E-commerce muito além da loja virtual

E-commerce muito além da loja virtual – tudo o que você precisa saber

Cada vez mais vemos milhares de brasileiros que estão buscando mudar a sua realidade por meio do empreendedorismo. Alguns buscam nisso uma forma de tentar pagar as contas, já que estão desempregados e não estão conseguindo se recolocar no mercado de trabalho, enquanto outros estão buscando mais qualidade de vida, ter mais flexibilidade geográfica e de horários, além de se satisfazer profissionalmente. 

O problema é que o empreendedorismo que vem na forma de necessidade, muitas vezes também vem de forma amadora. Com isso, os empreendedores acabam não tendo uma boa estrutura por fazerem as coisas de uma forma amadora e acabam trabalhando demais sem atingirem os resultados esperados. 

Sendo assim, apresentamos aqui algumas dicas que podem ajudar você a empreender de forma mais organizada, aumentando as suas chances de obter lucro. Confira!

A burocracia

Caso tenha decidido abrir um e-commerce para você, precisará pensar além do que vai vender e onde vai montar a sua loja. É necessário pensar em toda a burocracia envolvida. 

Antigamente era mais fácil ver alguns e-commerces na informalidade, mas hoje existem algumas regras bem rígidas de transporte que podem fazer com que você não consiga nem mesmo iniciar os seus planos sem olhar para essa burocracia. Um dos pontos é que toda a mercadoria a ser transportada precisa de nota fiscal para ser despachada, inclusive pelos correios. 

Portanto, para conseguir enviar a mercadoria até o consumidor, você precisa estar com uma empresa aberta e emitindo nota fiscal. É claro que, se você está emitindo nota, precisará pensar na contabilidade, sendo essencial que você procure contadores especialistas, ou seja, uma contabilidade para e-commerce, garantindo assim que esses profissionais saberão exatamente o que estão fazendo e que você não vai acabar caindo em armadilhas. 

A experiência do cliente

Quando estamos falando de um e-commerce, precisamos lembrar que perdemos muito da experiência da compra.  Se um cliente tem o hábito de comprar sempre em uma loja física, a tendência é que os atendentes façam amizade com esses clientes e eles voltem sempre para novas compras devido à boa experiência. 

Porém, no e-commerce as coisas são bem mais frias e, sendo assim, você precisa encontrar formas de se aproximar do cliente, e uma dessas formas é por meio da experiência do cliente. 

Você pode usar as redes sociais para se aproximar deles, e também pode buscar oferecer cupons diferenciados para os seus clientes mais fiéis. Outra coisa bem interessante a ser feita é enviar cupons exclusivos no dia do aniversário, sempre acompanhados de um bom e-mail de parabéns. 

Mas o cuidado deve ir além do marketing. Pensar em uma boa embalagem, embalar tudo com carinho, enviar mimos, cartinhas, espirrar um perfume na caixa no momento de fazer o pacote – tudo isso faz com que o cliente se sinta especial e certamente ele voltará a comprar de você. 

O Marketing

Se antes você precisava se atentar à localização da sua loja para garantir que teria um público qualificado passando na frente dela, hoje você precisa fazer com que esses clientes descubram que você tem uma loja na internet.

A melhor forma de fazer isso é usando o marketing. Você pode usar as redes sociais, tráfego pago, tráfego orgânico, marketing de conteúdo, etc. O importante é alcançar esses clientes. 

Ao contrário do que muita gente imagina, nem sempre é “quanto mais, melhor”. O foco deve ser fazer o que você consegue fazer bem feito. É melhor estar em uma rede social e trabalhar o tráfego orgânico bem feito do que tentar fazer tudo ao mesmo tempo e não conseguir nenhum resultado. 

No marketing, constância é uma das partes mais importantes. Você deve se preocupar em estar na rede social que escolheu para estar todos os dias. Além disso, também é importante se preocupar em não transformar o seu perfil em uma grande vitrine. 

Muitas vezes acabamos não tendo tempo para pensar no que vamos postar naquele dia, e ficamos o tempo todo só mostrando os produtos, apesar de sabermos que isso não cria relacionamento com o cliente. 

Você precisa mostrar um pouco dos bastidores, embalagem de produtos, pedidos legais, dicas de como utilizar e conservar os itens que você vende, novidades, etc. 

Tudo isso vai fazer com que o cliente se aproxime de você, do mesmo jeito que ele se aproximaria se você tivesse uma loja física. 

A importância dos feedbacks

Depois de tudo isso, um outro fator importante, que muita gente esquece é a coleta de feedbacks e o que fazer com essa informação. Coletar feedbacks dos clientes só por coletar, não serve para nada. Ouça cada um dos seus clientes com carinho e atenção.

Não escute pensando simplesmente na resposta, mas em como você pode melhorar. Claro que muitos dos feedbacks serão positivos, mas, ainda assim, analise tudo o que os seus clientes falam de bom da sua loja e dos seus produtos, guarde todas essas informações e sempre as consulte antes de fazer qualquer mudança na sua loja, afinal, pode ser que você tire algo que os seus clientes mais amam.