Desenvolvimento infantil: benefícios de brincar ao ar livre

Descubra como as brincadeiras ao ar livre ajudam no desenvolvimento das crianças 

As brincadeiras ao ar livre são uma das melhores formas de contribuir para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Você pode inseri-las na rotina da criança de diferentes maneiras, seja uma brincadeira no parque, um estímulo para andar de patinete ou simplesmente uma caminhada exploratória. 

Os benefícios de brincar ao ar livre são muitos e vão desde a manutenção da saúde e bem-estar até o desenvolvimento de habilidades sociais e responsabilidade ambiental. 

Estimula todos os sentidos 

O contato com a natureza é uma fonte de estímulo de todos os sentidos. A criatividade e cooperação também ganham espaço, já que as crianças podem transformar galhos em espadas ou bonecos, podem subir em árvores e se esconder entre os arbustos em uma brincadeira de “esconde-esconde”.

O aroma da terra e das plantas cria memórias olfativas, o som dos pássaros e o toque dos pés na terra e na grama estimulam sensações únicas, que vão ajudar na construção da identidade, no respeito e na valorização da natureza e dos pequenos momentos.

Uma criança que é incentivada a brincar ao ar livre, usando os recursos naturais disponíveis, consegue desenvolver melhor sua criatividade e passa a valorizar a simplicidade. 

As atividades ao ar livre ajudam a criança a aprender que a diversão e os bons momentos estão nas coisas mais simples, como os pés descalços pisando na grama e um passeio de bicicleta no parque. 

Favorece o desenvolvimento de vínculos sociais

Outro aspecto interessante das brincadeiras ao ar livre é que elas estimulam o desenvolvimento de vínculos sociais. As crianças que são incentivadas a praticar atividades externas de forma regular e não dirigida, ou seja, livremente, conseguem desenvolver melhor suas habilidades de convivência com outras crianças.

Sabe aquela prática de levar a criança em um parquinho e deixá-la livre para brincar? Pois bem, essa prática contribui para que a criança se relacione com outras que estão no mesmo ambiente, favorecendo o desenvolvimento de suas capacidades de socialização. 

Estimula a prática de atividades físicas

Brincar ao ar livre é um convite para a prática de atividades físicas. Ambientes externos são perfeitos para que as crianças se tornem mais ativas fisicamente, já que oferecem o espaço necessário para brincadeiras como jogar bola, andar de bicicleta, correr, brincar de pega-pega e andar de patinete. 

As atividades físicas são essenciais para a manutenção do bem-estar físico e mental das crianças. Na fase de desenvolvimento, é importante estimular a prática de esportes e atividades físicas, pois isso contribue para a construção de um hábito que será carregado por toda a vida.

Ajuda a melhorar a saúde

De acordo com pesquisas científicas envolvendo Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, o contato com a natureza pode ajudar na redução dos sintomas do TDAH. 

Mas não é só isso, os profissionais da área de saúde costumam recomendar aos pais que incentivem o contato com a natureza, já que isso reduz problemas de saúde de uma forma geral.

As atividades ao ar livre, sejam elas piqueniques em família, passeios de bicicleta ou corridas no parque ajudam na manutenção da saúde física e mental das crianças e dos jovens.

Desenvolve a resiliência e independência

Por fim, um benefício a respeito do qual pouco se fala é a possibilidade de desenvolvimento da independência e da resiliência.

A criança que é incentivada a brincar ao ar livre tem acesso a oportunidade de aprender a correr riscos, cair e se levantar, se machucar e interagir com o desconhecido e imprevisível.

Os pais que permitem à criança brincar ao ar livre proporcionam situações e vivências que vão ajudar no desenvolvimento da autonomia, vão mostrar a existência dos riscos e a necessidade de avaliá-los e aprender com eles.

Essas experiências permitirão que a criança chegue à adolescência e depois à vida adulta com maior capacidade de independência e confiança para lidar com as adversidades e os desafios que surgirão ao longo de sua vida. 

Como você viu, brincar ao ar livre é fundamental para o desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças. Os pais devem incentivar a prática de esportes, as brincadeiras e os momentos de lazer em meio à natureza, contribuindo para a formação de crianças saudáveis, inteligentes e resilientes. 

Desenvolvimento infantil