Aprenda a escolher o piso ideal para seu banheiro

Conheça os diferentes tipos de acabamentos e saiba qual é a melhor opção para sua casa

O banheiro é o local que proporciona momentos de relaxamento e tranquilidade, por isso saber escolher os revestimentos desse cômodo pode ajudar a proporcionar um ambiente mais tranquilo. Antes de investir no piso do banheiro, é preciso levar em conta o estilo, cores, material, manutenção e durabilidade. Esses são pontos fundamentais para garantir um bom investimento no piso ideal e evitar gastos futuros com reformas.

O mercado hoje conta com uma vasta variedade de pisos com diferentes propostas. Mais do que o tipo de piso em si, é importante considerar alguns pontos para facilitar a tomada de decisão.

Segurança

A questão mais importante na hora de escolher o revestimento do banheiro é levar em conta a segurança do local. O banheiro é uma área úmida e molhada, por isso o material escolhido para revestir o chão precisa ser, mais do que tudo, antiderrapante. Fazer essa escolha traz mais segurança para o ambiente e pode evitar diversos acidentes domésticos. 

Existem diversos tipos de pisos que possuem esse acabamento, sendo porcelanatos e cerâmicas opções fáceis de encontrar.

Limpeza e manutenção

O banheiro é uma das áreas que mais exige higiene e cuidado. Levar em conta a facilidade da limpeza do revestimento e quanto tempo será dedicado a essa tarefa é fundamental. Cada material exige um cuidado diferente; porcelanatos, por exemplo, exigem produtos específicos para a limpeza. Alguns materiais são mais fáceis de limpar e exigem menos cuidados, como os pisos em cerâmica, por exemplo. Levar em conta esses pontos evita que o piso se desgaste e manche com facilidade.

Atentar-se aos rejuntes na hora da limpeza também evita que essa área fique escurecida com o tempo, exigindo maior manutenção. A dica para manter o banheiro sempre brilhando é fazer uma limpeza recorrente, pois isso evita que as faxinas mais pesadas sejam necessárias.

Leve em conta a decoração

Apesar de algumas regrinhas precisarem ser seguidas para o piso do banheiro, é importante levar em conta o gosto pessoal e o restante da decoração do cômodo. São inúmeros estilos, cores e estampas disponíveis no mercado, por isso optar por um revestimento que fique em harmonia com o banheiro é mais fácil do que parece.

De forma geral, a escolha de pisos em cores mais claras e neutras proporciona a sensação de que o ambiente é maior e traz a sensação de limpeza e bem-estar. Combinar o piso com as cores das paredes também é uma opção muito apreciada pelos decoradores, pois o ambiente fica harmônico.

Para quem quer ousar um pouco, os acabamentos feitos com o porcelanato líquido permitem que adesivos e estampas sejam colocados no chão. Já os que apreciam o estilo mais colorido podem optar pelas pastilhas.

Custo e durabilidade

Antes de fazer a escolha, é preciso levar em conta a durabilidade do material e seu desgaste. O tempo de garantia do fabricante é um importante indicador que pode ajudar a determinar o tempo de uso do piso. Investir um pouco mais em um material que irá garantir durabilidade, segurança e fácil manutenção pode ser o ideal.

Saiba quais materiais evitar

Para garantir a segurança no banheiro, é fundamental evitar pisos com acabamento polido. Esse tipo de acabamento tende a ser mais liso e escorregadio. Para quem optar pelo uso dessa finalização, é recomendado que sejam usados dois revestimentos: o polido, para a área externa do box, e um piso com acabamento antiderrapante, para a área do chuveiro.

Pisos feitos em madeira também não são uma boa opção, já que podem absorver a umidade mais facilmente. Uma alternativa para quem quer decorar com esse estilo é optar por pisos que imitam madeira, como os pisos vinílicos, por exemplo.

Alguns revestimentos, como o cimento queimado, tendem a absorver mais água, podendo se desgastar com o tempo. Para esses casos, a melhor opção é fazer a impermeabilização do revestimento.

Contrate um profissional

Para garantir maior durabilidade e acabamento, é de suma importância que a instalação seja feita por um profissional qualificado. Dessa forma, é garantido que materiais necessários para instalação como espátulas, desempenadeiras e martelete sejam utilizados da forma adequada.

Em resumo, para escolher o piso ideal, é fundamental prezar pela segurança, facilidade na manutenção e limpeza, além de escolher uma opção que harmonize com a decoração do ambiente.

Aprenda a escolher o piso ideal para seu banheiro