Quais são os 4ps do marketing

Quais são os 4ps do marketing? – Confira explicação de cada um deles!

Quais são os 4ps do marketing? Quais são, afinal, os 4 pilares que devemos seguir para obter os melhores resultados em nossas campanhas de marketing? Existe enfim uma estratégia infalível para obter resultados realmente significativos em nossas campanhas ou não? O que fazer em relação ao marketing digital?

Sim, existem pilares que servem como base para qualquer tipo de campanha de marketing. Estes são conhecidos como os 4ps. São palavras em inglês que iniciam com a letra P, e que definem uma série de estratégias que podem ser cruciais para que seu negócio realmente dê resultado.

Mas, e quais são eles? Você verá que são palavras simples, estratégias fáceis de serem colocadas em prática. Em suma, a grande maioria das pessoas tem a chance de fazer isso, pois é verdadeiramente o básico, mas acabam deixando a desejar e trazendo ainda mais problemas para o seu próprio negócio com o decorrer do tempo.

No conteúdo de hoje, portanto, vamos ajudar você a compreender melhor sobre quais são os 4ps do marketing. Então, caso quiser entender melhor sobre o assunto para colocá-lo em prática na sua empresa, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo. Vamos lá, leia conosco!

Quais são os 4ps do marketing?

Afinal, quais são os 4ps do marketing? As quatro ferramentas do “mix de marketing”, que juntas formam uma estratégia de marketing uniforme, se estabeleceram, sobretudo, para a venda de produtos e são:

  1. Produtos (Products);
  2. Preço (Price);
  3. Local (Placement);
  4. Promoção (Promotion).

Em relação ao setor de serviços, o modelo 4P de marketing apresenta algumas fragilidades, mesmo que ainda seja um esquema básico que todo profissional de marketing deve conhecer. Abaixo, explicamos o que você deve prestar atenção como empreendedor ao usar os 4Ps. Leia:

1. Produto: o que distingue o meu produto?

O produto é o coração do mix de marketing e influencia todos os outros processos. Inclui todas as áreas que giram em torno do design do produto, como o material, o design, o nome da marca e também os serviços oferecidos relacionados ao próprio produto.

Uma boa política de preços envolve um planejamento detalhado. Antes de tudo, você deve pensar exatamente em qual alvo você gostaria de atingir e quais são os requisitos específicos do produto.

Neste caso é importante responder às seguintes questões: qual é a idade do seu alvo e que características o distinguem (por exemplo, poder de compra, preferências, estilo de vida)? É um produto apenas para mulheres ou para homens, ou é voltado para ambos os sexos? É possível oferecer variantes de produtos (por exemplo, diferentes versões em diferentes faixas de preço ou modelos adequados para um determinado gênero)?

Como parte da política do produto é necessário estabelecer quais qualidades o produto deve apresentar e quais funções ele oferece ao cliente. Neste caso, o uso concreto do seu produto é acima de tudo importante.

Além do uso e das características básicas de um artigo, a política do produto inclui muitas outras áreas importantes, das quais ilustramos alguns exemplos.

2. Preço: quanto deve custar o meu produto?

O preço também é um componente essencial do mix de marketing. Na estratégia de precificação, trata-se de definir preços de produtos, mas também de ajustes de preços e promoções de última hora.

Idealmente, o preço básico de um produto deve ser acordado com o objetivo de obter o maior lucro possível com sua venda, mas mantendo-se competitivo. Para encontrar o preço ideal, você precisa calcular corretamente os custos de produção e distribuição, bem como avaliar o poder de compra e os hábitos do seu público-alvo.

3. Local (placement): como você leva o produto aos clientes?

Quais são os 4ps do marketing? A política de distribuição é a ferramenta do mix de marketing que determina como seu produto chega aos clientes. Inclui todas as atividades que giram em torno dos canais de distribuição do produto.

Nesse caso é importante se fazer perguntas como: meu produto chega aos clientes por meio de intermediários ou por meio de um canal direto? Ou a empresa tem que oferecer as duas variantes? A escolha do distribuidor também se enquadra nesta esfera.

4. Promoção: chamar a atenção dos clientes para o produto

Para que mais pessoas conheçam seu produto, você deve investir em sua promoção. A política de comunicação indica todas as medidas que visam incentivar a venda de um produto e criar uma imagem positiva da marca e da empresa.

Geralmente isso acontece por meio de campanhas publicitárias, relações públicas e iniciativas de marketing com as quais você chama a atenção para seus produtos e motiva o público-alvo a comprar.

Como é improvável que você tenha alguma renda sem a promoção adequada de seus produtos, uma política de comunicação criteriosa é uma das ferramentas indispensáveis do mix de marketing.

Por fim, a promoção significa todas as medidas de comunicação através das quais o público-alvo recebe mais informações sobre o produto. E então, entendeu melhor quais são os 4ps do marketing? Esperamos que sim. Até a próxima!