Quais as características, usos e vantagens do policarbonato compacto?

Quais as características, usos e vantagens do policarbonato compacto?

O policarbonato é um termoplástico maleável, leve, resistente à variação de temperatura, impactos e com ótima transmissão de luminosidade. 

Por essas características, é muito comum encontrarmos esse material em diversas áreas, como na indústria, engenharia, arquitetura, design, e em peças de decoração que ganham um toque ainda mais criativo, divertido e moderno com o uso desse termoplástico. 

Existem três tipos de policarbonato disponíveis no mercado e todos eles são comercializados no formato de chapas, que podem ser termoformadas para o uso desejado. 

Dentre eles, o tipo mais nobre é o policarbonato compacto que, por conta de sua transparência, resistência e excelente acabamento, é um ótimo substituto para o vidro e para o acrílico em diversas aplicações. 

A seguir, você conhecerá mais sobre esse material, suas características, usos e vantagens que comprovam que o policarbonato compacto pode ser a melhor opção para seu projeto. Confira!

Como reconhecer o policarbonato compacto

Diferente das versões alveolar (Twall) e corrugada, o policarbonato compacto tem superfície totalmente lisa, sendo um termoplástico maciço, sem emendas, com grande qualidade óptica e transmissão de luz, que chega a 89% na cor cristal. 

A espessura das chapas de policarbonato varia entre 1mm e 10mm, dependendo a escolha do tipo do projeto em que o material será utilizado. 

Além da versão cristal, podemos encontrar o termoplástico em diversas cores, cada uma com diferentes índices de transmissão de luz de acordo com o seguinte parâmetro: 

  • Verde – 78%;
  • Bronze – 52%;
  • Azul e branco leitoso – 29%;
  • Fumê e cinza reflexivo – 22%.

Onde utilizar policarbonato compacto?

O policarbonato compacto pode ser empregado em diversos espaços, como na confecção de clarabóias, displays de comunicação visual interna, domus, peças técnicas, toldos, pergolados, luminosos e passarelas.

Também é possível utilizar o material para o enclausuramento de máquinas e na fabricação de equipamentos de proteção individual (EPIs), como escudos anti-tumulto, óculos e viseiras de capacete.

Entretanto, o local mais comum em que encontramos o policarbonato compacto em nosso dia a dia é na montagem de coberturas e fechamentos laterais de espaços em que se deseje proteger determinada área, sem dispensar sua luminosidade natural.

Nesses casos, recomenda-se que a espessura mínima das chapas compactas seja de 3 mm, para garantir a segurança da instalação. 

Quais as vantagens do material?

Uma gama tão extensa de aplicações do policarbonato compacto pode ser explicada por diversos fatores, sendo os principais sua leveza e resistência. 

O termoplástico chega a ser 50% mais leve que o vidro, tendo assim impacto muito menor na estrutura do local de instalação, ainda que este apresente restrições quanto ao peso. 

Com relação à resistência, o policarbonato compacto pode aguentar cerca de 250 vezes mais impacto do que o vidro comum e de 30 a 40 vezes mais do que o acrílico.

O material também aguenta ser submetido à variação de temperatura (entre -30 ºC 120 ºC) e exposto a intempéries, como chuvas fortes, umidade, maresia e vento, mesmo que por um período longo de tempo. 

Além disso, as chapas de policarbonato não propagam chamas no caso de incêndio e nem estilhaços se houver uma quebra, o que torna seu uso muito seguro e adequado para locais em que o fluxo de pessoas é grande e contínuo. 

Não podemos deixar de citar também a proteção contra raios UV aplicada às placas.

Além de aumentar a vida útil do material e evitar seu amarelamento com o tempo, o tratamento UV contribui para uma menor incidência desse fator, que é extremamente prejudicial para a saúde dos seres humanos.

Por fim, é importante ressaltar que falar em policarbonato é falar em economia. Por proporcionar uma boa passagem de luz, é possível utilizar o material para manter a claridade natural dos ambientes e, assim, economizar energia elétrica. 

O policarbonato compacto também oferece grande conforto térmico, uma vez que tem baixa condutibilidade de calor, permitindo a entrada de luz solar nos ambientes sem gerar uma sensação de abafamento, reduzindo a necessidade de uso do ar condicionado. 

Limpeza e manutenção

Diferente de outras soluções populares no mercado, o policarbonato não exige constantes manutenções, sendo necessário apenas cuidar de sua limpeza periódica.

Para remover poeira e outras sujeiras leves, é só utilizar uma mistura de água e detergente neutro, que deve ser aplicada com o auxílio de esponja macia ou pano 100% algodão.

Caso seja necessário realizar uma limpeza mais pesada, é só utilizar álcool isopropílico aplicado com um pano macio, que fará com que a superfície adquira novamente sua beleza inicial.

No caso de coberturas em policarbonato, recomenda-se realizar a limpeza com sabão neutro e água corrente, de preferência com o auxílio de máquina de jato para maior pressão.

Também é recomendado evitar realizar a limpeza em dias muito quentes, pois as altas temperaturas e o sol forte ressecam a sujeira, que fica ainda mais grudada ao material.

Além disso, o sabão utilizado pode secar rápido, gerando manchas na superfície e dificultando a limpeza. 

Vale ressaltar que produtos abrasivos, ácidos ou à base de amoníaco devem ser mantidos longe da chapa, para não ocasionar danos e prejudicar a vida útil do policarbonato. 

Bom, depois de observar todas as vantagens e aprender essas dicas simples para preservar as peças por mais tempo, com certeza você já deve estar convencido de que o policarbonato compacto é uma excelente solução

Para empregá-lo em seu projeto, busque um fornecedor de confiança e faça a aquisição das chapas deste termoplástico tão versátil.