Como sair do vermelho e se livrar das dívidas

Como sair do vermelho e se livrar das dívidas

Você está lutando para pagar suas contas de cartão de crédito todos os meses? Você está se sentindo sobrecarregado e estressado por causa de sua dívida? Você não está sozinho. Milhões de pessoas estão na mesma situação. 

Nesta postagem do blog, forneceremos um guia para liquidar suas dívidas e sair do vermelho. Discutiremos os diferentes métodos disponíveis para você, bem como os prós e contras de cada método. Também daremos dicas de como se manter motivado durante todo o processo!

Crie seu orçamento

O primeiro passo para liquidar a dívida do cartão de crédito é criar um orçamento. Isso significa que você precisa se sentar e descobrir quanto dinheiro entra e sai a cada mês. 

Você também deve listar todas as suas dívidas, incluindo suas contas de cartão de crédito ou débitos que existam no Serasa. Faça uma consulta do seu CPF para verificar se existem mais dívidas ativas que você desconheça.

Depois de ter essas informações, você pode começar a elaborar um plano de como pagar suas dívidas.

Existem vários métodos para liquidar a dívida do cartão de crédito. O método mais comum é negociar um acordo com a empresa de cartão de crédito. Isso significa que você concorda em pagar uma certa quantia em dinheiro para liquidar sua dívida. 

Normalmente, a empresa de cartão de crédito quer que você pague pelo menos 50% do saldo total.

A melhor maneira de se manter motivado durante todo o processo de liquidação da dívida é estabelecer pequenas metas. Por exemplo, você pode tentar economizar 10% da fatura do cartão de crédito a cada mês. Isso irá ajudá-lo a ver o progresso e mantê-lo motivado.

Outra maneira de se manter motivado é manter um diário de dívidas. Isso significa que você acompanha seu progresso a cada mês e anota como está se sentindo. Isso o ajudará a permanecer no caminho certo e a ver os resultados positivos de seu trabalho duro.

Dívida é muitas vezes uma escolha

Temos uma escolha a fazer toda vez que somos pagos e toda vez que surge a oportunidade de gastar dinheiro; podemos lidar com nosso dinheiro corretamente, ou podemos nos levar ao chão comprando nosso caminho para mais dívidas.

As pessoas endividadas frequentemente jantam fora, compram itens materialistas que não podem pagar, continuam a fazer empréstimos estudantis desnecessários, dirigem carros que não podem pagar, fazem hipotecas muito acima de seus meios e espiralam continuamente no consumo viciante. Veja agora 10 dicas de como sair do vermelho.

10 maneiras de sair das dívidas

1 — Pare de jantar fora com tanta frequência.

2 — Pare de estourar o limite do cartão de crédito.

3 — Mantenha suas despesas extremamente baixas.

4 — Mantenha sempre mais de uma fonte de renda.

5 — Pare de comprar alimentos que você acaba desperdiçando.

6 — Se você luta para usar seu cartão de crédito com responsabilidade, não use-o e ponto final.

7 — Pare de obter mais diplomas que você não pode pagar. Se você não pode pagar em dinheiro ou obter bolsas de estudo, ganhe algum dinheiro, para não ter que pagar empréstimos estudantis pelo resto da vida pagando à vista.

8 — Não compre um carro se você não puder pagar à vista. Se você decidir financiar um carro, sempre tenha o dinheiro em sua conta para pagar seu carro. Nunca faça dívidas para comprar um carro se não puder pagar. Há muitas oportunidades para transporte de baixo custo nos dias de hoje.

9 — Uma vez que você compra o último lançamento de moda ou sapato, outro está chegando. Você sempre estará em um trem interminável de comprar “o que há de novo”. Corte o cordão para que você não tenha que sobrecarregar sua casa e a relação dívida/renda sobre a moda. Sabemos que significa muito para as pessoas hoje em dia, mas vamos lá. Será que estamos realmente endividados por causa de roupas e sapatos? 

10 — Pare de tentar impressionar pessoas que você conhece e pessoas que você não conhece. Impressione-se empilhando seu dinheiro e comprando coisas porque você pode comprá-las, em vez de comprar coisas porque você quer que as pessoas pensem que você pode comprá-las. Há uma grande diferença.

Dívidas sempre alcançam você. Sempre haverá um nível subjacente de estresse no fundo de sua mente porque você deve a alguém no final do dia.

Existem maneiras magistrais de utilizar a dívida para construir riqueza, mas a maioria das pessoas opta por essa estratégia e opta por acumular dívidas. Você pode mudar essa dinâmica. 

Não temos que nos conformar com dívidas não essenciais. Podemos viver dentro de nossos meios, até expandirmos nossos meios para comprar as coisas que queremos comprar, dentro da razão (acumulação demais leva a um beco sem saída).

Esperamos que com essas dicas você consiga realmente sair do vermelho com suas dívidas. Hoje em dia ter crédito é fundamental para conseguir realizar todos os seus sonhos, então comece agora mesmo a sair do vermelho e vire essa página.