Porque pintar o telhado de branco

Porque pintar o telhado de branco: 5 vantagens

O maior motivo do porque pintar o telhado de branco é a economia de energia proporcionada.

Atualmente o mundo está passando por uma série de mudanças de consciência das pessoas. Essa mudança está se dando pelo fato da informação estar chegando cada vez mais para as pessoas no mundo todo.

Sendo assim, elas acabam por tomar consciência de muitas coisas em todos os aspectos da vida. Esse conhecimento está sendo disseminado pelas redes de internet que estão se popularizando no mundo todo rapidamente.

Sendo assim, muitas pessoas passaram a receber informações sobre a importância de algumas questões ecológicas. E passaram no dia a dia implementar uma série de coisas para diminuir o seu impacto ambiental

O telhado branco além de ser uma solução de baixo custo, ele irá ajudar a diminuir a temperatura das casas das pessoas. E isso faz com que o uso de ar condicionado seja menor, emitindo assim, menos poluentes na atmosfera.

Foram feitos estudos que comprovaram que quando um telhado é pintado de branco, pode-se assim reduzir de 35% a 75% da temperatura, e com isso foi possível verificar a redução de 96% dos raios UV e refletir até 80% de todos os raios solares.

Isso gera no mês uma economia de cerca de 30% em edificações gigantescas. E considerando assim, a importância da ajuda ao combate do aquecimento global. Nos EUA no ano de 2009 foi lançada a campanha One Degree Less (Menos Um Grau) como iniciativa da ONG Green Build Council.

Essa entidade é sem fins lucrativos e atualmente ela auxilia em ações para o desenvolvimento sustentável de construções. Mas também nos EUA, na Califórnia já foi votado e implementado uma lei onde é exigido que todos os prédios comerciais tenham o seu telhado nessa cor.

Porque pintar o telhado de branco

Você sabe quais as vantagens de ter um telhado branco? Selecionamos as 5 principais para você conhecer!

1 – Menores ilhas de calor

Para quem não sabe, uma ilha de calor é um fenômeno climático que normalmente ocorre em cidades com alta densidade de urbanização. Nestes locais pode ocorrer uma variação entre 1ºC e 5ºC de um local a outro ou em relação a áreas rurais do mesmo município.

 2 – Menor emissão de CO2 na atmosfera

O CO2 também conhecido como gás carbônico ou dióxido de carbono é um elemento químico que possui dois átomos de oxigênio e um de carbono. Sendo ele atualmente um grande problema para humanidade, devido a queima dos combustíveis fósseis.

A queima do Diesel, Gasolina, Querosene, Carvão Vegetal e Carvão Mineral ajudam a liberar na atmosfera uma grande quantidade de dióxido de carbono, e prejudicam o planeta. Isso faz com que o efeito estufa acelere, resultando no aquecimento global.

3 – Redução no consumo de energia

O que as pessoas precisam entender é que o telhado branco acaba por deixar os ambientes internos menos aquecidos. Devido a maior reflexão dos raios e da radiação solar. E pode se assim acabar por não precisar de utilizar os equipamentos de condicionadores de ar, ventiladores e ar condicionado.

Nesta brincadeira uma pessoa poderá gastar em média de 30% a até 60% menos de energia elétrica para climatizar um ambiente. Isso não é só um benefício para o seu bolso, como também é para o bem estar de todos em sua casa. Por isso, contratar um pintor para pintar o telhado de branco é uma ótima opção.

4 – Ajudando a refletir os raios solares

A cor branca sempre foi conhecida por ajudar a refletir a radiação solar. Isso faz com que se reduza a absorção de calor, e este penetre internamente. E sabe-se que quanto mais escura for uma tinta maior será a absorção de raios solares e consequente aumento de calor.

5 – Aumenta a vida útil para os telhados

Muitas pessoas relatam que a aplicação é bem fácil, e que imediatamente após a aplicação já há a observância de considerável diminuição das temperaturas. Além dela proteger o telhado, ela poderá evitar o desenvolvimento de fungos.

As pessoas acabam por fazer uma manutenção e nova pintura em 5 anos após a primeira pintura. Procure sempre o seguinte, utilize tintas de boa qualidade e adequadas para essa finalidade. Como o telhado está sempre sujeito a condições climáticas é apropriado utilizar tintas para essa finalidade.

Tem de se verificar o seguinte: Fazer o uso de tintas que não permitam o desenvolvimento de fungos. Uma alternativa ao telhado branco é o telhado verde que também irá te ajudar na questão de climatização.