Como manter a dieta do seu cão equilibrada

O bem-estar animal depende de muitos fatores, inclusive de manter uma alimentação equilibrada, especialmente se o seu animal tiver algum tipo de comorbidade, como, por exemplo, obesidade e diabete, aí esses cuidados precisam ser ainda maiores. Isso porque essas doenças necessitam que o animal tenha uma boa alimentação, para ter uma melhora no quadro e por vezes pode até conseguir reverter o quadro.

O animal é como se fosse uma criança, ou seja, ele precisa de ajuda para comer aquilo que lhe faz bem e manter sua saúde preservada e se uma má alimentação for oferecida pode desencadear uma piora nessas doenças e até mesmo ajudar a desenvolver outras.

A alimentação é fundamental para manter a boa saúde deles, mas você também deve se atentar a outros detalhes, como, banhos, consultas veterinárias regularmente, controle de vacinação. Além disso, leve sempre seu animal para brincar e passear em parque e praças, eles necessitam desse tempo livre para desestressar, assim como nós também.  

Atualmente muitas pessoas estão mudando os seus hábitos alimentares e também querem o melhor para seus amiguinhos de quatro patas, por isso cada vez mais pessoas estão procurando rações de qualidade ou comidas naturais para oferecer aos seus bichinhos e claro que isso vai ajudar em um melhor desenvolvimento para seu pet. Um dos itens essenciais e que muitos donos de pet esquecem é em relação ao Ômega 3 na dieta canina. Existem até suplementos e ômegas que podem ajudar a manter a boa saúde animal, que vai colaborar em vários aspectos. 

Então, se você é uma dessas pessoas que estão a procura sempre manter uma boa saúde para seu bichinho, fique até o final desta leitura que você verá algumas das principais maneiras de manter a dieta do seu cão equilibrada. Agora vamos lá descobrir algumas coisas sobre a alimentação animal que podem contribuir bastante para você oferecer uma melhor qualidade de vida para seu amigo inseparável. 

Qual a importância de manter uma boa

Quando seu cão tem uma alimentação equilibrada, faz com que ele receba a quantidade necessária de nutrientes para seu organismo. Devemos lembrar que para cada tipo de animal existe uma alimentação adequada, por isso é muito importante levá-lo ao médico veterinário caso note alguma anormalidade ou note que seu cão está abaixo ou acima demais do peso. 

Uma boa alimentação vai ajudar em diversos aspectos, inclusive a manter a saúde e evitar doenças mais graves, isso porque ele vai estar recebendo todos os nutrientes que ele precisa para se manter saudável. 

Então descubra qual é a alimentação equilibrada do seu cão, seja ele filhote ou mais de idade, para todos eles há uma dieta balanceada diferente, isso acontece, pois para cada idade é preciso nutrientes diferentes. Outro ponto que vale ser destacado é que atualmente também é possível encontrar alimentos para idade e raças diferentes, possibilitando dar uma melhor atenção no que cada uma delas necessita em determinado momento da vida. Fica muito mais fácil manusear uma boa alimentação sabendo qual a idade em que animal se encontra.

Além disso, também é possível obter uma dieta regular para cada especificação do cão, por exemplo, se é um cão que trabalha com a polícia é preciso de determinados nutrientes e bastante treinamento, se for um cão de clínicas terapêuticas já é outro tipo de dieta e assim por diante.

Veja abaixo as principais maneiras de manter a dieta do cão equilibrada  

Visto acima como é importante que seu cão tenha uma alimentação equilibrada veja abaixo algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira possível e manter seu cão sempre saudável e ainda proporcionar uma boa qualidade de vida prevenindo inúmeras doenças, isso porque os pets necessitam de uma certa quantidade de nutrientes para criar anticorpos para manter seu corpo protegido.

Ofereça a quantidade correta de alimento

Os animais de estimação, muitas vezes comem aquilo que lhes oferecem e isso é independente da quantidade, então você que é o responsável pelo cão, tem o dever de colocar a quantidade e a hora correta do alimento do seu doguinho, e isso varia de acordo com o tamanho do cachorro. 

Recomenda-se manter sempre a quantidade correta do alimento, nem muito e nem um pouco demais a quantidade exata para que o animal se alimente e fique satisfeito.

Não dê comida fora de hora

Como citamos brevemente acima, os animais necessitam comer na hora certa, isso porque os cães têm horários e hábitos diferentes para se alimentar, pois comem apenas duas ou três vezes ao dia. Por isso é muito importante manter uma rotina melhor na hora de servir a comida do animal.  

Não dê comida humana ao animal

Os animais têm sistemas completamente diferentes de nós humanos, por isso é melhor evitar dar comida humana para eles, pois eles precisam de outros tipos de nutrientes na hora de se alimentar.

Além disso, você deve tomar  muito cuidado, porque muitos dos alimentos normais para nós, para eles costumam ser muito tóxicos, fazendo muito mal ao seu bichinho.  

Como manter a dieta do seu cão equilibrada