Vai tirar a primeira habilitação

Vai tirar a primeira habilitação? Entenda como funciona a prova do DETRAN e veja dicas de preparação

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conhecida também como carteira de motorista ou carteira de habilitação, é um documento que atesta que você está apto para dirigir veículos automotores terrestres no território nacional.

Para conseguir a sua primeira habilitação, é necessário que você faça a prova do DETRAN, Departamento Estadual de Trânsito. Essa prova é dividida em duas partes: a teórica e a prática.

Neste guia você vai conhecer como funciona a seleção e as melhores formas de se preparar e conseguir sua aprovação.

Prova do DETRAN: Quais temas caem na prova teórica?

O Simulado detran é aplicável a todos os estados brasileiros. Ele traz uma excelente base sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, direção defensiva e noções de mecânica básica.

Confira sobre o que trata cada um dos temas:

Legislação de trânsito

Basicamente se refere às placas e seus respectivos significados. Geralmente essas questões contém pegadinhas.

Primeiros socorros

Como você deve agir no caso de um acidente com vítimas; quais as penalidades para quem não presta primeiros socorros.

Direção ofensiva

Como o motorista deve agir para evitar acidentes.

Mecânica básica

Perguntas ligadas à manutenção preventiva e sobre as principais engrenagens dos veículos.

Embora cada estado possua particularidades referentes a vigência do DETRAN, o simulado DETRAN é adaptado a todos eles, inclusive ao Amazonas. Lá a prova para conseguir a primeira habilitação conta também com questões sobre reciclagem.

Embora na prova oficial conste apenas 30 questões que devem ser resolvidas em 1 hora, neste simulado o tempo é diminuído (30 questões em 50 minutos). Dessa forma, a simulação segue um ritmo mais rígido e te deixa melhor preparado.

Por fim, para que você obtenha sua primeira habilitação, é necessário acertar 21 das 30 questões, um total de 70% da prova.

Dicas de preparação

A resolução de questões é uma ótima forma de potencializar seus estudos. Repetidas vezes pode ser ainda melhor para fixar temas que possuem maior grau de complexidade. Portanto, faça o simulado do seu estado quantas vezes quiser.

Além disso, muitas das questões podem ser resolvidas por conhecimento empírico e por bom senso. Contudo, você deve ser atentamente às questões, para que não caia nas famosas “pegadinhas”, aqueles erros quase imperceptíveis em uma alternativa.

Se sobrar tempo até o prazo final para entrega da prova, releia as questões. Afinal, você pode ter deixado escapar algo, e isso pode te custar a sua primeira habilitação.

E, é claro, nunca deixe questões em branco! Mesmo que você não tenha certeza de qual alternativa marcar, assinale a que mais lhe for correta. Há sempre a possibilidade de acertar.

Atenção! Sair com antecedência de casa é extremamente importante!

Dessa forma, evita-se que imprevistos te atrasem e que você perca o horário. Lembre-se de conferir se está lavando a documentação necessária antes de sair de casa. Veja também se o celular já está desligado ao chegar ao local.

Resumindo:

  • Invista em interpretação textual.
  • Responda mais de 1 vez o simulado.
  • Estude mais o que for mais complexo.
  • Preste muita atenção nas aulas presenciais da autoescola.
  • Cuidado com o horário; confira a documentação e o celular desligado.

Potencializando os estudos

Com a internet, um número muito maior de informações está disponível ao público.

Assim, conseguir a sua primeira habilitação ficou mais fácil, pois há uma boa variedade de vídeo-aulas disponíveis.

Durante as aulas práticas, toda e qualquer dúvida que o aluno tiver, deverá ser esclarecida com o instrutor. Assim, você se sente mais seguro ao realizar ambas as provas: teórica e prática.

Se durante os exercícios do simulado você também ficar confuso, recomenda-se que essas dúvidas sejam anotadas e expostas ao seu instrutor na aula prática mais próxima.

Esse exercício de teoria e prática testa seus verdadeiros conhecimentos e te afasta da “decorreba”.

Finalmente, não perca tempo!

Não sabe ou não tem certeza da resposta daquela questão? Pule para próxima, e no fim volte a que esteve com dúvida. Você tem média 2 minutos por questão. Algumas serão mais fáceis, restando tempo para as mais difíceis, mesmo assim, esteja atento ao relógio! É a sua primeira habilitação em jogo.

Em síntese:

  • Anote suas dúvidas e as esclareça com o instrutor.
  • Não perca muito tempo com uma só questão.
  • Assista vídeo-aulas.

Considerações finais

O objetivo deste artigo é te informar como será a prova para a obtenção da CNH, segundo os critérios do DETRAN de cada estado, além de auxiliar nos estudos e indicar formas de conciliar teoria e prática.