Quais são as vantagens de usar energia solar

Quais são as vantagens de usar energia solar?

Nos dias atuais muito se fala sobre energias renováveis e a principal destas é a energia solar, o sol está presente de forma relevante por todo o planeta, principalmente onde vivemos, o Brasil está próximo a linha do Equador, a faixa terrestre em que mais há incidência solar.

Sendo assim, somos um dos países que mais possui um bom potencial energético, capaz de se auto sustentar, completamente com uma energia limpa, livre de poluentes e renováveis, o que é um ótimo paradoxo.

A energia elétrica está cada dia que se passa mais cara, pois há diversos fatores que a fazem flutuar, em alternativa às energias convencionais temos a solar, que pode ser para o brasileiro uma excelente saída.

Nem todos sabem dos benefícios que a energia solar possui, e ficam cada vez mais receosos em investir nela, afinal, o seu preço de entrada é visto como um investimento, pois, passa a compensar somente após um bom tempo.

Para muitas pessoas, este é o futuro, mas para o resto da população que vê a energia solar somente como uma alternativa, há um longo processo para ser concretizado.

Sendo assim, não importa em qual dos grupos você se encaixa, neste artigo está listado alguns dos principais benefícios e vantagens de adotar a energia solar, para sanar as suas dúvidas e provar que nos dias atuais é uma excelente saída.

Energia sustentável

Se há uma palavra que está muito em alta nos últimos anos é a sustentabilidade, presente em todas as esferas da sociedade,  principalmente nos quesitos que dizem respeito aos recursos naturais.

A primeira vantagem do sistema de painéis solares está diretamente ligada à sustentabilidade, uma vez que as placas têm a função de transformar a energia captada do sol, em energia elétrica, ou seja, transformam algo que é extremamente abundante de forma que atenda às nossas necessidades.

Como já foi dito, o Brasil está estrategicamente posicionado, de modo que possui uma das taxas mais altas de incidências solares, o que é uma das maiores vantagens, pois, o sistema fotovoltaico é extremamente vantajoso e confiável, diferente dos outros geradores, como energia a carvão e gás, a solar está ligada a um recurso natural inesgotável e que está o tempo todo se renovando.

Sem poluição

Uma das coisas que mais não viabiliza produção de energia em larga escala,  são os processos mecânicos como das hidrelétricas, que necessitam de muita infra estrutura gerando sempre danos ambientais.

Os painéis solares não necessitam de quase nada no processo de operação, basta instalá-los corretamente, e você vai possuir energia barata, renovável e sem dano algum ao meio ambiente.

Isso acontece, pois a energia é gerada a partir da radiação utilizando processos químicos que ocorrem nos painéis, sendo assim, não gera resíduo algum e é completamente silencioso.

Queda no valor da energia solar

Por mais que o investimento inicial para adquirir as placas e o sistema de energia seja alto, em pouco tempo ele se paga, simplesmente com a queda no valor da energia que é consumida pela sua residência.

Tenha em mente, que o sol, se faz muito presente até mesmo nos dias mais frios e chuvosos,  é possível gerar e armazenar energia sem maiores esforços. A depender do tamanho e da quantidade de suas placas, é possível que 100 % de sua residência seja abastecida pela energia solar, o que vai gerar um retorno imediato de 98 % de economia, uma vez que você vai continuar pagando apenas as taxas obrigatórias das concessionárias.

Sendo assim, em pouco tempo, o valor investido vai se pagar, e começará a dar lucro para o proprietário.

Zero manutenção

As placas solares são itens extremamente bem feitos que quase nunca exigem manutenção ou reparos.

Se os objetos forem bem instalados, você pode ficar completamente despreocupado, muito provavelmente elas não vão necessitar de mudanças nos próximos  10 anos ou mais.

Elas funcionam 12 horas por dia e quase nunca é preciso de manutenção, a única coisa que necessita de cuidado é a lavagem dos módulos, porém deve ser feito a cada seis meses, e pode ser realizado pelo próprio proprietário com poucos minutos de atividade.

Vida útil

Se um item possui uma baixa taxa de manutenção isso implica que ele terá uma excelente vida útil, e no mundo dos painéis solares isso é uma verdade concreta.

Muito dos benefícios de adotar este sistema de produção de energia se dá, graças a sua durabilidade, que além de não necessitar de manutenções, ainda é extremamente longevo.

Os módulos contam com 80 % de eficiência, e isso se dá da seguinte forma:

O sistema inteiro se paga em 4 anos, ou seja, com a economia, o valor investido já foi devolvido a você, porém as placas e o sistema possuem uma vida útil de cerca de  25 anos, o resto do tempo, toda economia será lucro, funcionando por mais de 20 anos te deixando sem pagar as contas abusivas.