Bancada da cozinha

Bancada da cozinha: 4 dicas incríveis para seu novo lar

Se você está planejando reformar a cozinha de sua nova casa ou apartamento, é importante ter uma boa organização e pensar em soluções estratégicas. Caso o imóvel seja alugado, não se esqueça de pedir autorização à imobiliária, a fim de garantir maior tranquilidade durante a reforma.

A boa notícia é que independente do tipo de imóvel, uma solução muito utilizada e inteligente é a bancada para cozinha. Esse item é bastante funcional, oferecendo praticidade no dia a dia, além de modernidade ao ambiente, com modelos que atendem aos mais diferentes gostos.

No entanto, sabemos que nem todo mundo sabe como escolher ou tem ideias interessantes para elas. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar tudo sobre bancadas de cozinha e dar dicas incríveis para seu novo lar.

1. Conheça os tipos de bancadas

As bancadas da cozinha são multifuncionais, servindo não apenas para o preparo das refeições, mas também para dividir ambientes, criando um espaço moderno e descolado, principalmente em apartamentos pequenos. Já em cozinhas mais espaçosas, a bancada com cooktop é uma excelente pedida, tornando o espaço mais sofisticado. Mas, independente de onde e como utilizar sua bancada, é importante saber que existem diferentes tipos e materiais. Confira abaixo quais são os principais:

Mármore

Essa pedra natural e nobre promove elegância aos ambientes, mas é importante lembrar que é uma pedra permeável. Portanto, é indicado optar por esse material sem a pia acoplada, além de evitar o contato direto com a água enquanto estiver limpando a superfície. Lembre-se ainda que o mármore possui valor elevado e não é acessível para todos.

Porcelanato

O porcelanato é o material queridinho do momento, sendo extremamente versátil e uma boa opção para trazer a pia acoplada. Isso porque, esse é um material menos poroso e de fácil manutenção. Para decorações mais modernas, esse modelo combinado com estruturas metálicas é excelente. Vale lembrar ainda que é muito resistente a manchas e fácil de limpar.

Granito

O granito possui custo acessível, sendo a pedra natural mais utilizada nas bancadas para cozinha. Sua aparência pode variar bastante, indo do mais granulado ao mais liso, além de ser bem resistente a impactos e altas temperaturas. Contudo, é necessário atentar-se, pois é um material que absorve líquidos e pode manchar. Sendo assim, é recomendado realizar a impermeabilização do material.

Silestone

As bancadas em silestone são alternativas que contém quartzo em sua confecção, aparecendo principalmente em projetos de alto padrão. Sua composição é bastante tecnológica, misturando mármore composto, resina e poliéster, com diferentes cores e estilos. A limpeza é simples, mas é importante ficar atento a objetos quentes, visto que podem derreter a resina presente na peça.

Madeira

Outro material interessante é a madeira, sendo ideal para ser utilizada em projetos que utilizam a bancada como divisória entre a cozinha e a sala. Inclusive, aqui ela pode também servir como apoio para refeições rápidas e lanches, combinando muito bem com bancos altos e charmosos.

2. Saiba como preservar e cuidar de sua bancada

Por mais que sejam resistentes, as bancadas para cozinha precisam de cuidados especiais para garantir sua beleza por mais tempo. Sendo assim, confira abaixo algumas dicas:

  • Para bancadas de porcelanato, faça a limpeza com esponja macia e detergente neutro;
  • Nunca utilize água na bancada de madeira, pois pode apodrecer o material. Nesse caso, utilize um pano seco e produtos próprios para ela;
  • Não coloque panelas e utensílios quentes sobre a bancada;
  • Não arraste panelas e outros objetos para evitar o surgimento de arranhões e marcas.

3. Preze pela qualidade

Por mais que a beleza seja importante, é primordial que você priorize a qualidade do material na hora de escolher a bancada de sua cozinha. Afinal, dessa forma você consegue garantir maior durabilidade, assim como economia. Isso porque, é melhor pagar um valor mais alto no primeiro momento e ter uma bancada por anos, do que economizar e precisar trocar em um curto período de tempo.

4. Avalie o estilo de decoração de sua cozinha

Por fim, não se esqueça de considerar o estilo de decoração de sua cozinha antes de escolher a bancada ideal e sua cor. Por exemplo, para um ambiente moderno, a bancada de silestone preta é uma ótima pedida, trazendo elegância e sofisticação. Já para uma cozinha rústica, a madeira será excelente. Contudo, não se esqueça de analisar as características de cada material para garantir uma escolha adequada para suas necessidades e dia a dia.

Então, agora que você sabe mais sobre a bancada da cozinha, quais são as melhores pedras, materiais e cuidados, já pode escolher qual será a sua. Lembre-se de priorizar a qualidade do item, pois assim irá garantir maior durabilidade ao longo do tempo e, consequentemente, economia. Além disso, não se esqueça de observar o estilo de decoração desejado para a cozinha, pois assim promove maior harmonia e sofisticação com a compra da bancada ideal.