O que é Power Bi: entenda neste artigo

Você já ouviu falar em Power BI? Ele é uma ferramenta poderosíssima quando o assunto é análise de dados e vem se tornando um conhecimento indispensável para quem busca trabalhar em grandes empresas, uma vez que cada vez estamos vendo empresas que estão migrando para o processo de tomada de decisões baseado em dados. 

Análise de Dados

Se você está buscando trabalhar em grandes empresas, ou até mesmo já trabalha em alguma, com certeza você já ouviu falar em decisões baseadas em dados. Isso não é nada além de analisar todos os dados disponíveis para a empresa e com isso tomar as decisões mais assertivas possíveis. 

Esse tipo de análise de dados é especialmente útil quando estamos falando de linhas de produção ou de marketing. 

Quando estamos falando em linhas de produção, por exemplo, imagine só que você tem um estoque de 1000 produtos já fabricados, e você precisa tomar a decisão de produzir mais 1000 ou aguardar que alguns produtos sejam vendidos para que a produção seja retomada. 

Se você possui um dashboard em Power BI Desktop, você pode analisar seus dados e saber: qual a projeção de vendas para os próximos dias, semanas e meses? Existe alguma sazonalidade que possa fazer com que os itens sejam vendidos ou fiquem empacados no seu estoque? 

Existe algum cliente que tem o costume de fazer grandes pedidos próximos a essa data? 

Tudo isso te ajuda a decidir se a produção deve ser pausada ou não. 

Análise de Dados no Marketing

Já quando falamos de marketing, muitas vezes precisamos analisar nossos dados para saber: o que eu estou investindo, eu estou tendo retorno? Qual está sendo o meu retorno? Será que se eu mudar a cor de um botão, a minha conversão em vendas aumenta? 

Será que se eu criar uma nova versão do meu site que faz com que a página seja carregada 2 segundos mais rápida, diminui a quantidade de pessoas que saem do site em consumir nenhum conteúdo?

Tudo isso são perguntas que uma boa análise de dados pode te ajudar a resolver. 

Mas o que o Power BI tem a ver com isso? 

O que é Power BI

O Power BI é um software criado pela Microsoft em que você pode colocar diversos dados, de diversas fontes e apresentá-los em diversas dashboards que são úteis para a visualização dos dados. 

Muitas vezes, quem são os responsáveis por coletar e filtrar os dados não são os mesmos responsáveis por entender esses dados e tomar decisões com eles, por isso, é importante que todos os envolvidos consigam ter uma visão clara do que os dados estão mostrando, para que as melhores decisões sejam tomadas. 

O Power BI faz exatamente isso. 

Com ele você pode criar dashboards dinâmicas, que podem ser atualizadas de acordo com a necessidade do tomador de decisão para que os dados sejam realmente utilizados no processo de decisão. 

E como ele é uma ferramenta de visualização de dados, tudo é muito visual e fácil de entender, o que facilita demais a vida de quem não tem o conhecimento necessário para lidar com os dados. 

Problemas ao utilizar o Power BI

Apesar do Power BI ser uma ferramenta incrível e que pode trazer muitos benefícios para médias e grandes empresas, é preciso que as pessoas saibam utilizar bem a ferramenta, por isso é recomendado que se você quiser implementar a ferramenta na sua empresa ou setor, que você tenha algum curso, pois só assim você conseguirá usufruir 100% das funcionalidades dessa ferramenta tão poderosa.

Outro ponto importante é que é necessário que as limpezas de dados e que as filtragens do que realmente deve ser analisado seja feita da forma correta. 

Isso significa que você vai precisar analisar muito bem os KPIs que são importantes para a empresa. 

Mesmo sendo uma ferramenta visual, se você não tomar cuidado, vai acabar com tantos dados e informações na tela que não vai saber ao certo para que lado olhar e isso pode ser muito frustrante. 

Escolhendo bons KPIs

Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer é escolher bem seus KPIs. Para isso, é importante que você defina bem as suas metas e o que exatamente você está querendo analisar. 

Se você estiver querendo olhar para a produção e saber se você deve ou não continuar produzindo um item, é importante que você foque somente neste item, e olhe tanto para o que já aconteceu no passado, preferencialmente na mesma época, e com isso tente prever o que acontecerá no futuro. 

Se no meio dessa análise você acabar inserindo dados de estoque de outro produto além do que está em questão, você com certeza acabará com as métricas erradas e tomará a decisão errada também. 

Então, independente da ferramenta que você utilizar para tomar as suas decisões baseadas em dados, é importante que você saiba exatamente o que você quer analisar para conseguir fazer isso da melhor forma possível. 

O que é Power Bi