Como Cuidar de Um Bonsai

Como Cuidar de Um Bonsai?

Você quer aprender a como cuidar de um bonsai? Selecionamos 8 dicas para você aprender a cuidar do seu!

Como cuidar de um bonsai?

1 – Cuidados no momento da rega

Procure sempre saber a temperatura do ambiente e as condições climáticas que ele se encontra. Determine a quantidade de regras do seu bonsai conforme este dois fatores. Em dias de clima ameno, procure regá-la uma vez ao dia sempre pela manhã ou no final da tarde.

Porém, se for em dias onde está muito sol e seco, é indicado que você regue o seu bonsai pelo menos duas vezes ao dia. Procure evitar a rega excessiva, isso pode fazer com que as raízes apodrecem por falta de ar na terra.

2 – Use um palito e verifique a umidade

Quer ter certeza que está regando o seu bonsai do jeito certo? Muitas pessoas usam a técnica de afundar o palito na terra do vaso. Elas retiram e verificam o nível de umidade no palito. E se estiver muito molhado não será necessário fazer a rega.

3 – Faça sempre a poda quando for necessário

Procure saber qual a espécie do seu bonsai. E procure fazer a poda conforme o seu tipo. Normalmente a poda deve ocorrer entre 3 a 6 meses. Pode acontecer de você ter de fazer para alcançar o modelo pretendido.

A poda simples consiste em retirar os brotos e galhos que tenham passado do tamanho e formato. Procure fazer isso com tesouras específicas para grandes incisões, e tesouras comuns para pequenas incisões.

O objetivo da poda deve ser de forçar a distribuição da folhagem para que ela cresça de forma densa. Se precisar de alguma poda específica, procure um profissional capacitado para te ajudar,

4 – Procure escolher o melhor lugar para deixar seu bonsai

Você sabia que cada espécie tem um local específico para ficar? Algumas precisam de mais luz e são externas e outras meia sombra e ou são internas. Procure saber o tipo da sua, e pesquise na internet o melhor ambiente e temperatura para ela ficar.

Cada espécie terá a necessidade de um local específico, pois algumas preferem a luz solar e outras preferem meia sombra. O ideal é tentar encontrar um ambiente onde a temperatura seja constante. Procure observar suas folhas e se elas estiverem amareladas é que está recebendo muita luz, e se estiverem escuras é sinal de falta de luz.

5 – Adube corretamente

Se você tiver um bonsai externo, é indicado que você faça a adubação sempre no período de crescimento dele. Este período vai da primavera até a metade do mês de outubro. Se o seu é o Interno, a poda pode ocorrer durante todo o ano.

Procure não adubar árvores que estão doentes. É recomendado que se use adubos orgânicos e usar também na medida correta para o seu tipo de bonsai. Se você colocar muito adubo, o seu bonsai poderá morrer, por isso, muito cuidado.

6 – Escolher o vaso certo

Você deverá escolher o vaso adequado e correto para o seu bonsai. Mas essa tarefa deverá ser feita com bastante cuidado. O ideal é pôr os bonsai em vasos não vitrificados e que não possuam nenhum tipo de esmalte brilhante. Somente coloque em vasos deste tipo se o seu bonsai tem flores ou frutos.

Lembre-se que o tamanho do seu bonsai deverá ser proporcional a 2/3 de altura da árvore e a profundidade do seu vaso deverá medir 2 vezes a espessura do tronco da base do seu bonsai.

7 – Troque o seu vaso quando indicado

Procure analisar todos os fatores possíveis para saber quando deverá fazer a troca do seu vaso. Se você perceber que as raízes do seu Bonsai estão muito densas no vaso e que a água demora para ser absorvida, isso poderá ser um grande sinal que é momento de trocar de vaso.

Se o seu bonsai for grande, as raízes crescem mais depressa, e com isso, você deverá mudar seu vaso se possível anualmente. Essa regra não é para todos os tipos de Bonsai grandes. Procure notar a diferença da sua árvore para decidir qual será o melhor período para a troca ser realizada.

Existem alguns tipos de Bonsai em que é melhor fazer essa mudança durante as estações da primavera e verão. Porém, existem outras espécies que a troca do vaso para grandes bonsais deverá ser feita sempre durante o outono.

8 – Cuide de doenças e pragas

Se forem bem cuidados, os seus Bonsais não correrão risco de nenhuma infecção. Isso será extremamente amenizado. Procure certificar que elas estejam plantadas no solo correto e com a mistura e adubo correta.

Procure sempre seguir as boas práticas e cuidados para manter o seu Bonsai bonito e saudável. Se tiver alguma árvore de bonsai infectada, procure deixá-la sempre longe das outras árvores. Isso é feito para se evitar a contaminação das outras.

Quando isso acontece, geralmente é necessário remover todas as partes da pequena árvore que estiverem infectadas. E terá de ser feito a aplicação de um fungicida que ajudará bastante. Caso não saiba fazer isso, procure um profissional de Bonsai para detectar e indicar o melhor tratamento da doença ou pragas.