7 praias selvagens brasileiras para conhecer

7 praias selvagens brasileiras para conhecer

Com o verão chegando, boa parte dos brasileiros deseja tirar alguns dias de descanso para tomar um bom banho de sol e mar. Nosso país possui um dos maiores litorais do mundo e por isso existem opções para os mais diferentes gostos e perfis. Enquanto alguns preferem praias mais agitadas, com maior infraestrutura e badalação, outros desejam lugares mais tranquilos, desertos e até mesmo selvagens. Contudo, sabemos que não é fácil encontrar a melhor opção, visto que, como falamos, existem inúmeras. Então, para te ajudar, no post de hoje vamos falar sobre 7 praias selvagens para conhecer no Brasil.

1. Praia de Taquarinhas, Balneário Camboriú, Santa Catarina

Balneário Camboriú é uma cidade que está em constante desenvolvimento, possuindo economia aquecida, diversas opções de lazer e excelente infraestrutura. Sendo assim, nossa dica é procurar um apartamento à venda em Balneário Camboriú e optar pelo aluguel de temporada, visto que dessa forma você terá maior liberdade, privacidade e poderá aproveitar os imóveis da melhor maneira.

A Praia de Taquarinhas é ideal para quem busca por praias desertas, localizada a cerca de 7 km da Praia Central e com 600 metros de extensão. Ela é conhecida por ser muito tranquila e contar com visual rústico, sendo mais frequentada por moradores e pescadores da região. Envolta por rochas, ela possui águas cristalinas e mar agitado, sendo perfeita para quem quer ter maior contato com a natureza e tranquilidade.

2. Praia do Bonete, Ilhabela, São Paulo

Localizada no sul de Ilhabela, a Praia do Bonete já foi eleita como uma das dez praias mais bonitas do Brasil pelo jornal britânico The Guardian e isso não foi à toa. Com ventos fortes, seu mar é bem agitado, possuindo ondas grandes e ideais para surfistas. Sua areia clara e orla envolta por árvores, ela conta com sombras perfeitas para relaxar. Além disso, sua natureza é bem preservada, com algumas florestas tropicais no entorno.

3. Praia Brava do Camburi, Ubatuba, São Paulo

Um paraíso que costuma ficar deserto, mesmo na alta temporada de verão, uma praia especial para surfistas que procuram boas ondas e um clima tranquilo junto à natureza. Além de ter uma extensa faixa de areia, ainda conta com áreas sombreadas com muitas árvores para descansar durante o dia. Para chegar até ela é necessário fazer uma trilha de dificuldade média, não havendo muita sinalização. Justamente por isso, o acesso ao grande público é mais limitado.

4. Ilha do Superagui, Paraná         

Ainda que não seja conhecido por suas praias, o estado do Paraná abriga a incrível Ilha do Superagui, que possui mais de 40 km de litoral com mangues, dunas, restingas e Mata Atlântica preservada. Responsável por guardar importantes animais como a suçuarana, onça pintada e bugio, ela também é lar dos botos. Localizado no Parque Nacional de Superagui, considerado pela UNESCO como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade, o local com certeza irá te conquistar.

5. Praias do Rio Arapiuns, Alter do Chão, Pará

As praias do rio também podem ser muito bem aproveitadas, certo? As praias do Rio Arapiuns são consideradas algumas das mais bonitas do Brasil e do mundo, sendo totalmente desertas. O passeio para lá é um dos melhores de Alter do Chão e não pode ficar de fora de seu roteiro. Afinal, além de um bom banho de água doce, sempre tem uma paradinha para o almoço nas comunidades ribeirinhas.

6. Praia Brava, Trindade, Rio de Janeiro

Totalmente deserta, essa praia não possui nenhuma infraestrutura no entorno, sendo necessário pegar um barco ou fazer uma trilha de dificuldade média para chegar até lá. Um verdadeiro paraíso, a praia é incrível e muito preservada, com água azul, areia clara e fofa. O mar é relativamente agitado, sendo bastante procurado pelos surfistas. Ela é totalmente cercada por Mata Atlântica fechada e no interior há uma pequena cachoeira.

7. Praia da Barra do Cahy, Cumuruxatiba, Bahia

Com extensa faixa de areia, um paredão de falésias em tons de rosa e laranja e um mar de coqueiros, a Praia da Barra do Cahy é o lugar perfeito para quem busca por praias desertas e com belezas além do oceano. Ela também é cercada por intenso verde do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e do Parque Nacional do Descobrimento. Completamente deserta, essa praia ainda é pouco conhecida, mas possui uma história muito importante. Isso porque, foi aqui que os navegantes portugueses aportaram em terras brasileiras pela primeira vez.

A boa notícia é que no canto direito há um restaurante que serve um bom almoço. Mas, para quem quer um lugar totalmente deserto, basta caminhar para o canto esquerdo.

Então, agora que você conhece algumas praias selvagens brasileiras, já pode escolher qual visitar primeiro. Lembre-se que, justamente por serem mais desertas e paradisíacas, elas não possuem infraestrutura. Por isso, é importante levar bastante água e lanches para passar a tarde com tranquilidade.