Como começar no TikTok

Como começar no TikTok: guia completo para iniciantes

Se você ainda não usa o TikTok, saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de ingressar em uma plataforma em crescimento.

Agora, por estar em crescimento, é o momento perfeito para aprender a usar o TikTok. 

Para ajudar você a começar, neste guia você encontra o passo a passo desde a configuração de sua conta até a criação do seu primeiro vídeo!

O que é TikTok?

Você pode pensar que o sucesso do TikTok aconteceu da noite para o dia, mas o aplicativo chinês de compartilhamento de vídeos existe há anos.

Lançado em 2016 por sua empresa-mãe ByteDance, com sede em Pequim, o TikTok foi um sucesso imediato entre os usuários da geração Z da China. 

Mas não decolou na América do Norte e na Europa até que a ByteDance adquiriu outra plataforma de compartilhamento de vídeo (Musical.ly) em 2017.

Se você pensou que o TikTok era apenas para vídeos virais de dança ou dublagem, está errado. Tem muito mais!

De conteúdo bem-humorado e hacks secretos a tutoriais de preparação e vídeos de animais de estimação, há espaço para todos os tipos de conteúdo na plataforma.

Como configurar sua conta TikTok

Antes de mergulhar em conteúdos divertidos, como postar vídeos, você precisa criar uma conta no TikTok e se familiarizar com a plataforma.

Passo 1: Inscreva-se.

Vá para a App Store ou Google Play e baixe o TikTok. Ao abrir o aplicativo, você se encontrará na página “Para você” (também conhecida como página inicial do TikTok).

A partir daí, vá para a guia “Eu” no canto inferior direito da tela. Aqui, você será solicitado a se registrar usando seu número de telefone, endereço de e-mail ou contas de mídia social pré-existentes.

Depois de ter uma conta, clique em “Editar perfil” para atualizar seu nome de usuário e biografia, adicione uma foto de perfil e adicione um link para sua biografia, se aplicável.

Essas edições simples são uma ótima maneira de otimizar seu perfil. Agora, quando as pessoas visitam sua página, elas obtêm informações importantes sobre você imediatamente.

Passo 2: veja as páginas “Para você” e “Descobrir”.

Como a maioria das plataformas de mídia social, as tendências vêm e vão no TikTok. Portanto, é uma boa ideia agir rápido se você quiser acompanhar as tendências.

A melhor maneira de ver o que está em alta todos os dias é percorrer as páginas “Para você” para você e “Descobrir”.

Os vídeos presentes na página “Para você” são selecionadas por um algoritmo baseado nos vídeos com os quais você interage, nas contas e tags que você segue, nas suas preferências de localização e idioma e no tipo de conteúdo que você cria.

Já a página Descobrir, por meio do algoritmo do TikTok, faz o trabalho de encontrar tendências para você. Aqui você verá as melhores hashtags do TikTok, sons e efeitos mais populares do TikTok. 

Clique em cada tendência para ver seus principais vídeos ou marcá-los para uso posterior.

Passo 3: siga (e esteja com) criadores de conteúdo semelhantes.

Você está tentando atingir um público específico? Pense nos tipos de conteúdo, marcas e criadores de conteúdo que eles podem seguir e se envolver.

Depois de fazer algumas pesquisas, dê uma olhada no que essas marcas e criadores estão compartilhando em suas contas do TikTok. Se eles se identificam com a sua marca, siga-os!

É uma ótima maneira de saber mais sobre seu público-alvo, familiarizar-se com os vídeos que eles adoram assistir e encontrar inspiração para tendências.

Se você deseja criar uma comunidade interativa em sua conta do TikTok, é melhor se envolver ativamente com outros criadores dessa comunidade.

Felizmente, o TikTok facilita a visualização de uma série de ícones no lado direito de cada vídeo:

  • O primeiro ícone (a foto do perfil com um “+” abaixo) o levará ao perfil do usuário, onde você poderá acompanhá-lo.
  • O segundo é um coração que você pode clicar para curtir o vídeo.
  • Você pode clicar em um balão de fala para comentar.
  • As setas permitem que você compartilhe vídeos do TikTok em outras plataformas.
  • Há também um ícone giratório semelhante a um registro que mostrará o som usado no vídeo (e outros vídeos usando o mesmo som).

Como criar conteúdo para o TikTok

Quando estiver pronto para gravar seu primeiro vídeo do TikTok, não se preocupe com a qualidade da produção.

Ter um conceito criativo forte é ainda mais importante. O TikTok é conhecido por seu conteúdo não refinado, imperfeito e autêntico – então você não precisa ser um ótimo editor.

Etapa 1: Grave seu primeiro vídeo do TikTok.

Para começar, basta pressionar o botão “+” na parte inferior central da tela. Isso ligará sua câmera.

Usando os ícones na tela, você pode ajustar a velocidade de gravação, definir uma selfie, adicionar sons ou filtros aos seus vídeos e se familiarizar com os muitos efeitos do aplicativo TikTok.

Dica: Após a gravação, você também pode adicionar som, texto, efeitos e adesivos ao vídeo.

Etapa 2: Efeitos, Duetos e Desafios.

Depois de conhecer o básico, você pode começar a usar efeitos, participar de desafios e duetos com outros vídeos populares para tornar seus vídeos mais interessantes.

Na parte inferior da tela de gravação, você verá o botão “Efeitos”. Muitas das principais tendências e desafios do TikTok giram em torno dessas influências.

Pode haver um pouco dificuldade de aprendizado quando se trata do desafio e do uso adequado dos efeitos. Portanto, não se preocupe se você tiver que tentar algumas vezes para acertar.

Você também pode gravar duetos – um recurso popular no TikTok. Duets divide sua tela em duas e permite gravar com vídeos de outros criadores. Para fazer um dueto, toque na seta em um vídeo pré-existente e clique em “Duetos”.

Parte 3: Carregue seu conteúdo.

Depois que o vídeo estiver pronto, a última coisa a fazer é adicionar um título e clicar em Publicar. Você também pode aumentar seu alcance adicionando as hashtags relevantes e encontrando os melhores horários para postar no TikTok.

Para concluir…

Como qualquer outra plataforma social, a melhor maneira de aprender a usar o TikTok é experimentar – não tenha medo de experimentar coisas novas. Com esses princípios no lugar, você está pronto para ir.