Auxiliar administrativo e assistente administrativo é a mesma coisa

Auxiliar administrativo e assistente administrativo é a mesma coisa?

É muito comum que as pessoas achem que se essas duas áreas se tratem da mesma coisa. Mas será mesmo que é assim que funciona na prática? É sobre isso que iremos falar neste artigo. Confira!

Área administrativa

Na verdade, a área administrativa se tornou muito promissora, haja vista que tem por intuito promover a organização de toda a empresa. Tudo isso, é claro, de forma eficiente.

No entanto, assim como qualquer outra área, traz uma série de dúvidas comuns, as quais pairam não apenas entre aqueles que já atuam na área, mas também entre os que têm desejo de iniciar nessa profissão.

É por essa razão que é interessante saber a diferença entre essas duas áreas, já que não se trata da mesma coisa.

O que faz um auxiliar administrativo?

Primeiro de tudo, é importante que você saiba o que faz um auxiliar administrativo. Quanto a isso, saiba que ele deve prestar auxílio a todos os profissionais que são superiores na hierarquia.

Ou seja, ele deve se responsabilizar por tarefas de baixa priorização e que não sejam tão complexas, mas ainda assim essenciais para o bom funcionamento das atividades da empresa.

Quanto ganha um auxiliar administrativo?

É claro que isso vai variar de acordo com uma série de fatores. Mas, no Brasil, a média salarial é de R$1.366,14.

O que significa auxiliar administrativo?

Em suma, o auxiliar administrativo é a profissão que se baseia em rotinas administrativas, as quais devem prestar auxílio a algum departamento da empresa, por exemplo.

E o que é assistente administrativo?

Em contrapartida, o assistente administrativo é um nome que visa definir o profissional que tem como objetivo prestar auxílio aos departamentos da empresa com tarefas administrativas.

O que faz um assistente administrativo?

É ele o responsável por prestar assistências a todas as áreas da empresa nos processos administrativos da empresa, por exemplo. Dessa forma, ele é capaz de realizar diversas atividades administrativas com objetivo de apoio.

Qual o salário de um assistente administrativo?

Pode variar de acordo com o tempo de atuação e a empresa, por exemplo. Mas, hoje em dia, a média salarial do assistente administrativo é de R$1.658,79.

Qual a diferença entre auxiliar e assistente administrativo?

Certo, agora que você já entendeu um pouco melhor cada uma dessas áreas de forma distinta, está na hora de saber a diferença entre ambas.

Na verdade, a resposta para essa questão é bem simples, ainda que seja necessário entender o papel que cada um deles terá dentro da empresa.

Em suma, os dois têm a função de dar auxílio e assistência aos profissionais que estão em uma posição acima, dentro da hierarquia da empresa.

Sendo assim, você pode notar que os profissionais que ocupam essas tarefas são inseridos em departamentos de vários segmentos, como:

  • RH;
  • Logística;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Atendimento etc.

Inclusive, há casos em que o profissional vai desempenhar atividades que irão prestar assistência a mais de um setor da empresa.

Sendo assim, é possível definir o papel de ambas as profissões, ainda que não seja possível definir, com máxima exatidão, as tarefas de cada um deles.

Mesmo porque a responsabilidade varia de acordo com o segmento em que a empresa atua e também do departamento em que vão se inserir.

Isso quer dizer que o papel de ambos é praticamente igual, sendo que apenas as suas tarefas é que vão depender de uma série de fatores. Então, qual é a diferença entre ambos?

Em suma, dois aspectos: salário e formação, e apenas isso. O auxiliar administrativo deve prestar auxílio por meio de tarefas administrativas de baixa complexidade.

Fora isso, também não exigem muitos conhecimentos técnicos e, por consequência, possuem um piso salarial menor que o de um assistente administrativo.

Qual o perfil buscado pelo mercado para ambos os profissionais da área administrativa?

Como você pôde notar, as funções variam de acordo com cada vaga. Isso quer dizer que é possível traçar um único perfil, que se aplica àquilo que se espera para as vagas das duas profissões. Dentre as características, a pessoa deve ter:

  • Saber administrar o tempo;
  • Gerenciar a pressão do dia a dia;
  • Ter bom senso de organização;
  • Ter boa comunicação escrita e oral;
  • Saber outros idiomas.

Agora, no que tange os conhecimentos técnicos, é importante saber de informática e ter habilidades com cálculos matemáticos.