm a história de ter alugado um lugar e quando finalmente chegam lá, ou o lugar não existe, ou ele não estava alugando e é a residência de alguém.

Isso significa que é necessário muito cuidado nessa hora, e a pessoa deve se atentar a alugar em lugares sérios, como a imobiliária Navegantes ou qualquer imobiliária de onde você for viajar, ou se for usar sites como o Airbnb, sempre olhando comentários e reputação do dono.

 O perigo não é apenas você ficar sem lugar para ficar, mas sim você está entrando em um local onde um criminoso mora, onde isso pode ser uma emboscada para roubar seus bens, então tenha certeza de onde você está indo.

Conheça o local para onde você vai viajar

Se você vai viajar para um local que você nunca viu na sua vida, uma cidade onde você não conhece ninguém e vai estar 100% de turista, lembre-se de fazer uma pequena pesquisa sobre o local.

Saiba aonde você quer ir e saiba também onde você sob hipótese alguma deveria ir. Toda cidade tem seu local violento, que não é seguro para você e sua família, e é importante que você saiba onde é esse local na cidade que você viaja para poder evitar andar por lá. 

Basicamente a internet e o google maps podem ajudar você nessa hora, garantindo que você não caia em lugares errados e acabe se dando mal. 

Dicas de saúde

Por fim, vamos falar da sua saúde, e como você não deve descuidar dela. Não beba do copo de estranhos ainda que esteja muito calor, não se esqueça de não comer comidas das quais você tem alergia, como algumas pessoas tem a frutos do mar.

Passe protetor solar e se hidrate para não ter insolação, tenha com você a carteirinha que diz qual é seu tipo sanguíneo para caso de emergia. Tente não andar sozinho, e você ficar com mais pessoas, tentem andar sempre em duplas.