Época de vestibular: como se preparar para as temidas provas

Inscrições e datas de diferentes faculdades e universidades já foram liberadas

Ingressar em uma boa faculdade é o sonho de muitos alunos em todo o mundo; contudo, a tarefa pode não ser tão fácil. Os desafios são diversos: ansiedade, medo da concorrência, dificuldade das avaliações, etc. Tudo isso pode levar um adolescente a um grande nível de estresse e cansaço. 

Porém, apesar de complicada, essa época é necessária e passa mais rápido do que todos imaginam. É importante ter em mente que a preparação começou há três anos, com o início do ensino médio, mas vale dar um gás nos estudos e começar uma fase ainda mais intensa. Confira como: 

Pesquisa

Meses antes das provas, as instituições costumam compartilhar um edital do vestibular. Nesse manual, o inscrito deve encontrar todos os dados necessários para o processo seletivo, como datas, inscrições, materiais necessários e sugeridos, documentação, o que é permitido ou não, formulação das provas, etc. 

Fique atento e separe tudo com antecedência, para que não haja nenhum esquecimento na hora mais importante: o teste. 

Organização

Essa palavra deveria ser o mantra de qualquer vestibulando. A organização é fundamental para que esse processo seja o menos estressante possível.

Organize sua rotina com horários definidos para o estudo de diferentes áreas e matérias, e faça disso um hábito. Manter um dia a dia saudável, com planejamentos, hora certa para cada coisa, incluindo sono, alimentação e lazer, ajuda a desenvolver um foco essencial durante toda essa preparação. 

Foco este de grande importância para encarar horas e mais horas de provas, e, por mais monótono que tudo isso possa parecer, tente visualizar como um treino para quando chegar o momento do vestibular, onde não há pausas.

Treino

Como citado anteriormente, treinar é essencial para prestar um vestibular. Se possível, conte com a ajuda de um professor para aulas particulares e tire todas as dúvidas que possam surgir durante o caminho.

Separe alguns dias da semana para realizar provas antigas das instituições que você almeja e fique de olho nos números de acertos e no tempo levado em cada questão; dessa forma, o seu desempenho melhora constantemente. 

Além disso, não deixe de treinar as redações, pois elas costumam ter um grande peso nos vestibulares. Leia muito, procure por assuntos que são destaque nas mídias e sempre se mantenha informado.

Cuidados

É importante relaxar e cuidar da saúde física e mental. Dias antes da prova, desacelere um pouco, diminua o ritmo e descanse. De nada adianta se dedicar tanto e acabar exausto no momento em que você mais precisa de energia. 

Por isso, durma cedo e bem, faça leves refeições e deixe tudo preparado para a grande data. Para o dia, leve frutas e água, deixe a postos todo o material, e lembre-se: você está pronto para isso. 

Época de vestibular