Dicas para comprar ventilador de teto

Dicas para comprar ventilador de teto

O ventilador de teto é uma excelente forma de refrescar a casa ou espaço de trabalho, além de ser uma alternativa ao ar-condicionado, principalmente quando se pensa em economia.

Também é possível utilizar o equipamento visando decorar o ambiente, já que ele costuma vir acompanhado de luminárias com diferentes designs e tecnologias.

Quer comprar o seu, mas não sabe como escolher? Então confira dicas incríveis para adquirir o ventilador de teto ideal para o espaço de sua preferência!

Quais são os benefícios de um ventilador de teto?

Ao utilizar este tipo de equipamento é possível manter uma temperatura agradável em espaços preenchidos por pessoas, sendo assim, é uma alternativa ao clássico ar-condicionado por contar com as seguintes vantagens:

  • economia de energia;
  • sustentabilidade;
  • ajuda a potencializar o desempenho do ar-condicionado;
  • combate insetos e umidade.

Dicas para comprar o seu ventilador de teto

Antes de escolher o seu ventilador de teto, é importante não esquecer de levar em conta a altura do espaço disponível.

Além disso, existem diferentes tipos de modelos e designs, assim como tecnologias, por isso é essencial escolher um que se ajuste perfeitamente às suas preferências e necessidades.

Prefira luminária com função regulável, o que lhe permitirá ajustar a intensidade e a configuração da iluminação e, em alguns casos, via controle. Outras dicas práticas são:

Verifique a voltagem da sua casa

Os ventiladores de teto estão disponíveis em três voltagens: 127V (antigo 110), 220V e Bivolt.

A escolha da voltagem é importante porque está diretamente relacionado com o tipo de instalação e o uso do equipamento no dia a dia.

Faça a medição da área de instalação

Meça o local em que será instalado o seu ventilador. Alguns modelos são capazes de atender de 16 m2 até 28 m2 ou mais. Tenha em mente que, com espaços menores, as pás têm que girar mais rápido, criando assim mais fluxo de ar.

Veja o desempenho do ventilador

O desempenho do ventilador de teto é medido pela quantidade de metros cúbicos de ar que ele pode circular por minuto. Normalmente, quanto mais potente for seu dispositivo, maior será a área onde você poderá utilizá-lo.

Escolha ventiladores com menores consumos de energia

Ventiladores de teto com um baixo consumo de energia podem economizar até 60% em sua conta mensal, mas isso irá depender da voltagem e da lâmpada utilizada. Prefira os Bivolt com LED.

Selecione bem o modelo do seu ventilador

A estética do seu ventilador de teto também é importante, uma vez que influencia o projeto da casa. Por exemplo, existem modelos de meio disco com pás que podem ser ajustadas em diferentes posições. Há também versões tradicionais e modernizadas, bem como as versões ao ar livre.

O primeiro tipo tem todo o seu peso concentrado na luminária, por isso são normalmente mais potentes que os outros. Por outro lado, alguns projetos permitem a instalação tanto dentro quanto fora da casa, mas lembre-se de escolher modelos resistentes às condições climáticas (luz solar) e não apenas estéticamente agradáveis, tente unir os dois pontos.

Você não precisará de um eletricista para a instalação do ventilador de teto se seguir este conselho! Gostou das dicas para escolher o seu ventilador de teto? Então acompanhe a Black Friday e garanta os melhores produtos por um preço baixo e decore sua casa!