Qual a importância da pintura predial?

As atividades que englobam o acabamento dos edifícios e dos prédios, normalmente, são as mais fáceis de lidar, se comparado à construção da estrutura, por exemplo, que é um processo bem mais delicado e demorado. 

Apesar disso, ambas as etapas são fundamentais, afinal, elas serão as grandes responsáveis por causar impressões nas pessoas, sejam elas boas ou ruins, além disso, elas irão fazer com que a pessoa opte por alugar (ou comprar) ou não o apartamento, seja ele para uso profissional ou para uso pessoal. 

Sendo assim, diferente do que muitas pessoas têm em mente, a pintura predial não está relacionada somente com uma questão de capricho, e para que você entenda um pouco mais sobre o assunto, separamos aqui neste artigo alguns tópicos que podem ser de extrema relevância para que você entenda mais. 

A tendência dos prédios

Hoje em dia, ao chegarmos em grandes cidades, é comum nos depararmos com diversos prédios ao nosso redor, sejam eles profissionais ou pessoais. Eles existem nos mais diferentes tamanhos, podendo chegar a até 20 andares, e nos mais variados modelos, mas sempre contando com estruturas extremamente fortes. 

Além dos empresariais e dos pessoais, é normal que escolas e outras instituições de ensino sejam localizadas em prédios, o que fica até mais fácil para que as turmas possam ficar separadas conforme o grau de aprendizagem.

Importância de uma boa pintura predial 

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a tendência dos prédios, separamos aqui nesta parte do artigo alguns tópicos que, com certeza, farão com que você entenda um pouco mais sobre a importância de investir em uma boa fachada predial. Confira.

A primeira impressão é a que fica

O fato da primeira impressão ser a que fica é o primordial quando pensamos na importância da pintura da fachada predial. O que acontece, normalmente, é que ao se interessar pelo aluguel de um apartamento, as pessoas saem em busca de prédios, e é claro que além das exigências pessoais, a impressão externa do prédio é um dos primeiros pontos que as pessoas consideram, afinal, o exterior do prédio diz muito sobre o prédio em si e sobre os demais moradores. 

Maior valorização do imóvel 

Outro ponto importante que podemos destacar sobre a pintura predial é em relação a maior valorização do imóvel. Isso porque, quanto mais apresentável for a fachada do prédio, mais as pessoas entenderão que o imóvel em si é valorizado, e se interessarão em fechar negócio. 

E essa dica também é de extrema relevância no caso dos prédios escolares, afinal, ao procurar por uma escola para os filhos, as mães sempre buscam por lugares apresentáveis, de boa estrutura, com acabamentos devidamente finalizados e com pintura que trazem mais credibilidade ao lugar. 

Prevenção contra possíveis danos

A pintura predial também é importante para que o prédio possa ser prevenido de possíveis danos, seja com relação à estrutura, ou até mesmo em questão de possíveis infiltrações. 

Nesse caso, para que a pintura da fachada predial saia realmente nos conformes, o indicado é que seja contratada uma construtora especializada em manutenção de fachadas, a qual será capaz de atuar da melhor maneira visando o bom andamento da estrutura do prédio. 

Proteção da estrutura

Semelhante ao tópico acima, a pintura predial também é importante para atuar na proteção da estrutura. Nesse caso, o que acontece é que a pintura acaba servindo como uma espécie de revestimento para a estrutura do prédio, protegendo-a de diversas coisas. 

Além disso, investir em um impermeabilizante antes de realizar a pintura da fachada predial também pode ser uma dica super válida, assim, problemas como infiltração poderão ser facilmente evitados. 

Questão estética

Em último lugar, mas não menos importante, outro benefício da pintura predial está relacionado com a questão da estética, afinal, morar em um lugar agradável, esteticamente bonito é o desejo de muitas pessoas para que elas possam se sentir ainda mais confortáveis e a vontade. 

Quem é o responsável por pagar esse serviço

Agora que você já sabe quais são as importâncias da pintura da fachada de um prédio, você deve estar se perguntando quem é a pessoa responsável por arcar com todos os gastos referentes a isso, certo? 

Bom, como você já deve ter em mente, no caso de investir em uma pintura predial, os gastos serão todos de responsabilidade do gestor do prédio, não sendo necessário que os moradores precisem tirar no próprio bolso (na verdade, as taxas de construções estão inclusas no valor da taxa do condomínio. 

Além disso, é fundamental que a gestão do prédio invista em formas de manter a pintura, contratando, por exemplo, profissionais que sejam capazes de fazer a limpeza do local, sem causar nenhum tipo de problema à pintura.

Assim, após concluir a leitura de nosso artigo, esperamos que você tenha entendido um pouco melhor sobre a importância da pintura predial.

Qual a importância da pintura predial