Por que se tornar um pediatra

Por que se tornar um pediatra? 3 motivos para seguir essa carreira

Algumas profissões podem ser consideradas quase clássicas e tradicionais, como a profissão de médico, advogado e dentista. Tanto que são alguns dos cursos mais concorridos, os quais também classificam-se como alguns dos mais difíceis de entrar. No entanto, o esforço para tal vale muito a pena no futuro. 

E quando falamos que o esforço vale a pena, não estamos falando apenas do retorno financeiro, mesmo que todas as profissões acima estejam entre as profissões que mais pagam bem no Brasil. Para se ter uma ideia, a média salarial mensal de um médico é de R$8.460,00, e a de um advogado, R$4.104,00.

Apesar da média salarial ser muito atrativa e algumas pessoas realmente investirem nessas profissões por conta disso, ou para acompanhar a tradição familiar, que também é algo muito comum, algumas entram simplesmente pelo amor pela profissão, e é exatamente daí que saem os melhores profissionais. 

É mais do que comprovado que quem faz o que ama é um profissional muito melhor do que aqueles que atuam em determinada área somente pelo financeiro ou por algum tipo de obrigação. Isso porque quando uma pessoa faz algo realmente feliz, a satisfação pessoal faz com que todo o trabalho seja muito bem feito. 

E uma das profissões que mais demanda a necessidade de profissionais capacitados e que estejam atuando na área porque realmente gostam, é a área da pediatria. Afinal de contas, é preciso gostar de crianças para aderir a uma profissão na qual o papel principal do profissional seja cuidar destes pequenos seres humanos.

Ainda que algumas pessoas queiram se especializar em pediatria apenas pelo fato de quererem cuidar de crianças, existem outros motivos que podem dar ainda mais certeza a elas de que essa é a área perfeita para elas seguirem. 

Então, se você já está cursando medicina, e está pensando em se especializar em pediatria com o intuito de cuidar de crianças, nós vamos te dar mais alguns motivos que farão você ter certeza absoluta de que essa é a profissão certa para você. Então continue lendo e confira.

Oportunidade de crescimento e mercado competitivo

O mercado de trabalho para os pediatras possui muitos salários competitivos, ou seja, é possível conseguir uma boa renda mensal trabalhando como uma pediatra. A pediatria em Santo André, por exemplo, está sempre em busca de profissionais capacitados, e se você conseguir se destacar, sem dúvidas conseguirá um bom emprego na área.

A grande demanda por estes profissionais no Brasil se dá por muitas razões, mas a que mais se destaca é a necessidade de profissionais que sejam realmente bem qualificados e que pratiquem as boas maneiras da profissão, ou seja, que estejam sempre preocupados em cumprir o juramento que fizeram no dia da formatura.

A oportunidade de estabelecer um vínculo com o paciente

Outra grande vantagem de se especializar em pediatria e um motivo e tanto para seguir essa carreira, é por conta da oportunidade de estabelecer um vínculo de, quase sempre, 18 anos com cada um dos pacientes. 

Quando um pediatra é um bom profissional e tanto a mãe, quanto a criança gosta dele, é possível que o mesmo médico trate as mesmas crianças desde quando nascem, até que tenham idade o suficiente para não precisarem mais de cuidados pediátricos. 

São poucas as especializações que concedem esse tipo de oportunidade para um médico. E quando acontece de um mesmo médico ficar com um paciente durante muito tempo, acredite, ele sempre será lembrado e será muito querido pelo paciente e pela sua família. 

São esses sentimentos e demonstrações de afeto que fazem a pediatria valer muito a pena para a grande maioria das pessoas que escolhem essa carreira.

Você atua em várias áreas diferentes 

O pediatra é abençoado com uma das maiores dádivas que existem dentro da medicina, a qual muitos profissionais desejariam ser também. Um pediatra acompanha a evolução de um bebê para criança, e de criança, para a adolescência. E não apenas de um paciente, mas de vários pacientes diferentes. 

Isso significa que, além de acompanhar todo o crescimento dos pacientes, o profissional também será capaz de cuidar de vários tipos de doenças diferentes, em várias áreas distintas, o que, na medicina, é considerado uma oportunidade e tanto. 

O profissional será o responsável por encaminhar pacientes que precisam de tratamento psiquiátricos para a psiquiatria e poderá acompanhar o caso, por exemplo, e o mesmo vale para necessidades ortopédicas ou doenças crônicas. 

Ou seja, a pediatria é a área perfeita para quem deseja ver de tudo um pouco na medicina. E se você já era uma pessoa apaixonada por crianças e que tem a ânsia de cuidar delas, depois deste artigo, sem dúvidas está ainda mais certo de que essa é a área perfeita para você atuar.