É importante ter conhecimento em TI atualmente

É importante ter conhecimento em TI atualmente?

Tudo o que está ao nosso redor nos dias de hoje está repleto de tecnologia e as coisas que ainda não estão é apenas uma questão de tempo para serem mudadas ou substituídas pelo seu equivalente tecnológico.

A realidade é que o mundo está cada vez mais digital, e as empresas e pessoas que ainda não se adaptaram logo serão completamente substituídas, se juntarmos a alta da concorrência com o dinamismo atual, tudo pode mudar.

Tendo em vista que até mesmo as mais sólidas empresas e bases da produção estão em risco, só mostra que cada vez mais que tudo o que conhecemos pode mudar drasticamente, basta pensar no trabalho remoto, há muito pouco tempo exercer sua função sem sair de casa era algo impensável, mas nos moldes atuais, muitas empresas adotam e funcionam com um sistema de produção híbrido.

Tudo isso só é possível por conta da tecnologia, que possui a capacidade de ser o que empregarmos a ela, e não para por aí, há pouco temos tivemos o anúncio da mudança de nome e estratégia do grupo Facebook, detentor do Facebook, Instagram e WhatsApp, que agora se chama Meta, que é a abreviação de Metaverso que é uma rede de mundos virtuais que funcionam paralelamente ao mundo real.

Sem entrar na parte ética e potencial que o metaverso pode tomar, uma das maiores promessas do desenvolvimento do metaverso é justamente trazer maior praticidade, com escritórios sendo feitos no mundo virtual, lojas, cidades, compras e muito mais, quase tudo o que fazemos no dia a dia, poderá ser feito no metaverso sem que seja necessário sair de casa, inclusive as mesas de trabalho, reuniões e muito mais.

Esse contexto por si só já é o suficiente para mostrar o quão importante é possuir conhecimento em TI, pois, o futuro todo será desenvolvido com base na tecnologia. Ao falar do futuro ainda estamos sendo otimistas, na verdade o presente também já está sendo completamente alterado.

Por isso, é tão importante ter conhecimento relacionados à tecnologia pois elas vão moldar e ditar o que acontece e o que não acontece no mundo, um simples exemplo disso são as tech skills.

Este termo é relativamente recente e nem todos o conhecem, mas está relacionado justamente ao conhecimento que as pessoas possuem sobre as tecnologias e ambientes virtuais.

O que são as tech skills

Somente a existência de tech skills já serve para provar que cada vez mais é uma exigência que as pessoas conheçam as tecnologias, saibam como lidar e alterá-las para a sua vontade.

Pois, muitas empresas exigem as tech skills, que nada mais são que habilidades básicas para conhecer e saber lidar com o ambiente digital, necessárias para executar tarefas simples relacionadas a tecnologia da informação, como adobe, premier, conhecimento com HTML5, HTML4, C#, C++ ou Java.

Esses conhecimentos são exigidos de qualquer profissional, não importa a área, não precisa ser um conhecimento profundo com de desenvolver um site completo com o HTML, mas o básico de fazer relações de causas e consequências, saber como mudar um pouco o código fonte a ponto de deixá-lo mais harmonizado e otimizado.

Conhecer o básico de programação já é um ótimo diferencial nos dias de hoje, agora imagine então no futuro em que todo o ambiente de trabalho, reuniões, negociações e conversas serão através de plataformas digitais, deixará de ser um diferencial e passará a ser uma exigência saber lidar ou ler um código.

Segurança digital

Com o ambiente digital em alta nos dias de hoje, uma coisa é chama muito mais atenção que as outras, que é a segurança digital, uma vez que os roubos e furtos de dados estão cada vez mais presentes e já representam um grande risco para os indivíduos, mas se levarmos em conta o vazamento de dados de empresas e companhias o problema toma outras proporções, pois é elevando absurdamente e pode em pouco tempo gerar danos severos.

Só que a segurança digital não deve ser feita apenas por parte da empresa em seus seguidores, elas estão também sujeitas a ataques por parte de computadores internos serem infectados sem que o colaborador saiba.

Este tipo de golpe é muito popular, conhecido como phishing e as práticas para evitá-lo devem partir do colaborador.

Como estar a frente do mercado

Estar bem posicionado tecnologicamente vai além de abrir ótimas portas e oportunidades, na verdade vai te blindar de diversos problemas e possíveis ataques, isso só será possível com uso dos melhores cursos online TI.

Indo além do conhecimento em Excel e Power BI, mas na verdade introduzindo muitas vantagens para todo o seu convívio e vida virtual, sabendo como funciona a programação, entendo um algoritmo, alterando um código para que ele esteja de acordo com o que é melhor para você e muito mais.