Quais os melhores tipos de tecidos para decoração?

Se você deseja adicionar um toque pessoal à decoração da sua casa, o tecido é uma ótima maneira de fazer isso. Mas com tantos tipos e estampas diferentes de tecido disponíveis, pode ser difícil saber por onde começar.

Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como escolher o melhor tecido para a decoração da sua casa, visto que, o conceito de “melhor tecido” para decorar uma casa, depende única e exclusivamente do seu gosto pessoal e do tipo de atmosfera que deseja criar.

Considere a cor do tecido

O primeiro passo para escolher o tecido certo para a decoração da sua casa é selecionar uma cor de base. Esta será a cor dominante no tecido, a qual dará o tom para a aparência geral da sala.

Ao selecionar uma cor de base, é importante considerar as cores já existentes na sala, bem como o clima ou a atmosfera que você deseja criar. Por exemplo, se você deseja criar um espaço aconchegante e convidativo, pode escolher um tom rico e terroso, como bordô ou marrom chocolate.

Se você está procurando um visual mais moderno, pode optar por um tom mais brilhante, como verde limão ou rosa neon.

Escolha as cores de destaque do tecido

Depois de selecionar uma cor de base, você pode escolher uma ou duas cores de destaque para adicionar interesse e contraste ao tecido. Essas cores de destaque devem ser usadas com moderação e podem ser cores complementares ou contrastantes, dependendo da aparência que você está tentando alcançar.

Por exemplo, se sua cor base for bordô, você pode escolher uma cor de destaque como ouro ou verde. Por outro lado, se sua cor base for rosa neon, você pode escolher uma cor de destaque como preto ou branco.

Padrões florais

Padrões florais são uma escolha popular para tecidos decorativos porque podem adicionar um toque de elegância a qualquer ambiente. Ao escolher um padrão floral, é importante considerar o estilo geral da sala.

Por exemplo, um quarto tradicional ficaria melhor com um padrão floral mais clássico, enquanto um quarto contemporâneo ficaria bem mais bonito com um design de flores mais moderno.

Também é importante pensar na escala da estampa. Uma estampa floral grande pode ficar cansativo em um espaço pequeno, por isso é importante escolher uma estampa apropriada para o tamanho da sala.

Estampas com padrões geométricos

Padrões geométricos são outra escolha comum para tecidos decorativos. Eles podem adicionar interesse e profundidade a qualquer espaço, e podem ser usados para criar decorações mais tradicionais e contemporâneas.

Padrões abstratos

Padrões abstratos são uma opção interessante para tecidos decorativos, pois podem captar a atenção e adicionar textura a qualquer espaço. Ao escolher um padrão abstrato, é importante considerar o estilo geral da sala, bem como as cores que serão usadas no espaço.

Por exemplo, uma estampa abstrata em tons de azul e verde seria perfeita para adicionar mais textura a um quarto de casal que tenha o branco como cor predominante, ou até mesmo a um quarto de bebê.

Textura do tecido

Por fim, a textura é uma parte importante a se considerar ao escolher o melhor tipo de tecido para decoração. Texturas suaves podem dar um ar sofisticado a uma sala, enquanto texturas mais rústicas podem dar um ar de modernidade.

Alguns tecidos lisos a serem considerados incluem seda, cetim e veludo. Estes tecidos têm um toque luxuoso e podem adicionar um toque de elegância a qualquer espaço. Se você está procurando algo um pouco mais simples, considere algodão ou linho.

Já as texturas rústicas são perfeitas para dar um ar mais espontâneo a uma sala. Jeans, linho rústico e suede, por exemplo,são ótimas opções para quem quer adicionar espontaneidade e textura à sua decoração.

Esses tecidos também tendem a ser muito duráveis, tornando-os ideais para a área de lazer da casa ou casas com animais de estimação e crianças.

Texturas brilhantes são perfeitas para adicionar um toque de cor a uma sala. Estampas florais, padrões geométricos e até desenhos abstratos podem ser classificados como tecidos para decoração com textura brilhante.

Ao usar esses tecidos em sua decoração, é importante lembrar que, muitas vezes, menos é mais.

Então, se você deseja adicionar um toque pessoal à decoração da sua casa, considere o uso de alguns dos tecidos que mencionamos. E não esqueça: por mais que algumas pessoas possam palpitar sobre determinado tecido ser melhor que outro, apenas você sabe qual é a melhor opção para a sua casa.

Sendo assim, siga todas as dicas que demos neste artigo e tenha sempre em mente que os melhores tipos de tecidos para decoração, são aqueles que combinam com o tipo de atmosfera que você deseja criar e com o seu gosto pessoal. Então, não importa qual seja o seu estilo, com certeza haverá um tecido perfeito para você.

Quais os melhores tipos de tecidos para decoração