Confira tendências da tecnologia na saúde

Confira 5 tendências da tecnologia na saúde

A tecnologia na saúde sempre teve um papel fundamental, afinal, são setores que sempre estão avançando em conjunto.

Com um mundo cada vez mais conectado e com todo dia uma novidade tecnológica surgindo, não é difícil imaginar as evoluções que estão por vir.

Esses avanços estão surgindo em áreas como a prevenção de doenças, o uso de dados, a telemedicina e principalmente na qualidade dos exames e tratamentos.

De olho nas novas tendências, organizamos essa lista sobre os próximos avanços que acontecerão no setor nos próximos anos. Confira!

Conheça as tendências da tecnologia na saúde

A tecnologia em parceria com a saúde trouxeram milhares de contribuições para a humanidade ao longo dos anos.

Esse fato pode ser refletido na expectativa de vida humana, que cresce em ritmo galopante nos últimos anos.

Novos tratamentos, remédios, maquinários e curas são parte do que faz esse número aumentar, frutos da união entre tecnologia e saúde.

Nos dias de hoje, smartwatches e agendamentos online, se tornam cada vez mais rotineiros e impactam nossas vidas diretamente, tanto para médicos como para pacientes.

Por isso, é sempre importante estar atualizado em relação às inovações, entendendo como elas podem otimizar processos, além de trazer segurança e praticidade.

A seguir, veja 5 tendências da tecnologia na saúde que estão mais próximas de se popularizar do que você imagina:

1. A big data contribuindo com a prevenção de doenças

Dados se tornam diariamente mais utilizados em diversas áreas do mundo, já que o seu armazenamento também se torna proporcionalmente mais fácil.

Nos dias de hoje, já contamos com prontuários eletrônicos, apps que monitoram a nossa saúde e smartwatches cada vez mais acessíveis que nos mostram nossos batimentos cardíacos.

Por conta dessas tecnologias que monitoram esses comportamentos, a quantidade de dados entre variadas pessoas só aumenta, o que abre um grande espectro de especificidades.

A big data utiliza esses dados e especificidades para que se descubram mais fácil e rapidamente padrões clínicos e tendências.

Assim, os profissionais da saúde e cientistas conseguem relacionar todos esses dados com outros mais gerais, a exemplo da demografia e economia, estabelecendo conclusões mais acertadas.

Estudos que utilizam esses dados, futuramente, contribuirão com a melhora de tratamentos para a humanidade.

Já podemos ver algumas dessas contribuições hoje, com médicos podendo ter apoio para tomadas de decisões em recomendações clínicas e agindo para prevenir doenças.

2. Realidade virtual em aplicações variadas

A realidade virtual está revolucionando várias áreas ao mesmo tempo, incluindo a saúde.

O seu uso pode variar do auxílio a pacientes até o preparo de profissionais para eventos mais sérios como cirurgias.

Com óculos de realidade virtual, por exemplo, é possível estar emergindo em simulações de alta fidelidade com o mundo real.

O campo das cirurgias e transplantes são uns dos que mais estão surfando nessa área tecnológica, já que é possível, através de simulações, prever e analisar a eficácia de procedimentos antes mesmo de executá-los.

Cursos preparatórios e treinamentos, em breve, também contarão com essas imersões para aprimorar os futuros médicos.

3. A popularização da telemedicina e dos tratamentos remotos

Com a pandemia e a popularização das videochamadas, vários são os serviços que passaram a experimentar o atendimento remoto, o que inclui os hospitais.

Os hospitais, no futuro, continuarão sendo grandes centrais para atendimentos primários, secundários e terciários.

Porém, a telemedicina tem se popularizado bastante nos últimos anos, com conexões e videochamadas com mais qualidade conforme o tempo passa.

Assim, a assistência médica cada vez mais será parte de centros comunitários de saúde e evoluirá de forma proporcional ao conforto do paciente, com a possibilidade de não precisar sair de casa para ser atendido.

Com a área avançando, logo os pacientes terão assistência a nível hospitalar mesmo em casa.

Os dispositivos de monitoramento em apps e wearables, já citados, são dados chave para serem passados para os médicos, que conseguem acompanhar o estado de saúde do paciente.

4. A tecnologia na saúde e o aumento do uso de wearables

Os wearables ajudarão muito na prevenção e acompanhamento da rotina dos pacientes.

Ao invés de consultas diárias com médicos, os profissionais poderão acompanhar de forma diária e oferecer tratamentos com base em diagnósticos mais precisos.

Os smartwatches, por exemplo, estão cada vez mais acessíveis e já contam com medidores de pressão e glicose, tudo direto do pulso.

5. Qualidade de atendimento em sistemas de saúde privados

Principalmente no Brasil, sabemos que os hospitais públicos quase sempre estão um pouco mais atrasados em relação aos sistemas privados.

A qualidade de atendimento privado também será totalmente influenciada pela tecnologia, por isso, contratar um plano de saúde se torna a cada dia uma necessidade e não mais um luxo.

Hospitais, clínicas e laboratórios privados, atualmente, por meio dos avanços da tecnologia, conseguem oferecer cada vez mais serviços para trazer o melhor para seus beneficiários.