Quais revestimentos para banheiro valem a pena investir

Quais revestimentos para banheiro valem a pena investir?

Depois de encontrar o imóvel junto à imobiliária, é comum realizar algumas alterações na propriedade, a fim de personalizá-la de acordo com seus gostos e preferências pessoais. Um ambiente que costumava ser esquecido, mas que hoje em dia ganha cada vez mais destaque é o banheiro, principalmente por contribuir com a sensação de relaxamento e autocuidado, essenciais para uma boa qualidade de vida. 

Nesse sentido, o revestimento do ambiente precisa não apenas ser bonito e atender à personalidade dos moradores, mas também de boa qualidade. Afinal, o banheiro é um espaço úmido, exigindo materiais resistentes e duráveis. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para falar quais revestimentos valem a pena para banheiros. Vamos lá? 

Porcelanato

O porcelanato é o revestimento queridinho do momento, tanto para banheiros quanto outros ambientes do imóvel. Ainda que tenham valor um pouco mais elevado, eles possuem ótimo custo-benefício, pois além de bonitos, oferecem sofisticação e ainda são resistentes à umidade e abrasão. Como consequência são extremamente duráveis, o que garante um excelente investimento. 

A boa notícia é que existem diferentes tipos de porcelanatos disponíveis no mercado, atendendo aos mais variados gostos e necessidades. Contudo, para o banheiro, os mais recomendados são acetinados, visto que são menos escorregadios. Além disso, possui baixa impermeabilidade, o que garante menor necessidade de manutenção. 

Entretanto, se desejar o efeito estético dos porcelanatos polidos, uma boa opção é utilizar o revestimento nas paredes, pois assim, sua segurança se mantém intacta. 

Mármore e granito

É impossível falar sobre revestimentos para banheiro e não citar as pedras naturais, como mármore e granito. Consideradas nobres e muito elegantes, elas também não mais caras que os outros revestimentos que citamos. Contudo, para quem tem orçamento disponível, vale a pena o investimento. Isso porque, além de serem incrivelmente belas, elas possuem excelente resistência à abrasão, possuindo altíssima durabilidade e, consequentemente, fazendo valer o valor gasto. 

Uma boa alternativa para deixar o ambiente ainda mais sofisticado é utilizar o material nas bancadas, além dos pisos e paredes, promovendo sensação de continuidade e luxo. Contudo, são mais lisos e por isso é recomendado o uso de produtos antiderrapantes, a fim de evitar acidentes. 

Pastilha e mosaico

As pastilhas para banheiro também são ótimas opções, sendo vendidas em placas e divididas em diferentes quadradinhos, podendo variar entre uma paleta de cores ou ser todos iguais. Dependendo do projeto, podem ser usadas em apenas uma área, como o box, nichos, acima da pia, no chão ou em uma faixa de parede. A mais famosa é a pastilha de vidro, sendo muito durável e impermeável, mas existem também pastilhas de pedra, metal, cerâmica, etc. 

Cerâmica

A cerâmica é um revestimento muito tradicional e popular na construção, sendo uma alternativa mais barata quando comparada com as demais, além de não exigir profissionais especiais para sua instalação. Mas, mais do que isso, a cerâmica está disponível nos mais diferentes tamanhos, modelos, cores e texturas, sendo capaz de se encaixar em variados projetos de decoração e trazer um toque de personalidade. Além disso, uma grande vantagem desse revestimento é que ele é resistente a fungos, garantindo boa resistência e durabilidade. 

Vale lembrar que, da mesma forma que o porcelanato, ela tende a ser um pouco escorregadia. Contudo, é possível corrigir essa situação com facilidade ao aplicar uma resina antiderrapante sobre ela. 

Ladrilho hidráulico

Muito usado antigamente, o ladrilho hidráulico voltou aos projetos decorativos dos banheiros, promovendo um charme muito especial aos ambientes, deixando-os com um visual que mescla o moderno e o retrô. 

Seja em paredes ou como piso, ele deve ser impermeabilizado após a instalação, pois caso contrário, pode se desgastar com facilidade. Por outro lado, devemos deixar claro que existem cerâmicas e porcelanatos com estampas de ladrilho, o que garante a beleza do material, mas sem deixar de lado a praticidade no dia a dia. Outro ponto importante que merece destaque é que o material é feito de forma artesanal e, por isso, possui um preço mais elevado e exige mão de obra especializada para sua instalação. 

Dicas para escolher o revestimento ideal para o banheiro

  • Considere o estilo de decoração que deseja para o ambiente, pois assim a escolha do revestimento fica mais fácil, assim como as cores e texturas utilizadas;
  • Pense na limpeza e manutenção, visto que a praticidade no dia a dia é fundamental; 
  • Preze pela qualidade do material e não apenas o preço, pois de nada adianta adquirir um revestimento muito barato e economizar no primeiro momento, mas precisar trocar em um curto período de tempo. 

Então, agora que você sabe quais são os principais revestimentos para instalar em seu banheiro e garantir um visual estético marcante e que ofereça boa qualidade, já pode escolher qual será o seu. É importante ter um bom planejamento, assim como contar com profissionais especializados, como o arquiteto ou designer de interiores. Dessa forma, você garante maior personalização, sofisticação e até mesmo economia em seu projeto.