Simulado Detran

Simulado Detran: Fique por dentro da melhor forma de preparação para a prova teórica do DETRAN

O simulado do Detran é um assunto interessante para os aspirantes a motorista que participam do exame do Detran. Ele se trata de uma ferramenta que aumenta as chances de ser aprovado na prova teórica.

O simulado para a prova teórica do Detran tem sido útil na formação de novos motoristas. Segundo o próprio Departamento de Trânsito, o número de carteiras de habilitação válidas subiu 38% na última década.

Se você quer fazer parte desse grupo, prossiga com a leitura e veja como passar na prova teórica do Detran!

Antes de tudo, como funciona o exame do Detran?

O número de carteiras de habilitação válidas no Brasil cresceu […] saltando de 53,9 milhões em 2011 para 74,3 milhões em 2020.” (fonte: Denatran)

Seguindo o artigo 147 do Código de Trânsito Brasileiro, o candidato que deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve passar pelas seguintes etapas:

  1. Apresentar os documentos exigidos num Centro de Formação de Condutores (CFC) para iniciar o processo
  2. Realizar o pagamento das taxas iniciais
  3. Fazer os exames médicos e o psicotécnico
  4. Participar do curso teórico, que tem um total de 45 horas/aula e apresenta os principais conteúdos da prova teórica. A frequência é obrigatória
  5. Realizar a prova teórica do Detran, que apresenta 30 questões de múltipla escolha e 40 minutos de duração máxima
  6. Participar do curso prático de direção, que tem um total de 20 horas/aula
  7. Realizar o exame prático do Detran e o pagamento das taxas finais para receber a Permissão para Dirigir (PPD)

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) só é entregue após um ano do recebimento da PPD!

Como funciona a prova do Detran?

Dentre as etapas para tirar a habilitação, o que chama a nossa atenção é a prova do Detran. Ela apresenta 30 questões de múltipla escolha, sendo necessário acertar, pelo menos, 21 questões (70% da prova) em 40 minutos.

Ela é realizada de forma individual, presencial e sem a possibilidade de consultas e toma como base os conteúdos dados no curso teórico:

  • Legislação de Trânsito (18h/aula)
  • Direção Defensiva (16h/aula)
  • Primeiros Socorros (4h/aula)
  • Cidadania e Meio Ambiente (4h/aula)
  • Mecânica Básica (3h/aula)

Se for reprovado, pode tentar novamente após 15 dias da última avaliação. Porém, há uma forma de não ser reprovado na prova do Detran!

O que é e para que serve o simulado do Detran?

O simulado para a prova teórica do Detran é uma ferramenta extremamente útil para quem busca passar de primeira e tirar a habilitação. Ele é a réplica da prova aplicada no dia, simulando o seu conteúdo e também o seu tempo de execução.

O simulado Detran está disponível nos sites oficiais dos Detrans nos estados e também podem ser aplicados pelos Centros de Formação do Condutor. Eles podem ser feitos mais de uma vez para aprimorar os estudos.

Então, para que serve? Os simulados para a prova teórica do Detran existem para que tenha um estudo prático dos assuntos, vendo quais são os seus erros e acertos. Dessa forma, ao chegar na prova do Detran, você está muito mais preparado.

Como se preparar para o simulado teórico do Detran?

Apesar do simulado do Detran ser uma ferramenta de estudo, é importante se preparar para obter os melhores resultados nele e ganhar mais confiança. Para lhe ajudar, aqui vão algumas dicas:

  • Tenha atenção com as aulas do curso teórico e utilize o material entregue como fonte de estudo
  • Pratique bastante a interpretação de texto para evitar as pegadinhas nas questões
  • Esteja bastante descansado e bem alimentado antes de realizar o simulado (e também antes da prova)
  • Comece o simulado pelas questões mais fáceis para economizar tempo

Conclusão

O simulado do Detran é a melhor ferramenta possível para o candidato que está atrás da carteira de motorista. Por isso, faça ele quantas vezes for possível no dia ou numa semana, de forma que o assunto fixe na sua cabeça.

Essa é a maior vantagem do simulado do Detran: a possibilidade de realizá-lo várias vezes. Dessa forma, fica mais difícil de não chegar preparado para a prova teórica!