terapia ocupacional

O que é terapia ocupacional?

Pessoas que sofrem de algum distúrbio físico, mental ou social podem se beneficiar bastante da terapia ocupacional. Afinal de contas, ela visa a reestruturação e integração de pessoas que sofrem desses problemas.

Ainda que seja uma área recente, fato é que ela é capaz de trazer grandes benefícios. Além disso, a terapia ocupacional abrange um público diversos, desde crianças a idosos. O intuito é ensinar a obter mais autoconfiança.

Fora isso, ajuda a se inserir ou enquadrar no ambiente em que frequentam ou precisam frequentar. Tudo de forma natural, livre de qualquer pressão.

O que é a terapia ocupacional?

Em suma, a terapia ocupacional nada mais é que uma área da saúde onde o intuito é tratar pessoas que têm algum tipo de problema, o qual pode ser de cunho físico, emocional, social ou mental. Assim, torna possível a sua recuperação e reestruturação da sua autoconfiança.

Ou seja, podem se integrar a tais ambientes sociais com mais naturalidade. A sua função é orientar e planejar o dia a dia dos pacientes da melhor maneira, ensinando-os a interagir com o ambiente em que vão conviver.

O especialista da área deve se ocupar com todo o tipo de ação do paciente, desde coisas mais simples como escovar os dentes até algo mais complexo, como o de gerir uma empresa, por exemplo. Tudo com as devidas diretrizes para que a pessoa tenha uma rotina mais fluida.

No Brasil, esses profissionais são bem requisitados, uma vez que não é um setor muito difundido e, por isso, não é tão comum encontrar pessoas que trabalham com isso. Não é à toa que grande parte se concentram no estado de São Paulo.

Ademais, vale salientar que o paciente pode ser atendido tanto de forma individual como em grupo. E, nesse processo, são discriminados alguns afazeres. Dessa forma, garante a adaptação do paciente, uma vez que ele irá associar as atividades da sua rotina.

Como é feita a terapia ocupacional?

As principais formas de atendimento são as instituições de reabilitação para usuários de drogas. Fora isso, ainda há as instituições penais, psiquiátricas, hospitais, creches, casas de repouso etc. Contudo, apenas terapeutas ocupacionais podem fazer esse trabalho, de acordo com o Decreto nº 938/69; Lei n° 6.316/75 e Resoluções COFFITO-8, 10 e 81.

Fora isso, vale salientar que recém-nascidos podem fazer a terapia ocupacional. Nesse caso, o intuito é fazer com que não se desenvolva qualquer tipo de distúrbio, que faça com que tenha alguma dificuldade para se socializar.

Dessa forma, recebe orientações desde o seu crescimento. Entretanto, as atividades adequadas não são padronizadas. Ou seja, para cada paciente há um estudo sobre a patologia. Ademais, considera-se a forma de viver de cada um.

Deve-se considerar tudo para, só então, elaborar a melhor forma para que a pessoa possa desenvolver a sua independência e autonomia.

Onde o terapeuta ocupacional pode atuar?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre onde o terapeuta ocupacional é capaz de atuar. Abaixo, listamos alguns exemplos.

Gerontologia

Área voltada aos idosos. Nesse caso, o intuito do terapeuta é fazer atividades que visam reintegrar o idoso ao ambiente social. É preciso levar em consideração todas as suas características pessoais, a fim de elaborar um plano mais eficaz.

Reintegração social

Os terapeutas ocupacionais que trabalham na reintegração social procuram orientar menores infratores, viciados em alguma substância ou carentes a se estabilizar e se reintegrarem ao âmbito social. Como cada pessoa possui suas próprias dificuldades, deve-se levar todas em voga.

Meio educacional

Aqui, o intuito é auxiliar com que as crianças tenham um bom desenvolvimento. É mais comum para aquelas que possuem algum tipo de deficiência ou mesmo que detenham alguma dificuldade para se inserir no ambiente escolar, por exemplo.

Reabilitação

Nesse caso, visa prevenir doenças ocupacionais dos trabalhadores. Para isso, é possível incluir ações direto nas empresas. Também entra nessa categoria vítimas de acidentes ou de alguma doença a se reintegrar ao ambiente.

Fora isso, a reabilitação também inclui a integração de pessoas com alguma deficiência física à rotina da empresa.

Saúde mental e psiquiatria

Ou seja, trata de pessoas que têm algum tipo de distúrbio psíquico, onde o intuito também é de fazer com que elas consigam se ajustar de novo ao mercado de trabalho, bem como nos demais ambientes sociais.

Nesse caso, pessoas que sofrem de síndrome do pânico podem ter um ótimo proveito desse tipo de terapia e, assim, voltar a viver em sociedade.

A área da terapia ocupacional e massagem tântrica é uma das atividades da saúde essenciais para que as pessoas tornem a saber qual é o seu potencial intrínseco.

Assim, são capazes de reconhecer todos os seus atributos e ingressar na vida social ou mercado de trabalho sem qualquer tipo de receio ou trauma.