A sua bateria do celular acaba rápido

A sua bateria do celular acaba rápido? Saiba como cuidar melhor dela e prolongar a vida útil

Hoje, já existem aplicativos que medem a saúde e trazem uma série de recomendações de uso

Assim como em qualquer produto eletrônico, a bateria do celular possui uma vida útil, ou seja, um momento no qual tem maior eficiência e desempenho. 

Com o passar do tempo, essa capacidade de manter a carga energética diminui, e, portanto, é muito importante saber checar qual o estado de conservação da bateria, para fazer o acompanhamento correto de sua evolução.

Como descobrir o estado da bateria do celular pelo código de discagem

É possível verificar o status da bateria (apenas para celulares com sistema operacional Android) pelo aplicativo de discagem, através de um código. Mas esse método não exibe os ciclos de carga da bateria que já foram feitos e quantos restam.

Para executar esse método, é preciso abrir o aplicativo de discagem do celular e digitar a seguinte sequência: “*#*#4636#*#*”.

Vale ressaltar que o código deve ser inserido sem as aspas. Após a digitação, o aparelho vai exibir uma lista com algumas informações e status sobre o seu dispositivo e a bateria do celular. 

Nessa lista, existe a opção “Informações da bateria” e, na tela seguinte, “Integridade da bateria”.

A partir deste momento, o aparelho vai mostrar alguns dados relacionados à bateria. Se ela não estiver com nenhum problema aparente, irá constar o status “Boa”, na área de “Saúde da Bateria”. 

Nessa área, também é possível fazer o monitoramento de temperatura e voltagem. É importante lembrar que baterias do celular com a temperatura muito alta podem explodir e causar sérios danos.

Dependendo do aparelho e da versão do Android, é possível que as informações sejam exibidas como uma lista de letras acompanhadas de números. Se esse for o caso, basta procurar o código “MB_06”, que mostra em que estado se encontra a bateria do celular. 

Existem outros métodos?

Sim, existem outras formas de conferir o estado da bateria do celular sem precisar levar o aparelho em uma assistência técnica. 

Atualmente, existem diversos aplicativos de diagnóstico que conferem estado, número de ciclos, temperatura, voltagem, tempo médio para carga completa e tempo de uso restante.

Dicas para preservar a bateria

Como sabemos, a bateria do celular é um componente caro do aparelho, evitar que ela se deteriore rapidamente é muito importante. Algumas dicas para conservar e aumentar a vida útil da bateria são as seguintes.

Evite carregar 100% ou deixar o aparelho totalmente descarregado. 

Quando a bateria do celular chega a um dos dois extremos, é contado um ciclo de uso, e quando esses ciclos chegam a um determinado número, escolhido pelo fabricante, a bateria começa a segurar menos carga. 

Um jeito de prolongar e evitar o gasto de ciclos desnecessariamente é sempre manter a carga entre 40% e 80%.

Não utilize cabos e carregadores que não sejam originais ou certificados. Ainda que sejam caros, o ideal é que, se você usa um celular Samsung, o cabo seja original da marca (e assim por diante para outras marcas). 

O uso desses acessórios não originais pode prejudicar a vida útil da bateria, pois podem não ser exatamente calibrados e entregar energia com voltagem e amperagem diferentes das estabelecidas pelo fabricante.

Outra dica é não utilizar o celular enquanto o mesmo estiver carregando. 

O aparelho, quando está em uso, esquenta, e quando está carregando, também. Somam-se as temperaturas de carregamento e uso com a falta de ventilação, proporcionada pela mão que segura o telefone, e a bateria pode superaquecer. 

Em casos extremos, pode até explodir, mas, na maioria das vezes, vai apenas comprometer a integridade das barras de lítio dentro da bateria, prejudicando sua capacidade de carga.