dicas de passeio para a melhor idade

8 dicas de passeio para a melhor idade

Após uma vida de muito trabalho e dedicação aos filhos, os idosos também precisam aproveitar para passear um pouco. Nós sabemos que não existe idade para se viajar, pois viajar faz bem e oferece benefícios em qualquer fase de nossas vidas.

Todo mundo precisa, em algum período do ano, escapar da rotina e aproveitar para um conhecer um novo lugar, nem que seja ao menos dois ou três dias, não é mesmo?

É uma ótima oportunidade para se fazer amizades, além de recarregar as suas energias antes de voltar à rotina. Porém, será que você pode elaborar um roteiro que atenda às suas necessidades e sobretudo, ao que precisa uma pessoa dessa faixa etária? O sonho de estar sempre vivendo experiências novas é fácil de se realizar, ainda mais se souber se programar.

Pois bem, já está na expectativa pelas próximas aventuras? Então, continue esta leitura e aprenda sobre o que é o melhor para elaborar roteiros e passear por destinos que são indicados para qualquer pessoa da terceira idade. Separamos 8 belas cidades, que vão te deixar com vontade de sair de casa hoje mesmo!

1. Campos do Jordão

Campos do Jordão está a 180 km de São Paulo, sendo que a cidade é conhecida por ter um clima ameno, com geadas e névoa que são predominantes durante todo o inverno, por conta de que o município está localizado na fria Serra da Mantiqueira.

Essa cadeia de montanhas toma conta de uma parte dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além de ser um dos principais pontos turísticos de Campos do Jordão, o seu clima acaba relembrando as temperaturas que são comuns na Europa.

Até por conta de sua semelhança, a cidade é repleta de construções que remetem ao Velho Continente, como o Enxaimel, fazendo com que você se sinta em outro país. Não deixe de visitar os seus pontos turísticos, como o Morro do Elefante.

O centro da cidade é repleto de bares, restaurantes, lojas e também de um shopping. É um lugar perfeito para quem deseja conferir obras de artesanato, comprar roupas de frios e se deliciar com muitos chocolates.

2. Dom Viçoso

Dom Viçoso é uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, mas que reúne uma série de atrativos aos seus turistas, sendo indicada para todas as idades. Quem chega até a cidade pode conhecer as suas belezas naturais, se encantando com a sua cultura e rica história.

Um passeio recomendável é o “Em Cantos do Café Especial”, no Rancho São Benedito. Você conhece todo o processo de beneficiamento da bebida. Um guia especialista acompanha a visitação desde a plantação até o grão virar o café servido na xícara.

Ao término, os turistas degustam Café Especial e provam quitutes mineiros. Lembre-se de tirar fotos no Mirante que tem 1.304 metros de altitude, bem no meio da Serra da Mantiqueira de Minas Gerais.

3. São Roque

Vamos voltar a falar do interior de São Paulo. São Roque é uma pequena cidade do estado paulista, localizada a apenas 70 km da capital, conhecida pela rota do vinho. O seu clima é amigável para o crescimento das uvas, sendo que na cidade foram sendo instaladas diversas vinícolas, oferecendo tours privados, além de direito à degustação e almoços.

Para quem aproveitar para conhecer a cidade no verão, como no mês de janeiro, vai ter direito a colocar a mão na massa e visitar a vindima, que é como é chamado o processo de colheita da uva.

Mas, não é só de vinho que a rica cultura dessa cidade é composta. Existem outras atrações que merecem ser destacadas, principalmente pela sua construção que é colorida como nos moldes europeus.

O Morro do Cruzeiro é o mirante da cidade, merecendo uma visita quando estiver por lá. A partir de lá, é possível ter vista de todo o município.

4. Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade histórica de Minas Gerais e uma das mais importantes do Brasil. Fica a menos de 100 km de Belo Horizonte, sendo que a cidade foi palco da Inconfidência Mineira e também é o palco da Praça Tiradentes.

Em sua visita à cidade, não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, que em seu interior separa uma pintura maravilhosa para a visitação. Mesmo na melhor idade, muita gente não perde o espírito aventureiro, e estando em Ouro Preto, não tem como deixar de visitar as minas de ouro que foram exploradas durante o período de colonização do Brasil.

5. Gramado

Gramado é uma das cidades mais lindas do país, localizada na Serra Gaúcha e a 125 km da capital do estado, Porto Alegre. É uma cidade muito procurada por quem busca passeios e está na terceira idade, principalmente por ser tranquila e também pequena, facilitando caminhar por lá.

Quem visita Gramado não pode deixar de conhecer o seu enorme campo de lavanda, que sobretudo na primavera, forma um cenário incrível para tirar fotos. Uma das atrações mais buscadas pelos seus turistas é o Mini Mundo, que é um museu feito com as miniaturas das principais atrações turísticas de todo o mundo.

Também conta com o seu Museu de Cera, o Dreamland e o Mundo Vapor, espaço que é dedicado exclusivamente para relatar os espaços que são movidos a vapor. Assim como acontece em Campos do Jordão, Gramado também é um paraíso para quem aprecia chocolates.

6. Caldas Novas

Que tal realizar um descanso dentro de piscinas naturais? Caldas Novas, um município muito agradável no estado de Goiás, é uma das cidades mais procuradas pelos idosos, sobretudo por conta deste motivo.

Conta com uma boa infraestrutura para receber hóspedes de várias partes do país, formada por resorts que são de alta qualidade, oferecendo o conforto que é necessário após um dia de passeio.

7. Águas de Lindóia

Esta cidade fica a 185 km de São Paulo, também ficando bem próxima a divisa com Minas Gerais. Faz parte do belo Circuito das Águas, oferecendo ambientes tranquilos, que são típicos de uma região do interior.

Por conta desses motivos, é que este é um roteiro indispensável para quem deseja conhecer o Interior, um lugar calmo para a melhor idade. Os turistas costumam passar uma boa parte do tempo na Rua Minas Gerais, que é cheia de lojas para que você possa comprar alguma lembrança da cidade.

8. Paraty

Paraty é uma cidade do interior do Rio de Janeiro, repleta de tradição e cultura. Tudo começa pelo seu Centro Histórico, que é tombado pelo patrimônio histórico de 1958.

Não é muita gente que sabe, mas Paraty foi a primeira cidade planejada do país, uma cidade que foi pensada para viver de acordo com os ciclos da maré.

Alguns dos seus casarões mais antigos, são construções que foram erguidas ainda no tempo em que o Brasil era uma colônia, tendo uma forte influência na cidade por parte da maçonaria.