web designer

Quem cria site é o que? 6 áreas do web designer

Afinal, quem cria site é o que? Você sabe quem é o profissional que desenvolve sites e interfaces para plataformas digitais? Em suma, este é o papel do Web Designer.

Ele cria e desenvolve sites, blogs, e tudo que você pode imaginar pela internet nos dias de hoje.

O Web Designer atualmente está sendo uma profissão bastante promissora, e recomendamos muito a leitura desta matéria para você se inteirar totalmente do assunto.

O que faz um web designer?

A resposta mais direta e simples é, ele desenvolve sites, e toda a parte de código e visual dele. Ele é um profissional que é responsável desde o projeto estético de um site, até um projeto funcionar completamente.

Ele se preocupa não só com a aparência do site, mas também com todas as funcionalidades para deixar ele na melhor navegabilidade possível. Ele melhora toda a interação do usuário com a página criada da melhor forma.

O Web Designer em si, se preocupa muito com a facilidade com que o site vai carregar no dispositivo do usuário. Ele deve produzir sensações únicas, desde as funções funcionarem de forma fluida até o design para ajudar o público que irá usar.

Ele projeta, sites, blogs, aplicativos, além de trabalhar com toda a parte de artes em redes sociais, banners e tudo mais. O trabalho do Web Designer é muitas vezes confundido com o de um Programador Web ou um Desenvolvedor Web, mas estas duas últimas estão focadas mais na parte de código.

Onde e como atua um web designer?

Atualmente o mercado da internet para Web Designers tem se mostrado muito promissor e com bastante crescimento, pois a tecnologia está avançando cada vez mais. Estes profissionais, basicamente, têm todas as suas atividades voltadas para o desenvolvimento de peças originais ou sites de qualidade.

Atualmente o mercado está bem aquecido, e os trabalhos (freela) e empregos para esta profissão estão em alta, pois, a otimização de sites também está com muita procura.

Mas, para contratar serviços de SEO, é preciso ter um site responsivo e otimizado.

Então, este profissional procura melhorar sempre os seus trabalhos, seja com sites com carregamento inteligente, com design responsivo ou minimalista.

Implementar o modo escuro e claro em seus projetos, além de tornar as páginas mais atrativas e entregando o conteúdo demandado pelo visitante. Existem diversas possibilidades para o Web Designer na área de Design também.

Um Web Designer poderá atuar em várias áreas do Design, como o de:

  • Designer de Games;
  • Designer de Moda;
  • Designer de Produtos;
  • Designer Gráfico;
  • UX Designer;
  • UI Designer.

Uma outra possibilidade é que ele poderá conhecer outras profissões ligadas a Designer e trabalhar nelas, devido a forma de adaptação do profissional.

Quem cria site é o que?

Em suma, o trabalho de criação de sites em BH, por exemplo, é do Web Designer e atualmente as principais áreas de atuação de um Web Designer estão bem variadas.

Ele poderá trabalhar como um CLT contratado por uma empresa, autônomo ou freelancer. Ele poderá trabalhar também com contrato de manutenção de um Web Site, e é responsável por atualizar ele, sempre prestando assistência para a empresa.

Ele poderá atuar também abrindo, sendo sócio ou parceiro de alguma empresa de criação e desenvolvimento de sites, ou ser parceiro de agências de marketing e comunicação. Se por conta disso, ele poderá trabalhar em trabalhos por um tempo específico para cada cliente.

Como me tornar um web designer?

Se você pretende se tornar um Web Designer, deverá aprender que muitos conceitos teóricos e disciplinares serão requeridos de você. Sendo assim, você terá de aprender uma série de disciplinas, como as seguintes:

  • Teoria das Cores;
  • Tipografia;
  • Semiótica;
  • Arquitetura da Informação;
  • Usabilidade;
  • HTML, XHTML, CSS, JavaScript e etc.

Se ele pretende fazer tudo na criação de um Web Site, ele deverá compreender e saber aplicar todos os conceitos acima. E deverá também saber utilizar alguns programas de edição de fotos, imagens, formatação de texto e codificadores, e os principais são:

  • Fireworks;
  • PhotoShop;
  • Illustrator;
  • Corel Draw e afins.

E para que ele possa adquirir todos estes conhecimentos, será necessário que o Web Designer conclua algum curso na área. Ele poderá ser livre, técnico ou de nível superior, além de procurar especialização e capacitação no desenvolvimento de projetos dentro da área.

O Web Designer também poderá formar-se em algum curso superior, depois de completar os seus estudos. E poderá estudar tudo ligado a programação e desenvolvimento Web, para assim, tornar-se um Web Master, com todas as funções que um poderá fazer.

Ele deverá ser uma pessoa que goste muito de tecnologia, ser uma pessoa empática e muito criativa, além de gostar de resolver problemas ligados a estas áreas.