Quais as principais tendências para o mercado de carros de luxo

Quais as principais tendências para o mercado de carros de luxo?

É fato que a indústria automotiva global passou por diversos acontecimentos marcantes nos últimos dois anos. No entanto, nenhum dos efeitos que afetaram o mercado tradicional chegou ao universo dos carros de luxo à venda. No Brasil, o cenário é o mesmo, sendo que o ano de 2021 obteve o melhor resultado da história. Afinal, como não era possível viajar, os consumidores começaram a investir ainda mais em luxos, além do fato de que devido à oscilação econômica, produtos caros se tornaram bons investimentos.

A tendência é que o mercado continue crescimento, evoluindo suas tecnologias, engenharia e competitividade. Portanto, se você quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar o post de hoje até o fim e veja quais são as principais tendências de 2022 para o mercado de carros de luxo.

O mercado de carros de luxo

Assim como acontece em qualquer outro segmento, o mercado de luxo já passou por diferentes períodos e fases. Por exemplo, há alguns anos, ele era formado predominantemente por sedans importados, sendo que poucos anos depois, os SUVs de luxo tomaram conta das vendas.

Contudo, nos dias atuais, outras tendências estão surgindo. Todo o planeta está passando por uma nova era de adaptação e conscientização sustentável, sendo que cada vez mais empresas buscam qualificações ESG, que mostram um futuro de maior responsabilidade ambiental, social e corporativa. Como consequência, há uma necessidade cada vez mais relevante quando falamos em energia, sendo que muitas marcas tradicionais, já estão trazendo a eletrificação para seus lançamentos, como Audi, BMW e Mercedez-Benz.

Portanto, mais do que nunca, as marcas entendem que é importante inovar para captar o público e defender sua fatia de mercado. Nesse sentido, os carros de luxo não servem mais apenas para promover conforto, estética e design. Afinal, com tecnologias revolucionárias, eles podem elevar a comodidade, assim como a experiência a bordo.

Quais as principais tendências do mercado de carros de luxo?

As principais novidades para o segmento de carros de luxo abrangem assuntos como eletrificação, automação, entretenimento e conectividade, que estarão cada vez mais presentes nos próximos anos. Entenda melhor abaixo:

Eletrificação

A energia renovável está no pico histórico de interesse, não apenas no setor automotivo, mas também no segmento residencial, com destaque principalmente para as vendas de energia solar, sustentável e renovável.

No entanto, além do interesse dos consumidores, há um grande incentivo governamental. Afinal, em boa parte dos países, existem estímulos e abatimentos tributários a fim de movimentar a compra de modelos elétricas. Dessa forma, essas opções se tornam ainda mais competitivas e convenientes no mercado.

O único segmento que pode estar isento da popularização dos elétricos é o dos supercarros. Contudo, isso também pode mudar, principalmente ao considerarmos o lançamento do Tesla Roadster e a atuação técnica e agressica de marcas como Porsche, com o modelo Taycan, e BMW, com o i8.

Automação

A automação é uma tendência real para o futuro do mercado e podemos dizer que ele está próximo, principalmente por questões de otimização urbana e redução da pegada de carbono. No setor de luxo, o argumento já é outro, sendo destaque a comodidade em ser conduzido sem precisar dirigir.

Inclusive, essa proposta conversa muito bem com os diversos proprietários de carros blindados e importados. Afinal, muitos deles não buscam um esportivo, mas sim um grande tanque de luxo, sendo que discrição e comodidade são características primordiais. Dessa forma, a automação torna a rotina ainda mais confortável, prática e segura, ao mesmo tempo que aumenta a privacidade.

Entretenimento

No assunto do tópico anterior, pode surgir a dúvida comum: afinal, o que fazer em um carro que você não o dirige? Nesse sentido, aqui entra o entretenimento. Novamente iremos citar a Tesla como exemplo, trazendo para as cabines automotivas opções de entretenimento. O que antes parecia um absurdo, hoje é real, como uma grande tela no centro do veículo, com diversas opções de entretenimento, como jogos, aplicativos de streaming, e outras opções que a criatividade permitir.

Conectividade

Por fim, outra tendência para o mercado é a conectividade, sendo responsável por dois elementos importantes para o futuro do segmento: no primeiro momento, ela é a responsável por oferecer o entretenimento a bordo, por meio de streaming de filmes, séries e músicas, de onde estiver. Além disso, há ainda a comunicação entre os veículos, ou seja, eles sempre estarão cientes das decisões computacionais e direcionais dos outros carros à volta, podendo representar o fim dos acidentes de trânsito e congestionamento.

Então, como você viu, a indústria automotiva de luxo está investindo significativamente para melhorar ainda mais a experiência do usuário e você pode fazer parte disso. Esse é apenas um pequeno retrato do mercado de luxo atual e dos próximos anos, sendo que a tendência é que isso aumente ainda mais. Dessa forma, os carros irão oferecer uma experiência de luxo, comodidade e extremo conforto nunca visto antes nesse segmento.