como economizar água

Como economizar Água?

Pequenas mudanças simples no dia a dia podem fazer com que economizemos água. Então, confira algumas dicas a seguir:

1 – Tempo de banho

Uma pessoa que toma um banho de 15 minutos, gasta cerca de 130 litros de água! Mas, se você reduzir em 2/3, utilizará apenas 45 litros de água. Sendo assim, a economia é de 2 terços! Procure conversar com familiares e optar por banhos que durem menos tempo, mas com total foco na higienização do corpo.

2 – Ao escovar os dentes desligue a torneira

Torneiras são um dos locais onde mais consumimos água. Sendo assim, escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta poderá representar um gasto desnecessário. São cerca de 12 litros de água jogado fora! Sempre que não estiver usando elas, procure fechá-las bem.

3 – Procure ensaboar todas louças de uma vez

Se possível antes de iniciar a lavagem das louças, procure tirar todos os restos de comidas delas, seja com um guardanapo ou papel toalha. Procure ensaboar elas todas de uma só vez com a torneira sempre fechada.

Após enxaguar todas elas, procure lavar os mais gordurosos primeiro, para evitar que a gordura vá aos outros utensílios. Apenas essas dicas o fará economizar água ao lavar vasilhas após saborear uma deliciosa comida peruana, por exemplo.

4 – Melhore o uso da máquina de lavar

Procure sempre usar sua máquina em sua total capacidade de peso de lavagem. Após isso, procure fazer com que as roupas passem pelo ciclo totalmente completo. A melhor forma é acumular o máximo possível de roupas e lavar elas de uma vez só.

Dependendo do tipo de eletrodoméstico e máquina, existem o modo eco. Você poderá usá-lo para conseguir reduzir o consumo e gasto de água. Procure também lavar elas em modo água fria, e deixe o modo água quente das máquinas lava e seca somente para lavar roupas que precisam de esterilização.

5 – Tente reaproveitar a água da máquina de lavar

Esta é uma água que poderia ser usada para limpar outros locais da casa. Mas infelizmente normalmente ela é descartada pelo ralo. Por ter sabão nela, ela pode ser reaproveitada para lavagem de pisos externos, quintal, banheiro e outros locais.

Este tipo de água tem micro-organismos, se você for fazer o uso dela somente dias depois, adicione cloro para ela não ficar com mau cheiro quando eles se multiplicarem.

6 – Evite lavar calçadas com mangueira

Em algumas cidades isso dá multa. E procure ter uma atitude consciente, pois meia hora de uso poderá representar o gasto de 120 litros! Procure reutilizar a água da máquina ou fazer o uso de pequenos baldes de água para lavar sua calçada ou quintal.

7 – Use descarga com válvula de acionamento duplo

Nem todo momento precisamos de muita água na descarga, não é mesmo? Sendo assim, existem privadas que já vem com válvulas de duplo acionamento. Uma para maior vazão de água, quando alguém soltar aquela coca de 2 litros ou uma para quando for poucos dejetos.

Já existe no mercado válvulas de duplo acionamento também para parede.

8 – Resolva problemas com vazamentos

Pode ocorrer de você ter problemas com infiltrações ou vazamentos em sua residência, imóvel de campo, praia ou comercial. Estes problemas acontecem sem nós percebermos, e desperdiçam muita água. Muitas pessoas têm um grande susto quando a conta chega.

Se tem torneiras com goteiras ou paredes manchadas, procure verificar se ali não tem um vazamento. Paredes com mofo, bolhas em pinturas ou bolor podem ser indícios de problemas com isso. Caso necessite, procure um profissional para te auxiliar neste problema.

9 – Feche bem as torneiras

Ainda bem que um vazamento de torneira é fácil de perceber para ser corrigido a tempo. Mesmo porque esse tipo de problema pode gastar cerca de 40 litros de água a toa por dia! Resolva o quanto antes este problema e reduza sua conta de água.