Os melhores investimentos que você deve considerar

Os melhores investimentos que você deve considerar

Não falta material sobre investimento disponível na internet. Isso pode confundir um pouco os iniciantes, pois é muita informação ao mesmo tempo.

Investimentos a considerar

Vamos simplificar um pouco as coisas analisando as opções e alguns dos melhores investimentos disponíveis.

Imóveis

Investimentos imobiliários são bem conhecidos por terem (quase) sempre alta demanda. O raciocínio é que, como todos precisam de algum lugar para viver, o retorno sobre o investimento é uma questão de tempo. 

A forma mais comum de investir em imóveis é comprar propriedades e vendê-las mais tarde. Algumas pessoas investem ainda mais para construir ou desenvolver a propriedade e ter um retorno maior no final. 

Outra alternativa é investir em fundos imobiliários (REIT). Esses fundos são operados por empresas que administram propriedades geradoras de renda, como endereços comerciais e hotéis. Os investidores recebem dividendos ao longo do tempo. Essa modalidade não deve ser confundida com crowdfunding imobiliário, em que o dinheiro dos investidores é usado para investir em projetos imobiliários.  

Ouro e petróleo

Ouro e petróleo são considerados ativos com valor sempre em alta ao longo do tempo. Investimentos assim são muito encontrados em fundos de índice (ETF). Eles são parecidos com ações tradicionais adquiridos em bolsa de valores, mas são na verdade um conjunto de ativos, como uma cesta de frutas. 

Exemplos conhecidos de ETF de petróleo são iPath Pure Beta Crude Oil ETN (OIL), United States Oil Fund LP (USO) e United States Brent Oil Fund (BNO). Em ouro, alguns exemplos são GraniteShares Gold Trust (BAR), abrdn Physical Gold Shares ETF (SGOL) e SPDR Gold MiniShares Trust (GLDM).

Ações

O meio mais comum de investimento tradicional, ações representam cotas de uma determinada empresa. Cada empresa emite uma quantidade diferente de cotas, e o valor de cada uma depende do sucesso dessa empresa. 

Além da variação do preço da ação em si, o investidor recebe retornos periódicos na forma de dividendos. Os dividendos recebidos são proporcionais à quantidade de ações do titular. 

Títulos

Considerados uma forma de investimento mais segura, títulos são fundamentalmente empréstimos com juros em que o investidor é o credor. O emissor do título (por exemplo, instituições governamentais, agências ou empresas) os emite para investidores. 

Esses títulos possuem uma data de vencimento, quando o valor principal (o dinheiro “emprestado”) é retornado com uma taxa de juros predeterminada.

Criptomoedas

Hoje em dia, cada vez mais investidores têm considerado as criptomoedas uma excelente alternativa a ativos tradicionais.

Em crescimento, o mercado de criptomoedas é uma oportunidade aberta para investidores. O Bitcoin, por exemplo, tem se tornado cada vez mais conhecido porque as pessoas estão encontrando mais formas de usar a moeda e converter Bitcoin em dinheiro.

Como a maioria das criptomoedas é descentralizada, o acesso ao mercado é muito mais fácil, e a compra é simples. Por exemplo, comprar Bitcoin com cartões de crédito é uma prática muito comum, e isso pode ser feito a qualquer momento. 

O que também ajuda é que começar no mundo cripto não exige grandes quantias iniciais, como acontece geralmente com investimentos tradicionais. Na verdade, muita gente separa uma pequena parte do salário para comprar suas criptomoedas. Na Paxful, por exemplo, é possível fazer uma compra pagando a partir de 10 USD.

O que fazer com os seus investimentos

Agora que entendemos melhor os diferentes ativos para investir, vejamos o que você pode fazer para criar a sua carteira de investimentos.

Abordagens para criar uma carteira de investimentos

Com investimentos, buscamos algo que possa render um retorno ao longo do tempo, apesar de alguns riscos. O retorno potencial e os riscos enfrentados dependem da abordagem adotada.

Carteiras de investimentos agressivas

Carteiras agressivas adotam uma abordagem de risco e recompensa elevados. Geralmente, essas carteiras de investimentos contêm ativos com alto potencial de retorno e risco maior. 

Carteiras de investimentos conservadoras

Uma carteira conservadora adota uma abordagem totalmente oposta.  Seus investidores precisam esperar mais tempo para obter retorno sobre o investimento inicial. Essas carteiras têm geralmente um horizonte de longo prazo.

Carteiras de investimentos equilibradas

Uma carteira equilibrada tenta obter os benefícios dos dois modelos anteriores. Essas carteiras são distribuídas em ativos de longo prazo e baixo risco, e curto prazo e alto risco. 

Investir no seu futuro

O grande objetivo de investir é fazer o dinheiro render. Isso pode assustar algumas pessoas, mas podemos dizer que tudo se relaciona com o valor que você possui disponível e usá-lo com sabedoria. Trata-se de um trabalho em si, mas com a pesquisa certa, você pode ganhar a confiança necessária e fazer investimentos decisivos.