Como Ter Segurança Ao Jogar Online

Cibersegurança e Entretenimento: Como Ter Segurança Ao Jogar Online

Existem diversos jogos online que estão disponíveis nos mais variados sites. Alguns portais contam com jogos que permitem que você jogue sem necessariamente ter que criar um cadastro. No entanto, outras empresas exigem que você informe os seus dados para poder jogar.

Seja informando os seus dados, ou simplesmente acessando o site que você quer jogar e jogando os seus jogos sem apresentar as suas informações, é essencial que você tenha muita segurança ao se divertir na internet. Afinal, nem todos os sites desse gênero oferecem a proteção adequada para os seus dados.

Por isso, conhecer algumas boas práticas pode ajudar a deixar os seus dados ainda mais em segurança. Confira a seguir algumas dicas para ter mais segurança ao jogar online e priorizar a cibersegurança para que o seu entretenimento não seja comprometido quando você escolher o seu jogo preferido.

Acesse apenas sites confiáveis

O primeiro elemento que você precisa levar em consideração ao escolher um site para jogar é a confiabilidade com base no cadeado que aparece na barra de navegação. Ou seja, se no campo onde você digita o endereço do site aparece um cadeado no lado esquerdo da URL, então significa que o portal é seguro.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a segurança do site, basta clicar no cadeado e ver as informações de segurança que ele tem. Essa pequena boa prática pode fazer toda a diferença para que você acesse apenas sites confiáveis. Além disso, é possível que você defina se o site em questão pode acessar a sua localização e outros dados, por exemplo.

Em teoria, os sites só devem acessar os seus dados se você permitir. Por isso, algumas empresas apresentam barras suspensas para que você confirme que permite acesso aos seus cookies e outros dados. Caso esteja disponível, até mesmo a política de privacidade ajudará a entender como o site protege as suas informações.

Use VPN

A segunda boa prática recomendada para quem deseja acessar sites de jogos confiáveis é usar a Virtual Private Network (VPN). Essa tecnologia foi lançada no mercado recentemente e desde então transformou completamente a experiência de usuários que procuram ter uma navegabilidade mais privada.

Ao habilitar VPN para Chrome ou para qualquer outro navegador, você terá plenas condições de ter os seus dados criptografados para protegê-los de terceiros. Em teoria, essa tecnologia criptografa as suas informações para que terceiros não consigam acessá-los e possam utilizá-los para finalidades errôneas.

A VPN pode ser tanto usada como extensão em navegadores, quanto ser baixada em seu Windows ou Macbook. Usuários de dispositivos móveis também podem fazer o download desse software e instalá-lo em seus smartphones para que possam acessar conteúdos diversos em segurança.

Em teoria, a VPN não atrapalha em absolutamente nada a sua navegabilidade e acesso ao seu jogo preferido. Muito pelo contrário, essa tecnologia permitirá que você acesse ainda mais sites que não necessariamente estão disponíveis em sua região, o que gerará uma experiência ainda melhor para você.

Dê preferência às redes privadas

É normal querer jogar um jogo online quando você estiver em uma conexão pública. Afinal, existem diversas redes que permitem conectividade dos usuários sem que seja necessário informar uma chave de acesso. No entanto, diferentemente das redes privadas, as redes públicas oferecem mais vulnerabilidade para as suas informações.

Nas redes privadas há uma chave de segurança e, em teoria, mais camadas de proteção para quem deseja jogar. Já nas redes públicas a segurança é menor, pois não é necessário informar uma chave de acesso para que você consiga navegar. Isso também é verdade para outras pessoas que acessarem a internet em questão.

Em teoria, se você não tiver usando a VPN e acessar uma rede pública, os seus dados terão mais probabilidade de estar em risco do que se você navegar em uma rede privada. Por isso, dê sempre preferência às redes privadas para jogar os seus jogos. Afinal, quanto mais camadas de proteção você tiver, melhor.

Combine as boas práticas e tenha mais segurança ao jogar online

O ideal é que você combine todas as boas práticas para que a sua navegabilidade seja o mais segura possível. Portanto, certifique-se de acessar apenas sites confiáveis e evitar enviar suas informações para empresas que não são seguras.

Além disso, lembre-se de instalar a VPN para que os seus dados sejam criptografados e, caso seja possível, prefira sempre acessar redes privadas. Mesmo que elas não acabem com os riscos atrelados a internet, essas boas práticas ajudam a deixar a sua experiência ainda mais segura.